FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Me ajudem a salvar meus "bonsais" de mim.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Felipe da Matta

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 6:23 pm    Assunto: Me ajudem a salvar meus "bonsais" de mim. Responder com citação

Olá, tenho a uns 2 anos dois pseudo-bonsais de shopping, um ficus e uma jaboticabeira, desde quando eu comprei tenho estudado um pouco em como criá-los corretamente, começei trocando o vaso, podando, tive problemas com pragas mas tudo se resolveu, foi um 1° ano bom
depois da metade do 2° ano(ano passado) eu relaxei muito com as plantas
e me arrependo, acontece que viajei e deixei a jaboticabeira uns 2 ou 3 dias e quando voltei as folhas estavam marrons e mortas, tirei todas e muito preocupado mudei ele de lugar, demorou mas estão nascendo novas folhas só que em lugares muito inapropriados (por assim dizer) e como acho que a planta ainda está em recuperação não podei esses novos ramos.
O problema inicial é que nunca consegui definir um estilo pra essa planta que já veio com uma torsão no tronco, gostaria de sugestões e dicas que me auxiliem nessa decisão e como devo proceder para atingir o objetivo final.

A minha outra planta(o fícus (me disseram q é boni na 1° vez q usei um fórum)) cresceu um pouco, aramei ela e tal, pus (mais ou menos) a raíz numa pedra e fui levando, acontece que ela foi crescendo e os ramos ficaram parecendo braços com folhas só na extremidade (vazio no começo) e estou com dificuldade de vizualizar o futuro da planta
minha intenção é um ishitsuki com tronco inclinado mas ainda tá longe de ficar bom
desculpe o texto enorme! Confused
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe da Matta

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 6:44 pm    Assunto: Responder com citação

Já vou postar as fotos
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 7:10 pm    Assunto: Responder com citação

espere sim, pode ser que ainda brote até o topo
mas o importante é que sairam brotos, ou seja, não morreu! rs

quanto ao ficus, ele cresce bastante
acho que se você poda-lo, ele pode brota r "no meio" também, mas verifique se há uma época mais propícia pra fazer essa poda.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe da Matta

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 7:19 pm    Assunto: as fotos Responder com citação

Tá aqui o link para o álbum com as fotos
a planta q aparece num vaso branco é uma daquela árvore da esperança (algo assim)
eu cortei de uma maior da casa da minha avó, replantei no ano passado, dei uma aramada (que já tirei)
e vou deixar crescer mais a parte de cima pra depois pensar em mexer nela...
infelizmente ñ tenho fotos da jaboticabeira no ano passado mas era lina chea de folhas....

http://picasaweb.google.com/115791254581492108302/Bonsai?feat=directlink
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

então Felipe
nesa "arvore da felicidade" você já pensou no estilo cascata (kengai) ou semi-cascata?

esse fícus ta bonito com a raiz na pedra, com podas regulares provavelmente ele vai brotar no meio.

fique de olho no substrato e na adubaçao
Felipe da Matta

MensagemEnviada: Sáb Jan 08, 2011 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pela ajuda Maciel, me deixou mais tranquilo, vou manter apenas podas leves, tenho dúvida quanto ao solo, li recentemente que o solo deve ter de 40% a 50% de condicionador de solo industrial(Question), deve ter areia e argila, nos meus só tinha terra mesmo, então vou esperar a época pra transplantar para um solo adequado (tenho q aprender a fazer um).

Quanto aquela pequenina, a intenção quando a peguei foi de fazer um estilo (han)kengai, vou tentar aos poucos aramar aquele tronco principal pois os outros são muito frágeis, depois que eu fizer ponho foto, ela tem um crescimento bem rápido e acho q posso cuidar dela baseado no fícus pois tem essa característica em comum embora eu ache que ela tem menor resistência à desidratação, ah deve ser pq as raízes dela são pouco desenvolvidas (ela era um galho duma arvore maior) mas espero q cresçam.
obrigado por tudo
vlw
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2011 2:20 am    Assunto: Responder com citação

Felipe, estou à disposição sempre que puder.

olha, eu não sei o tipo de terra que é na sua região.

na minha, quase tudo que se planta dá hehe
então eu uso terra com pedriscos, areia e tudo mais quando coloco no vaso de bonsai mesmo.

não digo que isso seja melhor mas pelo menos elas não morrem...e crescem!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: