|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 39 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Jan 22, 2011 1:25 pm Assunto: Pintanga agarrada a rocha |
|
|
Amigos, este é o meu primeiro trabalho no estilo árvore sobre rocha e gostaria da opinião de vocês, sobre como está e o que pode melhorar.
Aqui no início do ano, com apenas a ponta da pedra aparecendo. Já havia plantado a Pitanga nela seis meses atrás.
Detalhe
Hoje, aproveitei para verificar como estavam as raízes se elas haviam prendido à pedra e achei interesse subir o material que ficou assim:
A frente da árvore
Parte de trás
Detalhe na pedra
Parte de trás
E também para completar o post a visual de cima da copa que já venho trabalhando há algum tempo:
Aguardo comentários. Um abraço![/img] |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Jan 22, 2011 1:45 pm Assunto: |
|
|
Roberto,vem fazendo um bom trabalho com esta pitangueira. Está bem saudável.
Para a espécie, o tempo que as raízes foram deixadas para "colar" na pedra foi pouco. Pelas fotos percebe-se que as raízes descem ao lado da pedra e não "coladas" nela. Isto pode ter acontecido também porque a pedra não apresenta ranhuras ou fendas para as raízes se fixarem.
Sugiro que a pedra seja substituida por outra com ranhuras e fendas e que as raízes sejam fixadas junto a pedra com o uso de tiras de borracha para ficarem bem apertadas.
Acredito que em 1 ou 2 anos tenhas um resultado melhor.
Outra opção seria eliminar a pedra e não colocar nada, aí você teria uma pitanga no estilo NEAGARI (raízes expostas.
Nnca tinha pensado em fazer isto com uma pitanga. Vou procurar uma para tal, hehehe. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 22, 2011 1:56 pm Assunto: |
|
|
Você tem razão, Ricardo. As raízes não estão tão agarradas à pedra em si. Neste procedimento, não houve perda de raízes finas, simplesmente subi o modelo e coloquei o substrato. Achas que posso fazer um novo trabalho nela agora? Ou devo esperar um pouco?
A sua ideia do Neagari me deixou em dúvida agora. rs rs rs O que eu faço? Mantenho o estilo e procuro uma pedra diferente ou faço o Neagari? Li aqui no forum também sobre esculpir a pedra para se adequar às raízes. Nesse caso qual o material utilizo?
Abraços |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Sáb Jan 22, 2011 2:56 pm Assunto: |
|
|
Caso você queira um exemplar no estilo sobre rocha na sua coleção, acho que deveria tentar melhora-lo.Você poderia estar fazendo a seguinte coisa, pegar umas tiras de material resistente ou borracha como o Ricardo falou, que é ótimo também mas tem que ficar de olho e substituir periodicamente porque ela resseca, ai você vai envolver as raízes prensando contra a rocha, e seria uma ótima coisa você estar plantando ela num recipiente maior ou pondo na mamadeira, ajudando as raízes engrossarem.Um espaço para a pitangueira engordar, unido com o prensa mento com borracha(ou similar), vai melhorar muito o estilo proposto, após uns 2anos acho que vai ficar show!, e caso fique alguma falha entre rocha e raiz, você pode estar corrigindo colocando musgo entre eles, alem de eliminar a falha fica bem natural.
Exemplo:
 _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sáb Jan 22, 2011 3:21 pm Assunto: |
|
|
rapaz...
acho que a pedra não encaixou legal ai não, mas tem jeito.
vc poderia retirar essa pedra e fazer uma usando cimento, a esta explicada no site do atelier e tem tem varios topicos no forum materias explicando o procedimento. criando uma pedra artificil vc vai aproveitar melhor a disposição interessante das raizes na minha opnião.
ou ainda pode mudar o estilo e partir pra um negari que acredito que ira ficar muito elegante.
caso opte por isso, pode usar as dicas do Andre e do ricardo para juntar um pouco mais as raizes.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 22, 2011 6:38 pm Assunto: |
|
|
André, obrigado pelas dicas. Para ser bem sincero, quando experimentei o estilo há seis meses eu não tinha muito ideia do que estava fazendo. Li muito aqui no forum e estou aprendendo muito com vocês. Filipe, obrigado pela sugestão do Neagari, mas pensando bem agora não posso fugir ao desafio de fazer sobre a rocha. Acho que a árvore tem grande potencial para isso.
Vou seguir o que foi falado, mudar para recipiente maior e trabalhar para encontrar "a pedra perfeita", ou criar uma que sirva. Vou atualizar aqui o trabalho assim como a trabalho na copa. Daqui uns dois anos mudo o post para a seção "Estudo" e compartilho tudo direitinho Abraços _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Sáb Jan 22, 2011 7:21 pm Assunto: |
|
|
Roberto, Caso pense num Neagari...ai segue umas imagens da net.
Particularmente eu prefiro um bonsai no estilo neagari com a copa mais próxima ao tronco, o Neagari é um estilo bem exótico, muito legal uma peça dessa na coleção...você deve estar ficando com uma duvida danada!rsrs
 _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 22, 2011 9:32 pm Assunto: |
|
|
AHHHHHHHHH! Assim fico maluco rs rs
Exemplares lindos! André, vou repensar o caso da minha pitanguinha...
Abços _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 6:39 am Assunto: bonsai |
|
|
O estilo ISHI TSUKI, ou arvore com pedra, é um tipo de trabalho que resulta melhor quando as raízes são de uma espécie que permitem a fusão pedra/raiz. Infelizmente, isso não ocorre com a maioria das espécies que conhecemos por aqui, ao contrário do que ocorre na natureza oriental.
As nossas nativas, como a jabu e a pitangueira, se enquadram justamente nesse aspecto. Ainda que alguns poucos trabalhos com elas dentro desse estilo possa até resultar interessante, o fato da fusão não ocorrer de maneira plena, como num ficus, por exemplo, frustra um pouco nosso trabalho, como no presente caso.
Em razão disso somente, é que muitas vezes é preferível então construir um bonsai no estilo Neagari, que além de bonito e interessante, é muito chamativo, além de altamente técnico, dada a dificuldade em transpor certas nuances e características a ele inerentes para uma nativa, como a pitangueira, acabe por se tornar um bonsai bem mais atraente, visualmente falando, que a manutenção ou insistência em repor uma pedra ou formato de pedra irregular, como sugere o nobre colega fazer.
Assim, me ponho ao lado dos demais, ao sugerir que, dadas essas condições adversas, e considerando o estado atual das raízes da planta, isto é, maduras e firmes, o ideal seja mesmo o estilo NEAGARI. Nesse caso, o vaso ideal deverá ser maior que o atual, de bordas bem rasas, com altura mínima, para realçar ainda mais a formação das raízes.
Há alguns vasos excentricos, chamados em japones de Kurama, que se adequam bem a esse tipo de construção no estilo Neagari. Aqui esse tipo de vaso é chamado de orgânico, e geralmente apresenta bordas irregulares e formatos adaptados, bem diferente mesmo. Uma laje de pedra irregular tambem atende bem a esse tipo de estilização.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 11:35 am Assunto: |
|
|
Obrigado Nick, sempre pontual em seus posts. Pois é amigo. Vou estudar o Neagari e tentarei o estilo já que as raízes estão longas e fortes. Até setembro, período de transplante, quero ver se arrumo o vaso adequado. Enquanto isso vou adubando e investindo na ramificação da copa.
Tenho uma dúvida. Já li aqui é possível proceder desfolha na pitangueira. Os amigos sabem dizer qual o melhor período para isso? Quantas desfolhas anuais?
Obrigado!
Abços _________________ ROBERTO FÁVARO
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 1:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
A planta estando bem saudável como a sua, pode realizar agora a desfolha, sem nenhum problema. Aconselho umas tres desfolhas durante o ano, para corrigir a estruturação, vez que fica mais facil aramar com a planta nua, ou então para acelerar ou engrossar algum galho. O processo só não deve ser feito quando a planta estiver debilitada ou apresentar sinais de frutificação eminente.
Inclusive, após a frutificação, antes dos frutos caírem, pode proceder a uma desfolha completa, para fotografar a planta com os frutos sem as folhas atrapalhando a visulaização. Após a queda dos frutos, aconselha-se uma desfolha parcial, mantendo apenas a copa com folhagem.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|