FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acerola. O que fazer ?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 2:27 pm    Assunto: Acerola. O que fazer ? Responder com citação

Olá !!!!
Trago 2 fotos de uma aceroleira e gostaria da opinião dos amigos.

Infelizmente ela é muito pesada e não tivemos condições de tirar do local para fotografar melhor.

Opinem por favor......
Desculpem a qualidade das fotos.
Angela Fernandes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 2:38 pm    Assunto: Responder com citação

Dona Angela, ..
BOA PERGUNTA!!!

KKKKKKKKKKKK

Tenta tirar umas fotos levantando a folhagem pra mostrar os galhos, e se possivel uma desfolha pra melhorar a visualisação do material, assim podemos dar uma opinião mais bem fundamentada!
mas uma coisa é certa, tem futuro e ta numa saude muito boa!

abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 2:43 pm    Assunto: Responder com citação

Gostaria de saber se a pitanga se reproduz por alporquia. Li que não, mas gostaria de confirmar.

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 4:04 pm    Assunto: Responder com citação

não brother,
não repruduz por estaquia! e alporquia é um tanto demorada e incerta!
porem ela tem um crescimento bem acelerado, da frutas com 1 a 2 anos de cultivo quando tiradas de sementes e é facilmente obtida por misho, sementes!

se quiser tem varias mudinhas de pitanga aqui em casa nascendo nos vasos de de treinamento, te arrumo algumas, tem uma até mais alta que posso te dar tb, mas não é um pre bonsai, é muda mesmo.

e podemos aproveitar pra nos conhecer pessoalmente, sabado veio um amigo de viana que já conheço ha algum tempo de orkut ver minhas plantas e trocar uma ideias!
agente conversou e gravei um DVD pra ele com varios livros de bonsai, posso fazer o mesmo por vc tb...

ps; esse tipo de qustionamento ficaria melhor no forum central!

abraços

abração pessoal

jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 4:47 pm    Assunto: Responder com citação

Pois, é, Felipe... eu perguntei no fórum sobre as espécies. Vou tentar no fórum central.

Eu tenho três "pré mudas" de umas sementes que germinaram aqui, mas se fosse possível a alporquia, eu conseguiria um tronco da espessura de um punho, com um belo movimento e uma bifurcação em y, onde eu eliminaria um dos galhos, ganhando uma bela conicidade!

Eu gostaria de dar um pulo para conhecer tuas plantas, sim! Mas não sei se tenho algo à acrescentar... eu sou só um simpatizante, que ainda não formou nenhum bonsai, e cultvo umas 5 ou 6 plantinhas.

Mas assim que eu puder, tomo contato para ver como faço para dar um pulo aí. Te mandarei uma MP.

Abração.

Forte abraço a todos.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Filipe !!!!!!!
Obrigada pela pronta resposta.
Tem 2 meses que desfolhamos esta "menina", e ela rebrotou muuuiittoo !!!
Assim que fizer nova desfolha fotografo e mando a foto.
Agora saiba que, o tronco é muito grosso.
Angela Fernandes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 5:27 pm    Assunto: Responder com citação

desponha
Very Happy
um paliativo é levantar a brotação e fotografar de baixo pra cima, as vezes da pra ter uma ideia...
ou se tiver fotos da ultima desfolha, tb ajuda.

de qq forma ficamos no aguardo!

ABRAÇOS

abração pessoal

ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 12, 2011 10:14 am    Assunto: É Responder com citação

ÉÉÉÉÉÉÉ´GUA,,,,,,,DA SAUDADE DE VCS !!!!!!!!!TÁ MUITO LINDA ESSA PLANTA DONA ÂNGELA,,,PELO QUE VEJO É UM LINDO HOKIDASHI.
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 12, 2011 10:21 am    Assunto: Responder com citação

Julio,
claro que tem a acrecentar brother, no minimo a amizade, que na verdade nunca é pouco né?!

fica a vontade ai brother.. no forum central postei endereço cep telefone... rsrs
no forrum "tem alguem do ES AI?!

QUANTO A alporquia, se é um material bom, derrepente vale a pena o esforço, tem um amigo do orkut que tem um album de todos os passas no processo de formação/alporquia que foram feitos simultaneamente.. vou procurar me cobra se não esqueço

ABRAÇOS

abração pessoal

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 13, 2011 6:16 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Filipe, o nobre colega vai desculpar a intromissão, mas a verdade é que qualquer planta que possua caule, e nem precisa ser lenhoso, pode ser reproduzida via alporquia sim. As nativas jabuticabeira e pitangueira, apesar de dificultosas, podem lançar raizes nos galhos, justificando o alporque. Mas é preciso ter técnica correta e paciência para obter bons resultados. Rolling Eyes

É algo demorado, tambem. Numa jabu, inclusive, as vezes é preciso repetir todo o processo depois de um ano, caso não se consiga a retirada antes disso. Na pitangueira, com um período entre seis meses a um ano, pode-se conseguir bons resultados tambem. Very Happy

Angela, minha amiga, como bem salientou o Filipe, faltou sua aceroleira estar desfolhada para podermos analisar detidamente a estrutura aerea atual bem como o tronco, para assim podermos opinar com mais acuidade e indicar alguma correção. Very Happy

Independente disso, gostaria de parabenizar voce, pois se a planta está com essa saúde ótima é por que o cultivo está plenamente correto. O ideal, já que a planta possui um tronco grosso, é trabalhar alguma parte dele formando um shari, expondo a madeira, o que certamente irá valorizar ainda mais qualquer estilização que seja feita na parte aerea. Very Happy

O nebari que aparece um pouco nas fotos tambem aparenta ser muito lindo e deve ter uma boa visão, o que poderemos constatar com a planta desfolhada certamente. Very Happy

Então, enquanto aguardamos por novas fotos mostrando sua planta nua, gostaria ao menos de parabeniza-la por essa excelente planta. Razoável supor que com alguns ajustes, ela poderá retornar ainda mais linda como bonsai, num futuro próximo. Very Happy

Embora as minhas aceroleiras não cheguem perto da grossura do tronco da sua planta, eis uma delas, devidamente estilizada, frutificando. Repare na madeira morta do tronco:

Esta outra, com o amigo bonsaista Glauco Felix ao lado, pertence ao bonsaista Paulo Ventura, e foi estilizada numa das reuniões do nosso grupo, ano passado:

Após ser devidamente podada e aramada, recebeu alguns frutinhos, para fotografar melhor Laughing Laughing Laughing :

O importante nessa espécie é formar os galhos primários, deixando-os crescer livremente para engrossar bem, cortando então, para reduzir seu comprimento e iniciando a fase de formação dos galhos secundários e terciários, o que garante, a partir da existencia deles na planta, a ramificação fina dos galhos, finalizando o trabalho de formação estrutural, com a densificação, ou seja, o aumento da massa de folhas.

Em giz azul, no tronco, vc pode ver a marcação do shari futuro a ser explorado nessa planta:

Ela possui um shari na lateral esquerda, que irá combinar com este outro, futuramente. Detalhe da aramação apical, visando formar uma copa arredondada:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 14, 2011 8:03 am    Assunto: Responder com citação

Felipe!

Agradeço.. assim que for possível tomo contato.

Niky, obrigado.. era mais ou menos o que eu imaginava... vamos tentar!

Obrigado!

Forte abraço a todos.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: