|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Zelão_Bonsai

Registrado: 14/12/10 Idade: 48 Mensagens: 74 Localização: Pindamonhangaba-SP
|
Enviada: Qua Dez 15, 2010 5:44 pm Assunto: Piracanta e sua evolução |
|
|
Olá pessoal,
Já postei a minha primavera e também da jabuticaba... e já adianto o agradecimento pelos comentários.
Agora venho mostrar minha outra muda que adquiri a pouco tempo, a Piracanta, comprei em uma casa de jardinagem.
Comprei pq gostei da movimentação do tronco principal, mas gostaria dos comentários e sugestões dos colegas.
Deixar crescer, esperar o desenvolvimento sem mexer ou já criar algum movimento?
Aquisição: Dez/10
Fotos:
Frente:
Frente com close:
Lateral:
 |
|
|
 |
Zelão_Bonsai

|
Enviada: Qua Dez 15, 2010 5:46 pm Assunto: |
|
|
Esqueci de perguntar:
Será que devo colocar desde já em um escorredor?
Assim que comprei o coloquei no vaso e não mexi mais.
obrigado |
|
|
 |
leonardo acris
Registrado: 22/11/09 Idade: 39 Mensagens: 46 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Dez 15, 2010 7:19 pm Assunto: |
|
|
na minha opniao nao precisa mudar de vaso e nem colocar no escorrecador nao, esse vaso ja tah bem grande pra ela.
proximo ano voce um transplante e corta as raizes, isso na minha opniao.
abs |
|
|
 |
Zelão_Bonsai

|
Enviada: Qui Dez 16, 2010 11:09 am Assunto: |
|
|
Olá Leonardo,
Então acho que é só caprichar na adubação e esperar para ver não é, pensei em dar alguma forma, mas acho que está cedo. O que acha?
Abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 16, 2010 12:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
Zelão, o ideal ao fazer o replantio é usar uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, com uma altura máxima de 10cm. Dessa forma, vc condiciona melhor as raízes da planta, de maneira a que ela não se estresse muito quando for plantada num vaso de bonsai.
Essa especie aceita bem a formação a partir de estaca e de alporquia. O movimento levemente sinuoso do tronco está em parte prejudicado pois tem inicio acima do primeiro terço, sendo necessário então corrigir, fazendo nova aramação com vistas a iniciar o movimento desde a base. As brotações baixas, como esse primeiro galho, devem ser eliminadas. Use o galhinho para formar novas mudas, via estaquia. Corte ele 4 ou 5 partes, retirando as folhas e plantando, após deixar previamente imerso em solução contendo hormonio enraizante. Use apenas areia grossa de rio para estaquear.
Na sequencia, corte fora os demais galhos, isto é, reduzindo seu comprimento. Se quiser novas plantas, pode aproveitá-los para estacas tambem, seguindo as dicas. Em relação a planta, vc deve priorizar um modelo do que pretende fazer com ela. Isto signfica que, se for sua intenção engrossar o tronco, melhor deixar como está e "esquecer" a planta pelos próximos 5 anos ou mais, "lembrando" dela apenas para regar e adubar.
O melhor local para engrossar o tronco rapidamente, deixando-o da grossura do seu braço nesses cinco anos, é plantar no chão. Na bacia, no mesmo prazo, terá engrossado a metade da metade disso. No recipiente atual, a mesma coisa, com o agravante de aumentar o tamanho da raiz apical, dificultando seu envase futuro.
Se, por outro lado, pretender formar algo a partir de como está, então deverár cortar todos os galhos, reduzindo seu comprimento a no máximo uns tres ou quatro dedos. Corte igualmente o tronco, escolhendo o galhinho da direita, na bifurcação da segunda curva atual, para formar o novo apice com ele. Os galhos selecionados devem ser aramados, bem como o tronco, harmonizando todo o conjunto.
O primeiro galho, na base do tronco, de qualquer maneira deverá ser cortado fora, a não ser que vc pretenda formar com ele um outro tronco, iniciando a construção de um bonsai tronco duplo. Nesse caso, ele deverá ser aramado, recebendo um movimento similar ao do tronco principal, para harmonizar melhor o conjunto. Novamente, a tônica é reduzir a planta principal, para ficar com uma altura duas vezes e meia mais alta que a segunda planta. Ou a metade disso, se preferir um shohin.
Como se vê, há inumeras opções e possibilidades de trabalho. Pesquise na net, no google imagens, escrevendo Piracanta Bonsai. Verá que há vários modelos que poderão servir de parametros para trabalhos com sua planta. Ao acrescentar o estilo, então, as imagens aumentam exponencialmente, criando novas opções.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Zelão_Bonsai

|
Enviada: Qui Dez 16, 2010 7:21 pm Assunto: |
|
|
Olá nickyfury,
Estou muito agradecido pelas palavras, foi uma orientação e tanto. Ao entrar no tópico e ver seu comentário, pensei comigo ao ler "puxa! que texto"... a cada parágrafo eu visualizava o que quis passar... e pode ter certeza que seu comentário foi de grande valia... e espero futuramente postar novamente com novidades e fotos atuais.
Obrigado.
Abraço |
|
|
 |
Zelão_Bonsai

|
Enviada: Ter Jan 04, 2011 6:37 pm Assunto: |
|
|
Olá.
Bom gente... acho que sou ansioso né...rs... Gostei das dicas do Nickyfury mas ainda não mexi.
Estive dando uma olhada nos estilos e gostei muito do estilo Kengai e Han-Kengai. Alguém acha que vai combinar?
Fiz uma mudança na foto para ter uma idéia.... se eu já moldar e deixar depois evoluindo e fazendo apenas manutenção com podas... seria legal?
Pensei tb desse jeito:
Abraço. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Jan 05, 2011 9:04 am Assunto: |
|
|
Olá Zelão. Existe sim a possibilidade de um Han-kengai, mas como o Nick postou, existe a necessidade de engrossar o tronco primeiro. Se for mantendo a planta desde agora já direcionando com o kengai, vai ter um crescimento desacelerado e prejudicado.
Deixa crescer bastante, a vontade, num recipiente maior ou no chão para depois, mais pra frente diminuir seu tamnho e iniciar o trabalho.
Se tem a intençãomesmo do kengai, pode dar um pouco de movimento no primeiro galho, mas eu deixaria mais na horizontal _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|