FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

JLTJAB002 - JABUTICABEIRA GANHA DO SEU ABÍLIO
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2010 2:22 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Laudir, sua intenção em seguir um modelo natural esbarra num contrasenso: sua planta apresenta dois galhos com curvas muito destacadas, isto é, em forma de U invertido. A arvore/modelo, porém, só apresenta um unico galho com uma curva levemente posicionada. Então, é importante vc mudar isso, para transmitir maior naturalidade para sua planta. Very Happy

Um outro ponto a ser destacado é o corte nos galhos. Todos os galhos deverão sofrer cortes, visando reduzir seu comprimento ao minimo possível. Isso irá permitir que novas brotações surjam, sendo com elas que vc poderá formar uma ramificação lateral fina, adequando melhor seu trabalho, que se tornará bem mais técnico e preciso. Very Happy

Um dos arames presos ao tronco, mostrado na primeira foto, apresenta-se muito solto. Isso, além de não permitir uma ancoragem correta, dificulta a educação do galho aramado com o segmento desse arame, ficando muito solto. O arame deve ser firmemente preso ao tronco, não apertado, mas firme. Isso estabiliza o arame, permitindo a educação correta do galho. Shocked

O ápice deverá ser mais reduzido, principalmente no comprimento dos galhos que o formam, bem como na eliminação da continuidade do tronco, que está muito acima dessa ultima parte da copa. Pode parecer contraditório abandonar o comprimento dos galhos atuais, como eles estão, cortando-os para formar nova estruturação a partir de novas brotações, mas é assim que funciona.

Com as novas brotações, vc terá maiores possibilidades de trabalho, pois irá selecionar os galhos mais bem posicionados com que lidar na continuação da formação estrutural. Lembrando que galhos antigos, como os da arvore modelo, se abrem lateralmente, como os dedos de sua mão aberta e separados exemplifica, o que pode ser facilmente obtido num galho de arvore bonsai com a ramificação fina lateral.

Com ela, tambem, sua planta irá adquirir maior densificação, isto é, mais folhas e mais próxima do tronco, fortalecendo a planta como um todo, visualmente falando. Very Happy

Aramar apenas por aramar, não irá formar nada. Melhor teria sido perder um tempinho desencapando os fios, cortar os galhos reduzindo seu comprimento e só então aramar o que de fato precisasse, o que ouso dizer que seria o minimo, inclusive. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2010 2:26 pm    Assunto: Responder com citação

Shocked qual será a altura daquela árvore?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2010 7:46 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Laudir, sua intenção em seguir um modelo natural esbarra num contrasenso: sua planta apresenta dois galhos com curvas muito destacadas, isto é, em forma de U invertido. A arvore/modelo, porém, só apresenta um unico galho com uma curva levemente posicionada. Então, é importante vc mudar isso, para transmitir maior naturalidade para sua planta. Very Happy

Um outro ponto a ser destacado é o corte nos galhos. Todos os galhos deverão sofrer cortes, visando reduzir seu comprimento ao minimo possível. Isso irá permitir que novas brotações surjam, sendo com elas que vc poderá formar uma ramificação lateral fina, adequando melhor seu trabalho, que se tornará bem mais técnico e preciso. Very Happy

Um dos arames presos ao tronco, mostrado na primeira foto, apresenta-se muito solto. Isso, além de não permitir uma ancoragem correta, dificulta a educação do galho aramado com o segmento desse arame, ficando muito solto. O arame deve ser firmemente preso ao tronco, não apertado, mas firme. Isso estabiliza o arame, permitindo a educação correta do galho. Shocked

O ápice deverá ser mais reduzido, principalmente no comprimento dos galhos que o formam, bem como na eliminação da continuidade do tronco, que está muito acima dessa ultima parte da copa. Pode parecer contraditório abandonar o comprimento dos galhos atuais, como eles estão, cortando-os para formar nova estruturação a partir de novas brotações, mas é assim que funciona.

Com as novas brotações, vc terá maiores possibilidades de trabalho, pois irá selecionar os galhos mais bem posicionados com que lidar na continuação da formação estrutural. Lembrando que galhos antigos, como os da arvore modelo, se abrem lateralmente, como os dedos de sua mão aberta e separados exemplifica, o que pode ser facilmente obtido num galho de arvore bonsai com a ramificação fina lateral.

Com ela, tambem, sua planta irá adquirir maior densificação, isto é, mais folhas e mais próxima do tronco, fortalecendo a planta como um todo, visualmente falando. Very Happy

Aramar apenas por aramar, não irá formar nada. Melhor teria sido perder um tempinho desencapando os fios, cortar os galhos reduzindo seu comprimento e só então aramar o que de fato precisasse, o que ouso dizer que seria o minimo, inclusive. Shocked

Suas críticas são ótimas, pois vêm sempre alicerçadas em dicas e técnicas que fortalecem o conhecimento de iniciantes como eu.
Sobre o modelo da natureza, na verdade faltou eu dizer que o modelo a que eu me referia era sobre a distribuição dos galhos tentando formar patamares semelhantes à esta da natureza.
Quanto ao novo ápice que vc, sem demagogia, me deu uma aula, eu nao podei por falta de conhecimento e medo de acabar danificando uma parte que poderia ser muito importante para a estruturação da planta. Mas agora, com o seu aval, eu vou dar uma estudada melhor para dar um "jeito" neste ápice.
Sobre o arame: eu tinha passado um arame desde a base (enterrado ao substrato). Mas, devido a falta de arame, inocentemente fui e cortei uma parte deste para usar em um galho "rebelde". Vou tentar dar uma firmada melhor neste arame sim.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2010 7:47 pm    Assunto: Responder com citação

Tiago R escreveu:
Shocked qual será a altura daquela árvore?

Quase uns 25 Metros de altura.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 02, 2011 10:56 am    Assunto: Responder com citação

28/12/2010

Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 02, 2011 11:56 am    Assunto: Responder com citação

opa tava sumido!!!
vi seus novos projetos parabéns...

quando puder entra ai no msn para batermos um papo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 03, 2011 12:48 am    Assunto: Responder com citação

Leandro Ferraz escreveu:
opa tava sumido!!!
vi seus novos projetos parabéns...

quando puder entra ai no msn para batermos um papo.

vou ficar sumido por mais uns 15 dias até normalizar as rotinas.
Estou mudando de cidade na quinta... Vou assumir o pastoreio de uma igreja a uns 400 km de distancia daqui.
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2011 12:14 am    Assunto: Responder com citação

Usei minha jabuticabeira para ministrar uma pregação na igreja onde sou pastor atualmente.

link da pregação: http://laudir.blogspot.com/2011/08/o-bonsai-e-nossa-vida-espiritual.html

Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 02, 2012 12:45 pm    Assunto: Responder com citação

Aramei de forma mais correta, eu acho...

a máquina falhou e amanha eu vou tirar mais fotos.
No círculo vermelho eu destaco uma imensa falha.

Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 02, 2012 11:39 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Laudir, não consegui ver as fotos...
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 03, 2012 9:57 am    Assunto: Responder com citação

Intão Laudir , se vc cortar o galho da direita , circulado , cortar onde passou o risco vermelho , ele vai ramificar e formar 3 ou 4 a partir daquele ponto, que deverão ser conduzidos na horizontal para resolver a falha.

Acho que o primeiro galho da esquerda esta muito longe dos demais , o que vai dificultar o adensamento, se minha eu cortaria logo acima dele , recomeçando com uma planta com menos da metade da altura.

Ou mantenha a altura atual e elimine o galho , formando a copa com os galhos que estão mais acima e por sinal bem posicionados .
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 03, 2012 11:03 am    Assunto: Responder com citação

Rodrigo Tavares escreveu:
Oi Laudir, não consegui ver as fotos...

deve estar havendo algum bloqueio contra o facebook.
as fotos estão hospedadas em meu perfil do face.
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 03, 2012 11:07 am    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio escreveu:
Intão Laudir , se vc cortar o galho da direita , circulado , cortar onde passou o risco vermelho , ele vai ramificar e formar 3 ou 4 a partir daquele ponto, que deverão ser conduzidos na horizontal para resolver a falha.

Acho que o primeiro galho da esquerda esta muito longe dos demais , o que vai dificultar o adensamento, se minha eu cortaria logo acima dele , recomeçando com uma planta com menos da metade da altura.

Ou mantenha a altura atual e elimine o galho , formando a copa com os galhos que estão mais acima e por sinal bem posicionados .

Nobre amigo

Realmente, este galho da direita me incomoda muito.
Infelizmente a idéia de "zerar" me incomoda mais ainda.

Incomoda tanto que não aguento mais ouvir minha esposa reclamar dizendo:
"NÃO VAI ZERAR ELA NÃO, ESTÁ TÃO BONITA ASSIM!!!"

Ela ainda não entende muito de bonsai, só sabe "achar bonito" rsrs...

mas a idéia de deixar somente a copa acima deste galho já é mais amigável.
Sua sugestão é de cortar os dois fora e deixar somente os outros que formam a copa? Digo os dois primeiros, o da frente e o da direita.

Abraços!
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 03, 2012 12:11 pm    Assunto: Responder com citação

Tambem não sou muito fã de zerar, mas as vezes é impressindivel. neste caso especificamente , não faça .

Se vc eliminar completamente o galho mais baixo e reduzir o primeiro da direita a uns 3 cm para que ramifique e ajude a adensar a copa já teremos progresso.
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 03, 2012 12:25 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio escreveu:
Tambem não sou muito fã de zerar, mas as vezes é impressindivel. neste caso especificamente , não faça .

Se vc eliminar completamente o galho mais baixo e reduzir o primeiro da direita a uns 3 cm para que ramifique e ajude a adensar a copa já teremos progresso.

Obtive êxito numa tração com um corte na "axila" do galho.
Espero que ela aceite esta intervenção. Se não aceitar eu vou deixar somente a copa e sei que a planta vai ficar muito pescoçuda se assim o fizer.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: