| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 40 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Jan 22, 2011 1:25 pm Assunto: Pintanga agarrada a rocha |
|
|
Amigos, este é o meu primeiro trabalho no estilo árvore sobre rocha e gostaria da opinião de vocês, sobre como está e o que pode melhorar.
Aqui no início do ano, com apenas a ponta da pedra aparecendo. Já havia plantado a Pitanga nela seis meses atrás.
Detalhe
Hoje, aproveitei para verificar como estavam as raízes se elas haviam prendido à pedra e achei interesse subir o material que ficou assim:
A frente da árvore
Parte de trás
Detalhe na pedra
Parte de trás
E também para completar o post a visual de cima da copa que já venho trabalhando há algum tempo:
Aguardo comentários. Um abraço![/img] |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Jan 22, 2011 1:45 pm Assunto: |
|
|
Roberto,vem fazendo um bom trabalho com esta pitangueira. Está bem saudável.
Para a espécie, o tempo que as raízes foram deixadas para "colar" na pedra foi pouco. Pelas fotos percebe-se que as raízes descem ao lado da pedra e não "coladas" nela. Isto pode ter acontecido também porque a pedra não apresenta ranhuras ou fendas para as raízes se fixarem.
Sugiro que a pedra seja substituida por outra com ranhuras e fendas e que as raízes sejam fixadas junto a pedra com o uso de tiras de borracha para ficarem bem apertadas.
Acredito que em 1 ou 2 anos tenhas um resultado melhor.
Outra opção seria eliminar a pedra e não colocar nada, aí você teria uma pitanga no estilo NEAGARI (raízes expostas.
Nnca tinha pensado em fazer isto com uma pitanga. Vou procurar uma para tal, hehehe. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 22, 2011 1:56 pm Assunto: |
|
|
Você tem razão, Ricardo. As raízes não estão tão agarradas à pedra em si. Neste procedimento, não houve perda de raízes finas, simplesmente subi o modelo e coloquei o substrato. Achas que posso fazer um novo trabalho nela agora? Ou devo esperar um pouco?
A sua ideia do Neagari me deixou em dúvida agora. rs rs rs O que eu faço? Mantenho o estilo e procuro uma pedra diferente ou faço o Neagari? Li aqui no forum também sobre esculpir a pedra para se adequar às raízes. Nesse caso qual o material utilizo?
Abraços |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Sáb Jan 22, 2011 2:56 pm Assunto: |
|
|
Caso você queira um exemplar no estilo sobre rocha na sua coleção, acho que deveria tentar melhora-lo.Você poderia estar fazendo a seguinte coisa, pegar umas tiras de material resistente ou borracha como o Ricardo falou, que é ótimo também mas tem que ficar de olho e substituir periodicamente porque ela resseca, ai você vai envolver as raízes prensando contra a rocha, e seria uma ótima coisa você estar plantando ela num recipiente maior ou pondo na mamadeira, ajudando as raízes engrossarem.Um espaço para a pitangueira engordar, unido com o prensa mento com borracha(ou similar), vai melhorar muito o estilo proposto, após uns 2anos acho que vai ficar show!, e caso fique alguma falha entre rocha e raiz, você pode estar corrigindo colocando musgo entre eles, alem de eliminar a falha fica bem natural.
Exemplo:
 _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sáb Jan 22, 2011 3:21 pm Assunto: |
|
|
rapaz...
acho que a pedra não encaixou legal ai não, mas tem jeito.
vc poderia retirar essa pedra e fazer uma usando cimento, a esta explicada no site do atelier e tem tem varios topicos no forum materias explicando o procedimento. criando uma pedra artificil vc vai aproveitar melhor a disposição interessante das raizes na minha opnião.
ou ainda pode mudar o estilo e partir pra um negari que acredito que ira ficar muito elegante.
caso opte por isso, pode usar as dicas do Andre e do ricardo para juntar um pouco mais as raizes.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 22, 2011 6:38 pm Assunto: |
|
|
André, obrigado pelas dicas. Para ser bem sincero, quando experimentei o estilo há seis meses eu não tinha muito ideia do que estava fazendo. Li muito aqui no forum e estou aprendendo muito com vocês. Filipe, obrigado pela sugestão do Neagari, mas pensando bem agora não posso fugir ao desafio de fazer sobre a rocha. Acho que a árvore tem grande potencial para isso.
Vou seguir o que foi falado, mudar para recipiente maior e trabalhar para encontrar "a pedra perfeita", ou criar uma que sirva. Vou atualizar aqui o trabalho assim como a trabalho na copa. Daqui uns dois anos mudo o post para a seção "Estudo" e compartilho tudo direitinho Abraços _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Sáb Jan 22, 2011 7:21 pm Assunto: |
|
|
Roberto, Caso pense num Neagari...ai segue umas imagens da net.
Particularmente eu prefiro um bonsai no estilo neagari com a copa mais próxima ao tronco, o Neagari é um estilo bem exótico, muito legal uma peça dessa na coleção...você deve estar ficando com uma duvida danada!rsrs
 _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 22, 2011 9:32 pm Assunto: |
|
|
AHHHHHHHHH! Assim fico maluco rs rs
Exemplares lindos! André, vou repensar o caso da minha pitanguinha...
Abços _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 6:39 am Assunto: bonsai |
|
|
O estilo ISHI TSUKI, ou arvore com pedra, é um tipo de trabalho que resulta melhor quando as raízes são de uma espécie que permitem a fusão pedra/raiz. Infelizmente, isso não ocorre com a maioria das espécies que conhecemos por aqui, ao contrário do que ocorre na natureza oriental.
As nossas nativas, como a jabu e a pitangueira, se enquadram justamente nesse aspecto. Ainda que alguns poucos trabalhos com elas dentro desse estilo possa até resultar interessante, o fato da fusão não ocorrer de maneira plena, como num ficus, por exemplo, frustra um pouco nosso trabalho, como no presente caso.
Em razão disso somente, é que muitas vezes é preferível então construir um bonsai no estilo Neagari, que além de bonito e interessante, é muito chamativo, além de altamente técnico, dada a dificuldade em transpor certas nuances e características a ele inerentes para uma nativa, como a pitangueira, acabe por se tornar um bonsai bem mais atraente, visualmente falando, que a manutenção ou insistência em repor uma pedra ou formato de pedra irregular, como sugere o nobre colega fazer.
Assim, me ponho ao lado dos demais, ao sugerir que, dadas essas condições adversas, e considerando o estado atual das raízes da planta, isto é, maduras e firmes, o ideal seja mesmo o estilo NEAGARI. Nesse caso, o vaso ideal deverá ser maior que o atual, de bordas bem rasas, com altura mínima, para realçar ainda mais a formação das raízes.
Há alguns vasos excentricos, chamados em japones de Kurama, que se adequam bem a esse tipo de construção no estilo Neagari. Aqui esse tipo de vaso é chamado de orgânico, e geralmente apresenta bordas irregulares e formatos adaptados, bem diferente mesmo. Uma laje de pedra irregular tambem atende bem a esse tipo de estilização.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 11:35 am Assunto: |
|
|
Obrigado Nick, sempre pontual em seus posts. Pois é amigo. Vou estudar o Neagari e tentarei o estilo já que as raízes estão longas e fortes. Até setembro, período de transplante, quero ver se arrumo o vaso adequado. Enquanto isso vou adubando e investindo na ramificação da copa.
Tenho uma dúvida. Já li aqui é possível proceder desfolha na pitangueira. Os amigos sabem dizer qual o melhor período para isso? Quantas desfolhas anuais?
Obrigado!
Abços _________________ ROBERTO FÁVARO
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 1:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
A planta estando bem saudável como a sua, pode realizar agora a desfolha, sem nenhum problema. Aconselho umas tres desfolhas durante o ano, para corrigir a estruturação, vez que fica mais facil aramar com a planta nua, ou então para acelerar ou engrossar algum galho. O processo só não deve ser feito quando a planta estiver debilitada ou apresentar sinais de frutificação eminente.
Inclusive, após a frutificação, antes dos frutos caírem, pode proceder a uma desfolha completa, para fotografar a planta com os frutos sem as folhas atrapalhando a visulaização. Após a queda dos frutos, aconselha-se uma desfolha parcial, mantendo apenas a copa com folhagem.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|