FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Naturalistic?????????
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 2:14 pm    Assunto: Responder com citação

E se alguém tiver dúvida sobre a veracidade do comentário, acabei de confirmar via e-mail a real participação do Mr. Pall em nosso forum:

Arzivenko:
Hello Mr. Pall, there are some posts on the brazilian forum done by you, or a fake. I would like to know if you post it, or somebody else.
I hope its really you, we would be blessed with your presence.

Walter Pall:
Arzivenko, sure it's me. There is absolutely nothing to do here. It's winter and things are frozen. So I read a lot on your forum and decided to post a couple of things. We will wake up this place!
WP
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 2:31 pm    Assunto: Responder com citação

Walter thanks for posting here in the forum, in fact there were several discussions inflamed on the subject here in the forum. Furthermore we wish to clarify also that the naturalistic style is not a shortcut for the lazy and the plants do not become bonsai alone!
lol
I loved the text, very enlightening, relevant and well written full of examples!
I hope to post here again later.

Hugs

obrigado Walter por postar aqui no forum, de fato houveram varias discussões inflamadas a respeito do tema aqui mesmo no forum. Alem disso é bom esclarecer tambem que o estilo naturalista não é um atalho para os preguiçosos e que as plantas não se tornam bonsai sozinhas!
lol

espero que volte a postar aqui para futuramente.

abraços

Shocked Shocked Shocked
olha olha ... A ilustrissima presença do grande bonsaista Walter Pall grande defensor desse "estilo" de bonsai, adorei o texto, muito esclarecedor, pertinente e bem escrito cheio de exemplos!
já concordava com ele em varios aspectos agora em muitos outros, porem não vou escolher entre este ou aquele modo de fazer bonsai, como o proprio Wallter cita no texto não é uma religião onde vc deve ser cristão ou mulçumano, no meu caso ateu, e sim pode seguir oq lhe for mais convincente.
acho que os metodos e meios de se chegar a um resultado final satisfatorio fornecidos pelas regras classicas são um otimo norte para o processo de formação, mas acredito tambem que não pode-se descartar a tentativa extrema de se chegar a um resultado final NATURAL. Eu particulamente tento levar isso em consideração na hora de trabalhar alguma planta e é assim que vou seguir sem bitalar em uma ou outra forma de pensar.

bom, google faz tudo, google traduz,
traduzi o texto usando google tradutor, infelizmente tenho que trabalhar e não posso corrigir algumas inconsistencias na tradução.
por conveniencia, vou posta-la aqui e posteriormente retiro assim que ouver uma tradução melhor;

As árvores naturalista são alguns dos bonsai mais incompreendidos que eu saiba. O entusiasta média bonsai tem aprendido com todos os tipos de fontes que faz um bom bonsai. Ele conhece todas as regras e é usado para criticar bonsai de acordo com a forma como as regras foram aplicadas. Com a atitude da mídia como o bonsai naturalista parece ser apenas matéria-prima para a maioria. Em muitos casos, parece mesmo material-prima pobre porque a maioria das árvores não se prestam bem para o "aceite" regras de estilo bonsai.

Desde há alguns anos o tema do bonsai "naturalista" é discutida em círculos bonsai, especialmente na internet. Sempre que ele vem para cima os fóruns estão a ficar animada. O sujeito tem uma tendência a polarizar. Bem, isso é de certa forma a antítese do design do bonsai moderno abstrato, mas isso não é suficiente para causar tal um monte de desacordo. Muitas vezes, ao final discussões em insultos pessoais, eles são uma reminiscência de discussões políticas ou religiosas. Uma razão é que o conceito simplesmente não é entendida por muitos. E o outro motivo é que ele é realmente confundido com um pseudorligion. Um pode ser católico ou judeu, mas não realmente ambos; um pode ser de esquerda ou de direita, mas dificilmente os dois. Um bonsai pode praticar o estilo naturalista e muito bem no estilo bonsai paralela tradicional embora. Mas a multidão bonsai não entende isso e ainda por grandes

Assim, as carrancas estabelecimento bonsai neste desenvolvimento. Mas se, por outro lado, uma pessoa que não tem absolutamente nenhum fundo na arte do bonsai olha para essas criações estão maravilhados. Eles se perguntam como alguém pode encontrar muitas destas pequenas árvores que se parecem com as de grande porte na natureza. Eles se perguntam como foi possível levá-los a estes pequenos vasos. Eles não vêem a mão do homem, eles acreditam que as árvores cresceram e como este foram coletados apenas um plantadas em recipientes. E este é um grande elogio para o artista. Isso é exatamente o que ele quer atingir: pequenas árvores que não apresentem a mão do homem. Essa é a sua arte. Em exposições pode-se ver muitas vezes que o público muitas vezes tem apreço muito maior de árvores naturalista "do que o bonsai.

O que faz bonsai no estilo naturalista tão diferentes? O que está acontecendo aqui? Que tipo de estilo é esse? Qual é a diferença vamos dizer que o estilo ereto informal? Contrariamente ao uso em círculos bonsai na apreciação da arte em geral "estilo" a palavra significa um sentimento generalizado, uma filosofia geral, de forma total geral de fazer as coisas, um quadro geral da mente dos artistas, etc

Se você vai a um museu de arte normalmente você vai encontrar salas diferentes para diferentes estilos. Isso pode ser qualquer coisa de "Early American"para "impressionista"a "holandesa"para "Roman", "Barroco", ou ainda mais diferenciado. A palavra style fala sobre o sentimento geral. Se você olhar para os objetos que são feitas em um determinado estilo, você encontra uma infinidade de formas. Falando das pinturas do formulário pode ser, por exemplo: paisagem, pessoas na natureza, as pessoas nos quartos, pé da senhora, senhora sentada, quase qualquer coisa que você pode pensar. Mas todas essas formas podem, pelo menos teoricamente, ser encontrado em todos ou quase todos os estilos. A senhora de pé pode bem ser o americano mais cedo ou barroco ou moderno ou qualquer outro estilo. .

Voltando ao bonsai: os estilos podem ser: estilo clássico japonês, como ensinado hoje no Japão, o estilo clássico japonês, como ensinado no Ocidente, o estilo de bonsai moderno e de estilo romântico, o estilo naturalista, estilo literati e muitos outros. Também poderia ser o estilo de Nick Lenz, de John Naka, de Masahiko Kimura ou bonsai estilo italiano. Em todos estes estilos de bonsai que você iria encontrar as formas conhecidas: na vertical formal, informal vertical, inclinado, cascata, etc No mundo bonsai 'estilo' a palavra não é usada da forma correta, se você considerar o uso da história da arte. Eu acho que é porque bonsai foi ministrado por jardineiros que não tinham formação artística formal.

Acho que estamos à beira de uma melhor compreensão da forma de arte enquanto está divergindo em direções diferentes a um ritmo cada vez maior apenas neste momento. É importante ser capaz de discutir esses fenômenos de uma forma inteligente. É por isso que as palavras exatas que são importantes. E aqui estamos tentando entender as obras daqueles que praticam o estilo bonsai naturalista. E a forma como muitos pensam que o que eles estão fazendo não é mesmo arte. Há um monte de gente lá fora que pensam que só há uma maneira de fazer "direito" bonsai - e os naturalistas certamente não fazê-lo "direito". Temos que esquecer o mundo convencional bonsai e tem que olhar para isso de um ângulo mais amplo. Realmente há uma grande variedade de formas de abordar a arte do bonsai. E, sim, é uma forma de arte e as diferenças nos estilos de mostrar exatamente isso. Se fosse uma embarcação que haveria um jeito "certo " de fazer isso. Muitos diriam que os naturalistas não são artistas. Eu acho que a natureza controversa desta obra torna artistas muito mais do que os que estão a fazer bonsai para satisfazer o gosto dominante. Não há problema em não gostar do que fazer com os naturalistas bonsai. Mas ainda é arte, muito mais do que a esmagadora maioria dos bonsai oferecido comercialmente.
Então como é que alguém venha com esse estilo? Não podemos ficar com o nosso estilo habitual bonsai? Por que mudar algo que é tão bom? Eu sou conhecido como defensor do estilo naturalista, mas eu realmente não inventou. Eu como muito poucos outros têm apenas fez a observação de que o olhar bonsai demais como bonsai e não como as árvores que realmente se parecem. Eu já tinha visto que a tendência em estilo é no sentido de maior refinamento e mais que muitas vezes tira toda a naturalidade. Descobri que muitas dessas bonsai parecia artificial, como se eles fossem feitos de plástico e não de verdade. A mão do homem é claramente visível. Ao mesmo tempo, tão bonsai muitos parecem uns aos outros, porque foram todos decorados de acordo com um padrão único. Na natureza há um número infinito de padrões para as árvores crescerem embora.
John Naka disse algo na linha "Não tente fazer seu olhar como uma pequena árvore de bonsai, tente fazer o seu bonsai como uma pequena árvore". É isso aí. Nem mais, nem menos. Então, como você sabe o que uma árvore parece contra um bonsai? Bem, dê-se olhando para o seu bonsai imagens e olhar para as árvores reais. Evite todos os estereótipos do estilo que geralmente são ensinados. É simples assim. Será que preciso ser um gênio para descobrir isso? Bem, alguém poderia pensar que todo mundo entende isso imediatamente. Eles não! Há equívocos mais do que você jamais pode imaginar. Você está pedindo para o grande impedimento. Eu acho que é o caminho bonsai foi e é ensinado. É ensinado a fazer um bonsai. O estilo naturalista é a antítese, que é sobre fazer uma árvore e, portanto, deve estar errado. Alguns pensam que são rudes com John Naka. Bem, pode-se dizer que o que estamos tentando fazer é exatamente como as famosas palavras do mestre. Então, possivelmente, estamos de pé sobre ombros de John. O comentário mais marcante que eu já recebi foi "bonsai não tem NADA a ver com árvores de verdade!". Sério? É difícil de acreditar. Bem, se vê como um bonsai tantos são denominados, esta afirmação pode até ser deixada como está "Pintura pessoas não tem NADA a ver com pessoas reais". Como sobre isto para um comunicado.

Qual é a diferença entre uma árvore real e um bonsai padrão? Real árvores não são triangulares, se não forem jovens abeto, larício ou pau-brasil. Real árvores não têm todos os ramos horizontais quando forem velhos: os ramos são geralmente dobra para baixo em coníferas e para cima e depois para baixo em árvores de folhas largas. Real árvores geralmente não têm espaço negativo muito grande entre todos os ramos, onde está o pássaro pode voar através ". Pode haver algum espaço negativo, mas geralmente é mais para os pássaros a voar em vez de passar. Real árvores nem sempre têm um ramo principal que é a mais baixa. Real árvores não têm uma frente bem definida, eles têm muitos lados bons. Se há um lado bom de uma árvore real, existem normalmente galhos de cima para baixo, a árvore não está aberta. Em árvores reais os ramos não são ordenados muito bem. Estas são as principais diferenças, mas há mais.

Um bonsai ideal é tradicional, é abstrata. Um bonsai naturalista é realista, que é o oposto do abstrato. Mas nunca é totalmente realista. Há sempre um certo grau de abstração. Mas isso nunca vai tão longe como muitos bonsai moderno, que são muito esmero, muito refinado, muito "lambido" e muitas vezes parecem quase irreais como feitos de plástico. Eles certamente parecem com algum ser humano e não a natureza os fez. Naturalista bonsai é a antítese a este desenvolvimento que tenha ido um pouco longe demais em muitos casos, na minha opinião.

Muitas pessoas pensam que eles compreenderam isso e deixar a natureza fazer o styling de sua árvore em um pote. Eles acham que o estilo naturalista é de cerca de apenas deixando crescer e editar aqui e ali. É chamado de naturalista porque não é natural. O truque é não deixar a peça de material quase como está e deixar a natureza fazer o styling. Esta seria a criação de material de bonsai. "Naturalista" significa que o resultado final, a árvore terminou em uma panela é suposto dar a sensação de uma árvore natural impressionante, que nunca foi tocada pelo homem. Não importa como esse objectivo é alcançado. Em quase todos os casos, este objetivo é alcançado por meio muito artificial - não por natureza! Não se deve olhar "artístico", "artificial", "inventada", "feito", "construída", "lambido". Deve olhar como se a natureza tivesse feito isso. Isto não significa que você deixar a natureza fazê-lo.

Naturalista bonsai não tem nada a ver com o método, mas apenas com o resultado. Clip e crescer e nunca usando o fio é um método antigo de criar bonsai. Muitos pensam que se trata de bonsai estilo naturalista. Não é, mas pode ser. Uma cobertura é criado pelo método clip e crescer, e que dificilmente pode ser chamado de naturalista. Muitos pensam que não é sobre o uso de fios. Bem, olhe para os exemplos mais proeminentes do estilo naturalista. Toda a vara única estava ligado em um ponto. O truque é realmente que no final isso não é visível. O resultado final parece que cresceu como este por si só. Realmente cada coisa nessas árvores foi 'feito', 'criado', do artista. Todos os bonsai são ligados fortemente nas fases de estilo em primeiro lugar, mesmo os não-coníferas, cada ramal único e branchlet normalmente. Depois de alguns anos isso não deve ser perceptível. Bem, pode-se observar aqui que, em adultos bonsai tradicionais o mesmo é verdadeiro. Sim, não se pode ver a obra de arte lá, mas a forma é a de um bonsai. Ainda assim, alguns não têm mesmo a forma de um bonsai também. Então eles são bonsai naturalista. Ninguém disse que estas só existem no Ocidente.

Agora, até agora, falou sobre a parte do ofício. A parte artística vem em quando se tenta criar formas ou formas de árvores que não estão no livro bonsai, mas eles também existem na natureza real. É boa prática a utilização das formas originais de que o material tem e melhorá-lo. Nós não tentamos cortar as arestas e irregularidades vir para bonsai e forma ideal. Nós fazemos o contrário, aumenta a estranheza e selvagem. Muitas vezes, reforçar as peças que são considerados falhas graves no bonsai ortodoxos, mas são características únicas e confiáveis de árvores naturais. Depois de alguns anos a obra não é perceptível mais. As árvores parecem que nunca foram tocadas por mãos humanas, como os encontrou e apenas plantou em um recipiente. É um trabalho árduo para chegar a este estágio. Eu sei que há muita gente que acha que eles só deixar a natureza fazer o trabalho e que irão receber esta peça de arte naturalista, eventualmente. Eles nunca vão conseguir. Tudo o que eles estão fazendo é criar e manter material. Eles têm que levar a sério o estilo eventualmente. "Naturalista" não é uma desculpa para as pessoas preguiçosas, não se trata de árvores à procura desorganizada, não é um atalho. É mais difícil e demora mais do que o estilo tradicional.
Então, como podemos chegar mais perto para apreciar o que estamos lunáticos estão criando? Eu acho que como toda a arte do bonsai é um exercício de abstração. A coisa mais delicada com que um bonsai é uma árvore viva usa como material para a arte. Ele sempre será natural de alguma forma. Há uma longa linha reta com árvores diferentes, que vão desde o mais natural muito abstrato. Na extrema esquerda é uma árvore absoluta natural como encontrado na floresta. À direita está muito a abstração bonsai final. O da esquerda parece uma árvore de convivência e da direita como de plástico, uma caricatura de uma árvore. Mainstream bonsai quer as árvores para ficar muito perto da extremidade direita da linha. A maioria dos bonsai realmente não parecem árvores, mas como o bonsai. A maioria das árvores naturalista são muito longe para a esquerda dessa linha. Então, eles estão muito longe de bonsai mainstream. Bem, mainstream da época. Se olharmos para o que era o estado da arte no Japão antes da Segunda Guerra Mundial é possível encontrar um bom bonsai alguns que se parecem com os naturalistas contemporâneos. E um grande número de penjing chinês parece muito familiar. Assim, pode-se dizer que o estilo naturalista é voltar às raízes. É uma reação ao o excesso de abstração do bonsai moderno. Assim, seu trabalho pode ser chamado de "retro" - Bem, isso depende do que exatamente você quer dizer. Minha resposta é não, não é um retro, é uma forma genuína de ver as árvores e não estamos tentando criar algo em um estilo antigo de todos.

