|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 12:42 pm Assunto: Ajuda com buxinho |
|
|
Prezados amigos, boa tarde a todos. Espero que tenham passado um bom Natal !
Preciso de ajuda com um buxinho que adquiri como muda:
Ainda como iniciante, promovi várias mudanças simultaneamente na muda. Poda drástica na raiz de sustentação e de 1/3 de todas as raízes. Também providenciei uma poda área após escolher o estilo da planta.
Troquei de vazo, montei aramações e vim realizando as adubações e os cuidados de manutençaão desde fevereiro/10 quando a adquiri. Após alguns meses já apresentava uma aparencia saudável e de que resistiria às agressões que promovi:
Porém, após o Outono, quando perdeu todas suas folhas não conseguiu se recuperar e permaneceu com uma aparência meio "morta". Realmente não sei o que aconteceu, pois ela não deu sinal algum de doença ou problema. Hoje sua aparencia e forma estão assim:
O substrato dela é composto de argila quebrada, terra vegetal e humus de minhoca. Fiz algumas furações na terra e não me parece a principio que o solo compactou demais para impedir o crescimento das raízes jovens.
Conto com a ajuda dos colegas para recuperar esse primeiro trabalho.
Abs
Bruno Gomes
@brunogomesjf |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 2:57 pm Assunto: |
|
|
Não quero te assustar Bruno, pelo que conheço de buxinho esse teu ai já éra morreu  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 4:08 pm Assunto: |
|
|
Acho que houveram alguns erros aí:
1º: O buxus é muito sensível a poda de raiz, então, quando faz poda aérea, não se faz poda de raíz, e vice versa. Só depois de 1 mês mais ou menos que se faz a outra poda.
2º: O buxus não gosta muito de tanta matéria orgânica, o melhor (de acordo com o que sei) é: 50% areia, 20% pedrisco, 20% condicionador de solo e 10% de caco cerâmico.
OBS: Por favor, me corrijam se eu estiver errado... ;D
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 4:32 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Pedro pelas orientações.
Como relatei anteiormente, ele teve um crescimento bom logo após as podas e ainda creio ser possível recuperá-lo. Por isso devo mesmo trabalhar o substrato.
Outras dúvidas:
1) Troco todo o substrato ou somente complemento para peneridade ?
2) Acreditam que seja o momento de trocar todo o substrato e trabalhar na mamadeira com ele ? Simultaneamente. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 6:24 pm Assunto: |
|
|
Bruno, conforme o Becker disse: Está morto.
Nem vale a pena qualquer intervenção agora, seria trabalhar em vão.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 10:47 am Assunto: |
|
|
Jaz...  _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|