FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Desfolha de verão
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ivo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/11/05
Mensagens: 219
Localização: Nova Petrópolis - RS

MensagemEnviada: Ter Nov 15, 2005 3:39 pm    Assunto: Desfolha de verão Responder com citação

Prezados amigos:
Conheço e uso a desfolha em fins de dezembo e começo de janeiro para várias espécies, mas nunca desfolhei as espécies a seguir. Alguém já as desfolhou? É seguro?
*Liqüidâmbar (Liquidambar styraciflua);
*Castanha-japonesa, Kuri (Castanea crenata);
*Carvalho-europeu (Quercus robur);
*Marmeleiro-chinês, Karin (Pseudocydonia sinensis);
*Dasmaqueiro-chinês, Ume (Prunus mume);
*Maçã (Malus spp).
Obrigado pela ajuda!
Ivo
_________________
Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mmeruje



Registrado: 21/08/04
Mensagens: 39
Localização: Covilha - Portugal

MensagemEnviada: Ter Nov 15, 2005 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Em Portugal e segundo a minha experiencia o liquidambar reduz bastante a folha com uma defoliação. Porém aqui a defoliação é realizada em Junho / Julho .

Cumprimentos,
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Guga
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 22/06/05
Mensagens: 135
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Qua Nov 16, 2005 12:56 pm    Assunto: Responder com citação

Ivo,

Otima quetão, pois tinha algumas duvidas sobre desfolha.


Para todos: Rolling Eyes

1- Quais são as especie que devemos desfolhar e em que ápoca?
2- As nativas podem ser desfolhadas, exemplo: Pitanga?
3- Se eu efetuar a desfolha... retiro todas ou deixo algumas por galho (é o que faço)?
4- Para quem mora no Nordeste, vocês custumam fazer desfolha em seus exemplares?
5- Posso desfolhar: nessa época = ficus, calliandra, pitanga, bugavillea(primavera), jabuticaba, pinha(futa do conde), acerola, flamboyant... entre outras?

Se tiver mais duvidas ou outras plantas pergunto no decorrer. Cool

Abrços a todos.
_________________
Gustavo Almeida.

"Associação de Bonsai de Pernambuco"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Nov 16, 2005 11:27 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos Ivo, Guga !!!!! Laughing Laughing Laughing

Muito boa a colocação sobre desfolha, sempre uma incógnita Exclamation Exclamation Exclamation

Sei da desfolha em ficus, calliandra, resedá, pitangueira, sheflera, bugainvilea, ulmus....

Poderíamos pedir ajuda aos mestres sobre desfolia em todas as espécies... acho que aprenderíamos muito e aguardo AULAS.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 14/09/05
Idade: 43
Mensagens: 921
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Qui Nov 17, 2005 7:40 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia Amigos,

estava outro dia pesquisando em um outro forum sobre esta mesma questão...pois tinha duvida sobre a desfolha das Pitangas e Jabuticabeiras...tenho em minha coleção na grande maioria estas plantas.
Eu por exemplo faço somente uma desfolha, que é exatamente no final de janeiro/ começo de fevereiro. Tem gente que chega a fazer duas desfolhas por ano, é claro se a planta estiver em com boa saúde.

O Eduardo Mizuno, falou neste forum que nas suas Jabuticabeiras tem anos que ele nem faz a desfolha, justamente para dar mais vigor aos galhos.

Então, acho que cada um tem seu método e tambem varia muito de cada região do nosso país. Mas se você tem como fazer experiências...desfolhando uma ou duas vezes...vai em frente. Eu nunca fiz duas desfolhas por ano.
era isso um abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/04/05
Idade: 59
Mensagens: 197
Localização: Campo Mourão - Paraná

MensagemEnviada: Qui Nov 17, 2005 8:16 am    Assunto: Responder com citação

Oi Amigos!

Eu quero dizer a todos que também faço parte do time que tem dúvidas em relação à desfolha. Confesso que as únicas árvores que tive coragem de desfolhar até hoje foram três áceres que eu tenho.
Estou aguardando mais manifestações dos companheiros.

Abraços!

Gilson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fernando Souza
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/09/05
Mensagens: 135
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Nov 17, 2005 8:26 am    Assunto: Responder com citação

Bom-dia para todos.

Só uma consideração sobre o assunto. Não sei se isso se aplica a todas as espécies, mas quando é realizada uma poda ou desfolha de uma planta, uma grande parte da massa de raízes ignifica, tornando-se raízes estruturais (escuras e duras) e perdendo a função de alimentação (raízes esbranquiçadas e tenras). Por isso, o cuidado com a rega (principalmente em excesso), adubação e insolação tem que ser redobrado.

Um bom exemplo de massa de raízes saudáveis é o trabalho de transplante que o Toche (o cara sabe muito) demontrou no "Rempotage" aqui no Fórum. Dá pra ver com clareza a diferença das raízes ignificadas e das novas. Ele aproveita a desfolha (natural) de um Acer e o transplanta, reduzindo e equilibrando a massa de raízes com a copa.

Geralmente eu aproveito o transplante pra fazer essa redução da copa, já que também é feita uma poda das raízes.

É realmente uma questão muito importante a ser discutida, mas eu aconselho cuidado em fazer essa desfolha. Numa época de muita chuva, por exemplo, o excesso de água tende a sufocar as poucas raízes que sobraram depois que uma parte delas ignificou, matando a planta.

Espero ter ajudado, me corrijam se errei em alguma coisa.
Abraços e sucesso.
Fernando.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil