|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FW Maciel 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 36 Mensagens: 189 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 9:53 am Assunto: adubação: micronutrientes |
|
|
pessoal, dizem que deve-se adubar pelo menos uma vez por ano com micronutrientes como calcário, enxofre, cloro, cobre, boro, manganês...tetc., etc...
mas como fazer isso?
por exemplo, o cloro da água não é o suficiente? borrifos com sulfato de cobre também são satisfatórios?
quem souber me dê uma luz... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 6:06 pm Assunto: |
|
|
Maciel, esses micronutrientes que vc citou são necessários para as plantas, o tempo todo. Alguns, em determinadas épocas. Ex.: Boro, por ocasião da frutificação.
Porém, o estudo seria muito extenso para descobrir qual, quando e quanto.
Assim, o importante é que vc adote um adubo que contenha esses micronutrientes, além dos macros NPK.
A planta é seletiva, estando esses micronutrientes no substrato, ela mesma escolherá quando e quanto.
Não borrife as plantas com sulfato de cobre, a não ser como preventivo contra fungos. Mesmo assim, o gênero Rosaceae não gosta de cobre.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 10:57 pm Assunto: |
|
|
Elio
fiquei com essa dúvida porque li que era necessário adubar com esses micronutrientes.
mas sendo assim, estou sossegado pois NPK sempre uso e adubo orgânico também.
e o sulfato eu uso também porque tenho uma goiabeira com ferrugem, então preciso ficar sempre cuidando.
obrigado pela resposta!
bom fim de semana |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 07, 2011 12:47 pm Assunto: |
|
|
Maciel, na realidade é necessário adubar com micronutrientes, por isso é importante a escolha do adubo. Se tiver só o NPK a planta apenas sobreviverá. Precisa ser um adubo que contenha os micronutrientes.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 07, 2011 7:46 pm Assunto: |
|
|
Elio, vc tem algum adubo com micronutrientes para indicar? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 07, 2011 7:55 pm Assunto: |
|
|
Eu gosto muito do Biofert Plus!
Aliás, a maioria dos bonsaísta o usam.
Bom final de semana!
abraço _________________ Elio
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 07, 2011 7:59 pm Assunto: |
|
|
hum
procurarei por aqui então.
bom fim de semana pra vc tb! |
|
|
 |
leonardo.fillipe
Registrado: 03/07/05 Idade: 45 Mensagens: 42 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 12:25 am Assunto: |
|
|
Olá FW Maciel
Você pode usar OSMOCOTE, é um adubo de liberação lenta bastante utilizado. Particularmente eu uso nas minhas plantas de 6 em 6 meses. Nele você vai ter a quantidade certa de micronutrientes sem excesso. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 3:32 pm Assunto: bonsai |
|
|
Maciel, se voce usa a velha dobradinha torta de mamona e farinha de osso, por exemplo, como adubo orgânico, ao preparar a mistura, acrescente agua contendo adubo liquido diluido nela, para enriquecer a mistura com os micro e macro nutrientes necessários, ao invés de só usar agua pura.
Um adubo liquido excelente, principalmente para floriferas e frutiferas, é o FOSWAY, da empresa TECNUTRI:
http://www.forthjardim.com.br/html/produtos/fosway.php
A empresa Ideal Bonsai tambem está anunciando a comercialização desse produto:
http://www.idealbonsai.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=289
Eu uso há algum tempo e recomendo pelos excelentes resultados que venho obtendo com esse adubo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|