É muito irônico que as pinturas abstratas de "arte real" ou esculturas são muitas vezes mal visto pelo público em geral e no mainstream bonsai árvores altamente abstrato e realista é questionado. Então é só o contrário. O fundamentalista bonsai foram bastante forte, há alguns anos ainda, mas agora há menos deles. Em alguns lugares eles ainda parecem ser uma minoria já. Assim, o dia virá quando um entusiasta bonsai média apreciar o estilo naturalista como apenas outra forma de praticar a arte do bonsai. Na verdade até agora (o que é o verão de 2010) deve haver dezenas de milhares de pessoas ao redor do mundo, que fazem o estilo bonsai prática naturalista.

Parece que os naturalistas nem sempre se torna mais fácil para a gente apreciar sua arte. Isso pode ser porque eles são usados para ser ofendido e estão na defensiva a maior parte do tempo. Bonsai gosto é um gosto desenvolvido que as pessoas aprenderam. Não é, como muitos pensam, um sabor natural a todos. A grande maioria aprendeu com e através de fontes japonesas. Assim, o sabor é um bonsai mainstream gosto japonês. Agora as pessoas querem ver o que eles esperam para ver e não algo totalmente contrário. Assim, a maioria encontra-se bonsai naturalista pobres ou não, mesmo bonsai em tudo, porque eles são tão diferentes das suas expectativas.

Parece que os naturalistas nem sempre se torna mais fácil para a gente apreciar sua arte. Isso pode ser porque eles são usados para ser ofendido e estão na defensiva a maior parte do tempo. Bonsai gosto é um gosto desenvolvido que as pessoas aprenderam. Não é, como muitos pensam, um sabor natural a todos. A grande maioria aprendeu com e através de fontes japonesas. Assim, o sabor é um bonsai mainstream gosto japonês. Agora as pessoas querem ver o que eles esperam para ver e não algo totalmente contrário. Assim, a maioria encontra-se bonsai naturalista pobres ou não, mesmo bonsai em tudo, porque eles são tão diferentes das suas expectativas.

Naturalista não é uma desculpa para as pessoas preguiçosas, não se trata de árvores à procura desorganizada, não é um atalho. Eu acho que é pelo menos tanto quanto se o trabalho não mais intensivo, como o estilo tradicional. Não se trata de voltar aos dias em que as árvores não foram preparados tanto como hoje, quando as árvores bonsai parecia selvagem e indomável. É comum ouvir que o estilo naturalista bonsai deve ser "proibido" porque leva muitos em apresentar algo que está mal concebidos ou mal projetados em todos e chamá-lo de "arte". Bem, deve-se também proibir estilo bonsai tradicionais, porque muitas vezes leva pessoas que estão rigidamente de acordo com regras para criar um outro bonsai cortador de biscoitos de pensar que eles são artistas de vanguarda.

estilo naturalista é apenas mais uma opção de como bonsai estilo. É perfeitamente normal que não gosta da idéia ou o resultado final aqui apresentado. É uma opinião honorável a pensar que o objectivo não foi alcançado em muitos exemplos. Mas isso significa que o objectivo estava errado? É perfeitamente aceitável dizer que alguém tenha entendido o sentido, mas mesmo assim decidir continuar a trabalhar ao longo dos caminhos conhecidos tradicional. Esta é apenas uma sugestão como também se pode tratar a arte do bonsai. Eu não estou dizendo a vocês o caminho que você tem que ir, que você só tem que trabalhar naturalisticamente a partir de agora. Também não é necessário mudar completamente e radicalmente. Um bonsai pode fazer um pouco mais natural a partir de agora. Também se pode tomar uma decisão até que o material lhe diz. Ao contrário do que muitos esperam que eu faço um monte de mais tradicional e também árvores modernas, porque o material diz-me que isto é o que ela quer ser.

