FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dicas BOUGAINVILLE
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
mouzer

MensagemEnviada: Sáb Out 31, 2009 10:27 am    Assunto: Dicas BOUGAINVILLE Responder com citação

tenho 2 primaveras.. e gostaria de umas dicas dos amigos do forum, pois sou iniciante, inicialmente penso em fazer 2 alporquias separando esses troncos

se os amigos puderem desenhar uma visao futura, eu agradeceria muiiito.. segue as outras fotos desta bougainville:

estas 4 imagens iniciais sao da minha bougainville que eu adiquiri em um viveiro em minha cidade.
estas 2 proximas sao de uma que eu adiriqui atraves de estaca.

desde ja agradeço a todos do forum.
um bom feriado a todos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 31, 2009 10:34 am    Assunto: Responder com citação

A segunda foto:

esta seria uma boa frente.

Sempre procure postar uma foto aerea delas desfolhadas.

assim o pessoal tem uma melhor visão e podem te ajudar melhor!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
mouzer

MensagemEnviada: Sáb Out 31, 2009 10:59 am    Assunto: Responder com citação

obrigado pela dica, mas nao poderia desfolha-las pois elas estao brotando agora, foram recentemente transplantadas para estes vasos.

abraços
Mário Sérgio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 01, 2009 5:41 pm    Assunto: Responder com citação

Talvez já seja a hora de aramar estes galhos pois estão muito na vertical e grossos... Lógico que isso depende do que vc pretende com ele...
Abração!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
mouzer

MensagemEnviada: Dom Nov 01, 2009 11:44 pm    Assunto: Responder com citação

poderia ser mais especifico mario? tipo, de qual foto vc esta falando? e sera q conseguiria me dizer um estilo ou demonstrar atraves de desenhos?
grande abraço
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 08, 2009 11:21 am    Assunto: Responder com citação

Ola, a primeira planta eu cortaria baixa e faria estacas com o resto { vc já viu que primavera pega facil } escolha as curvas dos galhos e faça as estacas...
Nas as outras faça sim a desfolha , ajuda a ramificar os galhos ter uma visão geral melhor para poder aramar ...
Eu faço desfolhas nas minhas primaveras a cada 2 meses ... Very Happy
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 10:05 am    Assunto: Responder com citação

Gostaria de aproveitar o tópico para esclarecer uma coisa sobre estacas de primavera.

Eu retirei uma galho velho de uma primavera aqui de casa. Gostei dele pelo movimento.

Ele já é grosso. Mais ou menos da grossura de uma garrafa de água mineral (500ml). Também é velho, estava próximo à base da planta, que já é antiga. Mas não estava podre.

Coloquei numa bacia com areia, no dia 02 de dezembro, e até hoje não nasceram brotos. A casca começou a se soltar, como se estivesse podre.

Qual a probabilidade de vingar? Muito pouca né.
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 10:26 am    Assunto: Responder com citação

cria um topico la no sou iniciante que fica mais facil do pessoal entender e responder aproveita e coloca umas fotos para ver.

geralmente ela solta a casca quando esta bem velha tenta arranhar na base do troco para ver se ainda ta verde.

eu fiz umas estacas 20/11/2010 hoje que estão começando a apontar os brotinhos demora mesmo uns 30 dias ou mais
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 10:37 am    Assunto: Responder com citação

Sim, ela é velha. E se arranhar abaixo da casca ainda está verde.

Se brotar crio um tópico para ela.

Obrigado.
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 9:14 am    Assunto: Responder com citação

Seguindo as dicas dos colegas, faça tração (vermelho) dos galhos baixos para fikar mais na horizontal(azul). Pode usar arame ou no seu caso acho que fica mais fácil amarrar o galho e fixar na lateral do vaso, fazendo um furo no plástico. Cuidado ao tracionar para não quebrar o galho! Shocked Se não tiver muita segurança para fazê-lo, tracione um pouco por semana, ok? Se por acaso rachar um pedaço, pegue uma fita tipo isolante (de rede eleétrica) e envolva a parte quebrada, alinhando na posição original, assim ele na maioria das vezes consegue cicatrizar sem perder o galho.

Mais para frente faria o acerto do tronco, cortando no vermelho abaixo e tentaria um estilo moyoji mais ou menos como abaixo. O prejudicial pode ser o tamanho grande das folhas em relação ao tronco. Se quiser mais para frente plantar no chão ou vaso grande para dar uma engrossada no tronco também é um bom caminho. Very Happy

Num futuro replantio, inclinaria a planta um pouco:

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 2:32 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Em outubro, quando as fotos foram postadas pela primeira vez, poderia o nobre colega ter desfolhado as plantas. Isso iria facilitar bastante, considerando que apenas visualizando a estrutura aerea atual é que podemos, com mais acuidade, visulaizar algum tipo de intervenção a ser realizada, seja na condução de galhos seja na de projetar algum modelo a ser seguido, no sentido de estilização. Shocked

S.M.J., como isso não foi feito dessa forma, estamos agora no verão. Minha sugestão é no mesmo sentido: promova uma desfolha completa nas duas plantas, fotografe por todos os lados e por cima, e depois poste novamente as imagens dentro dessas condições. Assim fazendo, vc poderá conseguir maior objetividade nas opiniões dos demais, sobre o que fazer ou não com suas plantas. Very Happy

Quero crer que, num primeiro relance, e considerando o tipo de folha, a primeira planta é a que produz braqueas (folhas modificadas) na cor vermelha. As folhas são grandes e bem caracteristicas dessa variedade. A segunda, talvez seja de braqueas rosas ou rosa clara, a ver. Aguardo, piois, a desfolha, para opinar melhor. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: