FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adubação com osmocote
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Frank

MensagemEnviada: Qui Out 28, 2010 2:02 pm    Assunto: Adubação com osmocote Responder com citação

Olá pessoal!
Estou com dúvidas a respeito do osmocote junto com outros adubos.
Gostaria de saber se eu posso, mesmo tendo adubado recentemente com osmocote, usar a farinha de osso e torta de mamona junto.
Se tiver algum problema me avisem ok!
Obrigado!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2010 2:28 am    Assunto: Responder com citação

Frank,
vai depender do seu objetivo e da quantidade de osmocote que vc colocou.
é bom lembrar que adubação em excesso e prejudicial principalmente em relação ao nitrogenio que MATA a planta. outro possivel problema é q o adubo em demasia tende a deixar a seiva muito elabora e vc acaba criando um atrativo para possiveis pragas.
Como se não bastase estes pontos, ha alguns nutrientes que quando em excesso, impedem a absorção de outros.

eu tenho usado osmocote e nas plantas q estão na "engorda" e tenho usado outros adubos mas com muito cuidado.

abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2010 8:46 am    Assunto: Responder com citação

Filipe escreveu:
outro possivel problema é q o adubo em demasia tende a deixar a seiva muito elabora e vc acaba criando um atrativo para possiveis pragas.

Não entendi essa parte...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2010 10:30 am    Assunto: Responder com citação

pelo que eu entedi ele quiz disser.
Se adubarmos muito pode acontece da planta criar muita açucar ai atrai formigas outros incetos e pragas.
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Brigoni
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2011 12:52 am    Assunto: Responder com citação

Olá,
por favor alguém pode me informar de quanto em quanto tempo posso repor o osmocote????
Uso apenas esse adubo nas minhas plantas, está errado??? Devo intercalar com outros adubos???
Obrigado
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2011 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

José, Osmocote é o adubo que mais uso e há mais tempo.
Preciso que vc me diga qual a formulação (NPK) e tempo de liberação, que existe desde 3 meses até 14 meses. Me informando posso te ajudar.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Brigoni
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2011 11:08 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Elio, uso Osmocote Plus NPK 15-09-12 liberaçao lenta 8 a 9 meses.
Muito obrigado pela atençao!
Abraço
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 1:40 pm    Assunto: Responder com citação

Brigoni, é o mesmo que eu uso. Normalmente dura mais de 9 meses, por conta das variações de temperatura (que influi na liberação).
à medida que os sais vão saindo do interior das bolinhas de resina, elas vão ficando mais leve. Quando vc apertar uma delas e estiver completamente vazia, é hora de retirá-las. Caso haja ainda algum sal dentro é porque ainda cumprem suas funções.

Esse adubo satisfaz todas as necessidades das plantas.

Porém, nas mudas e pré que vc queira dar uma bombada pode incrementar com outro adubo orgânico. Não recomendo adubo químico junto, já que estes têm absorção muito rápida pelas plantas.

Contudo, algumas plantas não se dão bem com excesso de adubo, já outras gostam de mais adubações, por exemplo, glicíneas.

Adubação: " constante e pouco" essa é a regra!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 1:52 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Brigoni, é o mesmo que eu uso. Normalmente dura mais de 9 meses, por conta das variações de temperatura (que influi na liberação).
à medida que os sais vão saindo do interior das bolinhas de resina, elas vão ficando mais leve. Quando vc apertar uma delas e estiver completamente vazia, é hora de retirá-las. Caso haja ainda algum sal dentro é porque ainda cumprem suas funções.

Porém, nas mudas e pré que vc queira dar uma bombada pode incrementar com outro adubo orgânico. Não recomendo adubo químico junto, já que estes têm absorção muito rápida pelas plantas.

Contudo, algumas plantas não se dão bem com excesso de adubo, já outras gostam de mais adubações, por exemplo, glicíneas.

abraço
Elio eu estou usando osmocote 15-9-12 pra 5 meses e já se passaram mais, mas as bolinhas ainda estão verdinhas e amarelas, é verdade que devo retiralas mesmo assim, eu achava que enquanto elas não ficavam transparente ou sumiam ainda estavam agindo, complicado que tem um monte no vaso que é grande e até achei que tinha muito adubo, por outro lado a mais de um mês num sai uma folha nova, o bonsai ta estabilizado demais.
Brigoni
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 2:16 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado Elio,
vou seguir com esse adubo e com tuas recomendaçoes.
Abraço
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 2:29 pm    Assunto: Responder com citação

Rolling Eyes Aproveitando o tópico o adubo Osmocote pode ser largado por cima do substrato ? ou tem alguma regra ! Rolling Eyes
Mauricio Lutz
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 2:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Becker, pode largar o osmocote por cima sim, mais recomendo um porta adubos ou um saquinho de tecido com o adubo dentro, com isso você não perde o adubo durante as regas e também pode colocar mais ou menos, conforme a reação da planta Rolling Eyes

Abraço Wink
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 3:31 pm    Assunto: Responder com citação

gustavomartins escreveu:
Elio escreveu:

abraço
Elio eu estou usando osmocote 15-9-12 pra 5 meses e já se passaram mais, mas as bolinhas ainda estão verdinhas e amarelas, é verdade que devo retiralas mesmo assim, eu achava que enquanto elas não ficavam transparente ou sumiam ainda estavam agindo, complicado que tem um monte no vaso que é grande e até achei que tinha muito adubo, por outro lado a mais de um mês num sai uma folha nova, o bonsai ta estabilizado demais.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo e demais!
Abaixo o texto que coloquei na resposta à tua mensagem privada.
Para que os demais também possam saber.

abraço

.................................................................................................

Olá Gustavo! A cor ou transparência não indica o conteúdo. Precisa apertar entre os dedos e ver se ainda tem "sal mineral" dentro. Somente quando estiver totalmente vazia é que se joga fora. A bolinha não se desfaz, só fica vazia.

abraço

.................................................................................................

gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 06, 2011 8:04 am    Assunto: Responder com citação

Valew Elio, mas como é dificl achar alguém como vc que praticamente só usa osmocote e ajuda nas resposta gostaria de tirar mais umas dúvidas:

Qual a quantidade por litro do vaso que vc usa???

Qual dos tipos de osmocote vc usa? e de quanto tempo de liberação? varia durante a época do ano?? Usa algum diferente pra futíferas ou outro tipo??

Por ser de liberação lenta e de difícil intoxicação vc continua a usar no inverno??? ou faz alguma conta para ele terminar a ação na entrada desta época?? Moro no interior de São Paulo, quase não temos inverno, muito quente aqui, rsrs

Quando vc disse acima que quando a árvore é pré ou joven talvez e vc deseja dar um a "bombada" nela acrescenta outro adubo orgânico, qual?? com maior parte de nitrogênio???

Bom eu tenho uma tuia jacaré linda de 22 anos comprada rescentemente, com +_ uns 60 cm de altura e 5 acers sendo 2 importados da frança resultados de misturas, sendo 1 maduro os outros todos jovens além de outros pequenos.

Desculpe tantas perguntas!!!
Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: