Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafa

Registrado: 05/04/08 Idade: 42 Mensagens: 74 Localização: Escada-PE
|
Enviada: Sáb Dez 18, 2010 3:39 pm Assunto: Ajuda com tamarindo |
|
|
Olá amigos, estou trabalhando nesse tamarindo que sobrou de uma alporquia. Estou com problemas, pois, suas folhas apresentam aspecto de mofadas e poucas brotações de galhos secundários e terciários. Será alguma praga ou problema com o substrato? Agradeço todas as opiniões e críticas.
Detalhe das folhas
 _________________ Devemos nos esforçar ao máximo para deixarmos um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecermos da urgência de deixarmos, também, filhos melhores para o nosso planeta. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Sáb Dez 18, 2010 8:00 pm Assunto: |
|
|
eu também estou com esse problema.
vou acompanhar para ver o que pode ser... _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Dez 18, 2010 9:24 pm Assunto: |
|
|
Rafa,
acho que a tua planta está sendo atacada por fungos...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Rafa

|
Enviada: Dom Dez 19, 2010 1:21 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Edson pela resposta, pois é pensei nessa possibilidade, já apliquei calda de fumo com sabão de coco e nada. Será que se eu substituir o substrato e realizar uma desfolha fico livre do problema? _________________ Devemos nos esforçar ao máximo para deixarmos um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecermos da urgência de deixarmos, também, filhos melhores para o nosso planeta. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Dom Dez 19, 2010 1:49 pm Assunto: |
|
|
Tem pego pouco sol, Rafa? Uma dica caseira é borrifar leite cru diluido com água (pesquisa na net que você acha a proporção). Mas o excesso de umidade é que favorece o processo. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Rafa

|
Enviada: Dom Dez 19, 2010 5:32 pm Assunto: |
|
|
Pior que não João, ela pega sol direto nas folhas durante a manhã inteira e espero o substrato secar entre as regas. Pesquisei o que você falou e pode ser um fungo chamado oídio e o tratamento é uma solução de leite cru entre 5% e 20% . Valeu pela dica. _________________ Devemos nos esforçar ao máximo para deixarmos um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecermos da urgência de deixarmos, também, filhos melhores para o nosso planeta. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Dez 20, 2010 2:39 am Assunto: |
|
|
Rafa... uma dica q recebi e deu certo comigo só que em outra planta (pitangueira) é o óleo mineral... comprei em uma pet shop e sai baratinho, uns 5,oo. apliquei nas folhas com um borrifador e só coloquei no sol no outro dia para não queimar as folhas, fiz isso 2 vezes por semana por 3 semanas... parece q deu certo pois faz mais de 1 mês e não voltou mais.. se quiser tentar, vai q dá certo... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Rafa

|
Enviada: Seg Dez 20, 2010 8:52 am Assunto: |
|
|
Valeu Mcdonald pela dica, vou tentar também. Abraços. _________________ Devemos nos esforçar ao máximo para deixarmos um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecermos da urgência de deixarmos, também, filhos melhores para o nosso planeta. |
|
|
 |
Rafa

|
Enviada: Ter Jan 04, 2011 10:14 pm Assunto: |
|
|
Não consegui o leite.
Mcdonald, com relação ao óleo mineral, qual a concentração que devo utilizar? E se for um problema de fungos, não deveria aplicar a solução no substrato? _________________ Devemos nos esforçar ao máximo para deixarmos um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecermos da urgência de deixarmos, também, filhos melhores para o nosso planeta. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Jan 04, 2011 11:42 pm Assunto: |
|
|
Bom eu usei óleo puro borrifado. Em outra planta q tinha cochonilhas de carapaça dura eu usei com água e k otrine.... abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Rafa

|
Enviada: Qua Jan 05, 2011 9:39 pm Assunto: |
|
|
Obrigado meu grande. Abraços. _________________ Devemos nos esforçar ao máximo para deixarmos um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecermos da urgência de deixarmos, também, filhos melhores para o nosso planeta. |
|
|
 |
|