| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
willian_wcz

Registrado: 01/12/10 Idade: 49 Mensagens: 14 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Dez 24, 2010 4:24 pm Assunto: Identificação de espécie e sugestão de poda... |
|
|
Pessoal, adquiri uma muda e gostaria da preciosa ajuda de vocês em alguns pontos. Primeiro ponto, gostaria que alguém me ajudasse a identificar a espécie pois a mulher da floricultura não soube me precisar o nome.
A segunda ajuda é com relação aos pontos de poda aérea. Pensei nestes dois pontos que estão marcados na foto 2. Gostaria da opinião e sugestão de vocês..
Mais uma coisa, eu devo fazer a poda das raízes(radical) ao transplantar a muda para o vaso de bonsai ou seria melhor deixar as raízes como estão por enquanto, apenas transplantar a muda e realizar somente a poda aérea?
Obrigado e segue as fotos. Feliz Natal!!
[ |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Dez 24, 2010 4:32 pm Assunto: |
|
|
Deixo a espécie, é uma Tuia Aurea pelo que sei, vamos ver se estou certo.
Abraços!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
antoniobeux

Registrado: 08/12/10 Idade: 40 Mensagens: 23 Localização: Caxias do Sul-RS
|
Enviada: Sex Dez 24, 2010 8:33 pm Assunto: |
|
|
não querendo contrariar o colega... mas fiquei em duvida entre a Tuia Nana e uma Tuia Pavão...
ambos são Ciprestes
Tuia Nana
Tuia Pavão _________________ Dizem que um homem só seria realizado após fazer um filho, escrever um livro e plantar uma árvore...
Talvez, ensinar um filho a escrever um livro de como plantar árvores seja a melhor opção...
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 8:52 am Assunto: |
|
|
conheço muito de cipestres não
mais ta mais pra nana _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 12:47 pm Assunto: |
|
|
Conheço por tuia nana... cara meio complicadinha esta espécie, principalemente para iniciantes como nós. já matei uma só por causa do substrato.. tem q ser muuuuuuuuito drenante senão ela morre... poda? somente no inverno pelo que já pesquisei sobre ela... se fizer alguma intervenção fora de época costuma morrer. O pessoal vai te dar mais informações.. mas se fosse eu no seu lugar colocaria num vaso maior no inverno e deixaria até adquirir mais conhecimento.. é uma planta muito termperamental.... mas quando bem encaminhada fica muito bonita....
espero ter ajudado
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
willian_wcz

|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 5:56 pm Assunto: |
|
|
Pô pessoal, brigadão pela ajuda...McDonald me ajudando em vários tópicos meus...hehe
Bom, ok, mas então pelo que entendi, nem a poda aerea é recomendada?? Mexer em raíz então nem pensar né?? |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 6:33 pm Assunto: |
|
|
Olha willian... como te disse eu sou novo no assunto tenho apenas um ano, mas a minha primeira mudinha foi uma nana q assassinei com a poda de apenas um galhinho fora de época... depois com outra muda usei um substrato com uns 40% de caco de tijolo, fiz o transplante na época certa (inverno) mas o solo compactou e morreu tb... só sobrou uma mudinha q vou colocar em um vaso maior no inverno.. nem me arrisco em fazer nada com ela agora.... estou te falando isso pq sua muda já parece ter uns bons aninhos e por experiência própria estou te dizendo isso... e como sei q nossos primeiros bonsais são extremamente valiosos estou te dando a dica....
abração meu véi... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 8:28 pm Assunto: |
|
|
Willian, a tua planta é uma Chamaecyparis obtusa nana gracilis, conhecida como falso cipreste anão, ou simplemente, para os íntimos: Nana.
Depois de matar umas 3, aprendi a lidar com ela com os amigos que a cultivam ha mais tempo.
Embora seja uma conífera, o cultivo contraria o gênero.
Ela requer:
1. Substrato mais orgânico
2. Sol moderado
3. Intervenções moderadas e por partes
4. Quanto menos mexer, melhor
5. desfolha parcial interna para o acesso do sol na parte interna
6. Aramação, menos no verão
7. Aceita bem madeira morta (Shari e jin)
É por aí........
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 11:56 am Assunto: bonsai |
|
|
O grande e nobre amigo Elio esqueceu um detalhe precioso: depois de fazer tudo isso que ele aconselha, pode ainda acontecer da planta simplesmente secar e morrer.
Acho que essa espécie é bem como algumas outras de origem japonesa, só vão bem como bonsai no Japão, e dificilmente fora dele. A exemplo, temos a criptoméria japonica, explorada no viveiro Belvedere, pelo bonsaista Carlos Tramujas. Fora do viveiro, dificilmente vemos um bonsai de criptoméria em outra região brasileira. O mesmo vale para a nana.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 1:38 pm Assunto: |
|
|
Grande Nicky, esse detalhe não era pra contar.................rsrsrsrs!
Realmente, a Nana é uma espécie que, se não atentar para esses detalhes, de repente, seca e morre.
Mas, já fazem 3 anos que não mato nenhuma e meu amigo Renato, bonsaísta aqui de Curitiba, deve ter umas 30, todas gozando de boa saúde. Foi com ele que aprendi a cuidar dessa "raça" muito melindrosa.
Olha aí a melhor que tenho:
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 11:40 am Assunto: bonsai |
|
|
Grande Elio, dois fatores preponderantes para esse teu sucesso: a experiencia do cultivador, aliada ao clima favorável de Curitiba. Somando a tudo isso as valiosas dicas, com conhecimento de causa sobre como aplicá-las corretamente, rende bem, pelo que podemos apreciar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 3:31 pm Assunto: |
|
|
Nicky, vc completou com uma informação muito importante: o clima.
A região sul tem um clima propício à espécie!
abraço, véio! _________________ Elio
|
|
 |
willian_wcz

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 1:59 am Assunto: |
|
|
| Elio, se um dia eu chegar a um nível de ter "feito" um bonsai com esse padrão de beleza do seu, da foto aí em cima, me darei por satisfeito neste hobby. Parabéns!! Tá linda!!! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 2:45 pm Assunto: |
|
|
Willian, primeiramente obrigado pelas gentis palavras.
Outra coisa,não tem segredo nenhum, agora, vou te dar um conselho que, para mim, serviu muito bem e sigo ainda hoje, ou melhor, muito mais, hoje:
Veja fotos! Muitas fotos! Arquive fotos! Fotografe cada passo da tua planta! Compare a evolução! Reveja fotos! Busque fotos na Net e crie arquivos por espécies, estilos. Estude com detalhe cada foto.
Se pergunte porque aquele galho está ali. Porque não é mais longo ou mais curto. Porque a planta não é mais alta ou mais baixa. Enfim, uma avaliação bem criteriosa.
Com o tempo vc irá assimilando essas imagens que te servirão de modelo na hora de vc avaliar e decidir o que fazer com a tua planta.
Em bonsai, copiar não é pecado..............é necessário!
Mesmo copiando, a tua planta será única pois terá o teu toque pessoal.
abração _________________ Elio
|
|
 |
willian_wcz

|
Enviada: Seg Jan 03, 2011 6:55 am Assunto: |
|
|
Elio, não há nada que agradecer. São palavras sinceras, esteja certo. Muito obrigado pelas dicas. Já comecei a reunir as fotos.
Forte abraço |
|
|
 |
|