Enfim, eu acho que esse estilo naturalista tem outra opção de estilo geral que torna a arte mais interessantes e cria muito mais variedade. Pode ser mais divertido do que fazer outro bonsai sósia novamente. Por que não o mundo do bonsai ser mais tolerante? Bem, pode. Vamos tentar a partir de agora.

1) Quando lhe pediram para escrever um prefácio para o livro "Gnarly Ramos, Ancient Trees:
A Vida e Obra de Dan Robinson - Bonsai Pioneer "por Will Hiltz, eu tive que pensar muito bem como explicar o que Dan Robinson está fazendo em bonsai, que não é muito longe, formam o que eu estou fazendo a mim mesmo Este artigo é parcialmente adaptado da. . este prefácio do livro está disponível aqui: http://www.elandangardens.com/gnarlybranches/gnarly_branches.html

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 9:17 pm    Assunto: Responder com citação

LG escreveu:
Sinceramente acho muito mais bonito e lógico essa linha "naturalistic" do que seguir estilos. Embora eu ache alguns estilos maravilhosos e outros até ridículos rsss

Mas isso é apenas minha opinião pessoal é claro Wink

Concordo com você!
Além disso, lembremos que estamos trabalhando não apenas com simples plantas, mas com seres vivos vegetais, fato que muitas vezes é ignorado e que faz parecer que muitos lidam com estruturas vegetais robóticas, programadas por computador, que têm certas regras, como tempo de crescimento, por exemplo.

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 9:42 pm    Assunto: Responder com citação

Um grande prazer em receber as palavras deste mestre que é Walter Pall, referência no estilo aqui em pauta. Sei o quanto ele sofre com perseguições por todo o mundo, mas também a legião de fãs que o seguem. Todo aquele que segue um determinado rumo diferente dos outros, e o defende, passa por isto.
Abrilhantou a discussão, que desenvolve-se com respeito de todos aqueles que aqui opinaram.
E que reine assim este clima. Pois como o bonsai, saber ter respeito é uma arte!! Das mas difíceis!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcio Garcia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2011 2:13 am    Assunto: Responder com citação

QUE MARAVILHA!!!!

Que isto sirva de exemplo para nos, em termos, devemos levar este espaco mais a serio, porque as vezes achamos que somos apenas nos em nosso mundinho aqui no Brasil que esta olhando, e nos esquecemos que o que aqui postamos, postamos na rede mundial de computadores.A resposta do Mr. Walter Pall, nos da a nocao de que pessoas conceituadas estao acessando, inclusive quando ele disse que sempre acessa o forum, porque nao tem nada pra fazer por la devido ao inverno.
Que reflitamos quanto as nossas postagens, porque existem varias sessoes, para iniciantes, experientes, materias, assuntos gerais, tomemos o cuidado pra nao misturarmos nem postarmos coisas tolas ou desnecessarias.

Com relacao ao Mr. Pall:
Existe um texto da mesma autoria dele que depois que eu o li, mudei muito meu conceito, bem como meus projetos, e claro estou falando do famoso que tbm ja gerou algumas discussoes aqui:

"LIXO PARA A JANTA"

E agora temos levantada a questao do:

"NATURALISTIC"

Este considero algo muito importante, devemos respeitar estilos, escolas e tudo mais, com toda a contribuicao que todos os mestres ja nos deram, porem devemos tentar imitar a natureza nao e mesmo? Basta que lancemos um olhar em nossas matas e encontraremos a resposta.

Ainda em tempo, Muito Obrigado pela honra da participacao neste espaco Mr. Pall.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2011 5:37 pm    Assunto: Responder com citação

Dear Walter Pall, is very nice to have your presence in our space.
You are always welcome.

Your brazilian bonsai friend
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para: