|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mouzer
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2005 2:00 pm Assunto: caliandra com brotos estranhos |
|
|
Boa Tarde caros amigos,
comprei um pre bonsai de uma caliandra a exatamente 2 semanas, cometi um pequeno erro, podei a raiz e ja coloquei num vaso para bonsai, 1 semana depois comecaram a nascer varias folhas, verdes claras mas notei algo estranho, elas pareciam nascer murchas.. sem forcas para vingar como uma folha natural.. totalmente aberta, e a noite totalmente fechada, elas parecem murchas... uma ou duas vingaram, as outras estao verdes claras mas bem enrugadas como se fossem queimadas.. mas com a cor bem viva e bonita de um broto, nao sei se expliquei direito, mas e basicamente isso, oq pode ser?
agradeço desde ja a todos |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2005 4:27 pm Assunto: |
|
|
AMIGO MOUZER Muita calma nesa hora Não parece que vc errou en podar e envasar em seguida. Dê tempo pra planta se recuperar. Quanto as folhas se fecharem a tarde, é um hábito normal de várias espéies de leguminosas, principalmente das mimosoedeaes, como a sua caliandra, por isso não se preocupe com isso. |
|
|
 |
mouzer
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2005 4:35 pm Assunto: opa |
|
|
Oi átila,
o problema nao e nem ela fechar, ja reparei que ela fecha normalmente a noite, o problema sao os brotos, os novos brotos estao nascendo enrugados.. nao sei se e isso mesmo, paremce enrugados ou queimados.. dificil explicar, nao esta nacendo como uma folha normal da caliandra, com as folhas retinhas.. e sim com as pontas todas enrugadas, somente duas ou mais folhas nasceram normalmente as demais parecem q ja nascem morrendo. oq sera?
abraço e obrigado pelas respostas |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2005 11:39 pm Assunto: |
|
|
Não tem como postar uma fotinho Eu não sei te dizer o que possa ser, mas certamente alguém aqui saberá  |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Nov 13, 2005 3:10 pm Assunto: |
|
|
Mouzer, isso acontece am algumas Caliandras que eu coleto, pelo que vc descreveu, não parece ser nada de preocupante...
Um abraço. |
|
|
 |
Fernando Souza 1.o PASSO

Registrado: 13/09/05 Mensagens: 135 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Nov 13, 2005 9:10 pm Assunto: |
|
|
Olá Mouzer. Boa-noite.
Desculpe-me por me intrometer, mas eu fiquei preocupado com o seu problema. Tenta postar uma foto da sua planta, das brotações. Por acaso as folhas nascem retorcidas? Estou perguntando pois estou já há algum tempo combatendo uma praga chamada "cigarrinha" que é um mosquitnho sugador e que mata a planta mesmo. O quadro é bem semelhante ao que está descrevendo.
Procura na sua planta, por uns casulos verdes. São bem difíceis de achar pois se confundem com as folhas. Têm o formato meio que de uma gota comprida.
Espero que não seja esse o problema, mas se por acaso for, a gente vai se falando, pois eu tô conseguindo me livrar disso agora.
Abraços,
Fernando. |
|
|
 |
mouzer
|
Enviada: Seg Nov 14, 2005 9:44 am Assunto: ola |
|
|
Ola Fernando, claro que nao esta se intrometendo.. esta me ajudando e muito,
bem, nao tenho camera digital, esse o meu problema em arrumar fotos, mas elas nascem contorcidas sim... as outras sao retinhas.. essas parecem q foram queimadas na spontas.. ai se contocem todas... algumas folhas ja brotadas antigamente tb estao com esse aspecto de queimadas, mas onde eu comprei me informou que foi falta de sol, ou falta de rega nao me lembro bem, vou procurar por essa praga, vou ver se eu acho, mas ja nao seria bom eu ir combatendo? ou esse metodo prejudicaria o resto da planta?
agradeço desde ja |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Nov 14, 2005 11:00 am Assunto: |
|
|
Oi galera !!!!!
Também gostaria muito de ver uma foto com a calliandra que está com problemas - pelo menos aparenta ser problema - aqui em Niterói deu para aparecer uma espécie de aranha minúscula que só ataca a calliandra. As folhas ficam enrugadas e feias. No espaço do Ronaldo quase todas as calliandras novas estão assim. O engraçado é que é só com plantas novas....
Quando for lá fotografarei para vocês.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
mouzer
|
Enviada: Seg Nov 14, 2005 12:39 pm Assunto: oi angela |
|
|
Obrigado pela dica...
eu se eu nao me engano vi uma aranha na minha caliandra hehehe se nao me engano.. nao lembro se foi na caliandra ou na cerejeira...
mas oq eu posso fazer para acabar com esse problema?
agradeço desde ja
Leandro |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Nov 14, 2005 8:03 pm Assunto: |
|
|
Oi Mouzer !!!!!!!!!!
Se fosse minha eu "tascava" calda sulfocáustica nela e depois de 1 semana eu podaria as folhas com problemas....
Aliás, isso será feito no próximo sábado no espaço do Ronaldo.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Lúcio Manoel Picanço 2.o PASSO

Registrado: 06/08/04 Idade: 81 Mensagens: 290 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Seg Nov 14, 2005 8:31 pm Assunto: |
|
|
Ola Mouser,
Você falou que podou a raiz e envasou a planta. Ao podar a raiz ela deixou de absorver a quantidade de água que vinha fazendo.
A brotação veio e a água foi menor do que a necessidade.
Experimente colocá-la em uma bacia com areia cobrindo 2/3 do vaso, ali coloque água com fartura, não deixe faltar, porque provavelmente seja falta de água. Já fiz isso com outras plantas e deu resultado.
Um forte abraço
Lúcio |
|
|
 |
mouzer
|
Enviada: Seg Nov 14, 2005 10:00 pm Assunto: ola lucio |
|
|
Obrigado pelas dicas, angela e lucio,
vou testar essa tecnica lucio, parece ser mais facil de conseguir, se eu nao tiver resultados onde posso arrumar essa calda sulfocaustica? e lucio, quanto tempo eu deixo o vaso na bacia com areia?
agradeço desde ja
Leandro Mouzer |
|
|
 |
Fernando Souza 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 15, 2005 11:17 pm Assunto: |
|
|
Olá Leandro. Tudo bem?
Lá vou eu me metendo de novo no assunto. Gostaria de saber se, por acaso, notou a presença do tal "mosquito" ou dos "casulos" os quais eu havia mencionado.
Seria de extrema importância uma análise mais detalhada, talvez por uma foto, da sua planta. Talvez você possa levá-la à algum horto ou casa de jardinagem perto da sua casa e consultar algum profissional.
É plausível que seja realmente uma deficiência de absorção de água como o Lúcio mencionou. Veja também se a planta não recebe muito vento, o que pode ocasionar alterações e má-formação dos brotos.
Quanto ao uso da calda sulfocáustica pra esses fins, eu tenho que admitir que desconheço. Acho melhor você detectar primeiro a causa do mal antes de combatê-lo com medidas extremas. Por isso eu insisti na postagem de fotos.
Caso encontre a tal "cigarrinha", deverá usar algum inseticida ou pesticida, como o Dimmy II Pronto ou algo à base de fumo-de-rolo.
Mantenha contato.
Abraços e sucesso.
Fernando. |
|
|
 |
mouzer
|
Enviada: Qua Nov 16, 2005 12:34 am Assunto: ola fernando |
|
|
Boa Noite Fernando,
insisto em dizer que vc nao se intromete.. esta me ajudando muito,
bem, eu procurei, procurei, usei lupa e nao achei nenhum moskitinho nao,
infelizmente eu nao tenho camera digital, entao fica dificil eu mostrar uma foto da mesma, hoje porem algo estranho aconteceu... eu regando notei folhas amarelas e queimadas, isso de um dia pro outro, esta muito estranha, olhei bem e vi varias folhas queimadas ou amareladas ou ja mortas.. estranho ne?
nao sei mesmo oq fazer ou oq pode ser...
tb sei que e dificil para vcs descobrirem algo sem ao menos ver uma foto... eu retirei do sol tirei as folhas mortas, e amanha eu vou reenvaza-la sem podar a raiz, vou colocar um novo substrato, utilizando po de cafe, ferrugem, terra vermelha e pedriscos, vamos ver noq vai dar.
desde ja agradeço
Leandro Mouzer |
|
|
 |
Fernando Souza 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 16, 2005 7:21 am Assunto: |
|
|
Evite ficar transplantando constantemente. Você mesmo disse que havia comprado o pré há duas semanas e já havia transplantado e podado. As plantas que compramos em viveiros e hortos, muitas vezes sofreram transplantes recentes e eles já botam pra vender. Por isso é bom esperar até para que ela se adapte ao novo ambiente para que sejam feitas novas podas e transplantes.
Se for partir pra isso, tente usar um substrato mais aerado, mais granulado. Talvez até areia seja uma boa opção, pelo menos até que ela se recupere. Um solo compacto, com drenagem ruim, pode acumular muita água e causar apodrecimento das raízes. Também pode estar acontecendo.
Em que tipo de substrato ela está plantada? Veja se não está constantemente encharcado, retendo muita água. Não está regando demais? Por diversas vezes, achamos que o problema é falta d'água e acabamos por exagerar na rega. Tente dar espaço também até que ela ganhe força. Um escorredor por exemplo.
Abraços e sucesso.
Fernando. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|