FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tuia Nana
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Bohrier

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 9:01 am    Assunto: Tuia Nana Responder com citação

Ganhei uma Tuia nana linda há alguns meses.

De repente, ela começou a secar. Do nada, sem mudança de habitos.
Podei uns galhos mais secos, coloquei mais agua q de costume e nada, continuou secando.

No meu desespero, tirei do vaso para ver se nao era nada na raiz. lavei o torrao, deixei sem nada (loucura, eu sei), comprei substrato desses prontos e replantei.

Parou de morrer (acho).

MNas agora me sobrou isto:

Chamaecyparis obtusa nana

e agora?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lenio Nascimento

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 11:41 am    Assunto: Tuia nana Responder com citação

Amigo,

Não sei a opinião dos mestres, mais como tenho uma Tuia, achei convêniente responder.

Olha, imagino que vc deveria colocar esta planta em um escorredor de macarrão ( mamadeira), retirar 50% de sustrato e colocar 25% pedriscos de areia lavada,mais 25% de pedriscos de tijolo, deixa ela meia sombra para ver se recupera.

Nesta foto que vc postou me parece que sua planta anda pegando pouco sol, é verdade ou estou enganado.

Abraços,

LENIO NASCIMENTO
Bohrier

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 11:53 am    Assunto: Responder com citação

pouco sol nao, ela tá é se recuperando de uma quase morte!
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Sorte é o que desejamos para vc... Esta espécie é muito temperamental e com estas intervenções fora de época é fatal...
abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 9:15 am    Assunto: bonsai Responder com citação

O meu conselho é bem radical: esqueça essa planta. Coloque ela em um local onde receba luz e calor solar indiretos, embaixo de alguma bancada ou mesmo alguma planta maior, onde o sol forte da tarde não a alcance. E deixe por lá, esquecida. Só lembre dela vez ou outra, para regar. Evil or Very Mad

Enquanto isso, vá cuidando de adquirir outras plantas, mais interessantes e que apresentem um resultado mais promissor, incluso por serem mais fáceis de lidar e de trabalhar, do que essa espécie. Sad

O nome dela é Chamaecyparis gracilis nana, ou como gostam de chamar de tuia, então chame Tuia Nana. Não é uma planta recomendada para bonsai, apesar de ser muito vendida pelos vendedores picaretas de plantão como "mausai". É extremamente complexa, com um trato e cuidados dificilimos, que a maioria dos bonsaistas, experientes ou não, recusa ter ou cultivar, por não apresentar muitas possibilidades de retorno. Shocked

Essa espécie prefere climas mais frios, como os do sul, onde vai bem. Gosta de sombra e agua fresca, mas sem encharcamento nem excesso. Prefere um cultivo à sombra, sendo melhor cultivada em local coberto, onde a luz e o calor solar não a atinjam diretamente. O solo para cultivo deve ser similara ao da azalea: substrato neutro, porém organico, leve, com boa drenagem mas que mantenha uma umidade constante o dia todo. Um bom solo para ela deve conter musgo esfagno seco, terra de xaxim ou fibra de coco, Bioplant.

Não gosta de solo com pedrisco de calcario, nem se dá melhor com caco ceramico. Pode-se acrescentar ao substrato um pouco de casca de pinheiro e carvão, para auxiliar numa melhoria quanto a acidez do solo. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 12:54 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
O meu conselho é bem radical: esqueça essa planta. Coloque ela em um local onde receba luz e calor solar indiretos, embaixo de alguma bancada ou mesmo alguma planta maior, onde o sol forte da tarde não a alcance. E deixe por lá, esquecida. Só lembre dela vez ou outra, para regar. Evil or Very Mad

Enquanto isso, vá cuidando de adquirir outras plantas, mais interessantes e que apresentem um resultado mais promissor, incluso por serem mais fáceis de lidar e de trabalhar, do que essa espécie. Sad

O nome dela é Chamaecyparis gracilis nana, ou como gostam de chamar de tuia, então chame Tuia Nana. Não é uma planta recomendada para bonsai, apesar de ser muito vendida pelos vendedores picaretas de plantão como "mausai". É extremamente complexa, com um trato e cuidados dificilimos, que a maioria dos bonsaistas, experientes ou não, recusa ter ou cultivar, por não apresentar muitas possibilidades de retorno. Shocked

Essa espécie prefere climas mais frios, como os do sul, onde vai bem. Gosta de sombra e agua fresca, mas sem encharcamento nem excesso. Prefere um cultivo à sombra, sendo melhor cultivada em local coberto, onde a luz e o calor solar não a atinjam diretamente. O solo para cultivo deve ser similara ao da azalea: substrato neutro, porém organico, leve, com boa drenagem mas que mantenha uma umidade constante o dia todo. Um bom solo para ela deve conter musgo esfagno seco, terra de xaxim ou fibra de coco, Bioplant.

Não gosta de solo com pedrisco de calcario, nem se dá melhor com caco ceramico. Pode-se acrescentar ao substrato um pouco de casca de pinheiro e carvão, para auxiliar numa melhoria quanto a acidez do solo. Shocked

Ótima resposta... Esse nick é fera.....
Perdi uma nana minha por causa apenas do corte de um galhinho fora de época.... tenho outras q adquiri no início e só não me desfaço por valor sentimental... deixa elas lá.... são tão pequeninas q não atrapalham em nada mesmo.
Obrigado nobre amigo Nick.
Aliás... esse nick q vc usa é meio doido... hehehehe... fury? vc é bravo?
qual o nome no nosso grande bonsaista?
abraço
Bohrier

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 1:12 pm    Assunto: Responder com citação

Nick Fury é (ou era) o chefao da S.H.I.E.L.D., uma organizaçao de agentes secretos do Universo Marvel, que conta com varios heróis, e cuida da segurança da terra a partir de um "porta-aviões" voador. E ele nem tem super-poderes.

Resumindo, Nick Fury é o Cara.

ah! e obrigado pelas dicas!
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

boiei no seu post aí bohrier,pode falar mais ?
Bohrier

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 2:30 pm    Assunto: Responder com citação

hehehe

é que Nick Fury é o nome de um personagem de quadrinhos, da editora Marvel Comics, a mesma do Homem-Aranha, Hulk, Thor e Homem de Ferro.

E Este personagem é Chefe de uma Organização chamada S.H.I.E.L.D., que é tipo (grosseiramente falando) um FBI ou CIA com agentes com super-poderes. A base da organização é um porta-aviões voador, gigantesco, de onde eles monitoram o planeta e organizam missoes para manter a Terra a salvo.

Esclareci? =)
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 3:31 pm    Assunto: Responder com citação

sim,esclareceu,vlw ae,é q eu nao sabia do personagem do ilustre participante do nosso forum
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2011 10:39 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Agradeço ao esclarecimento do nobre colega Bohrier, mas devo acrescentar que, na verdade, o apelido "nickyfury" que pesquisei e resolvi adotar há uns 15 anos atrás é ainda mais antigo: ele é o nome de uma personagem de histórias em quadrinhos da década de 1950, um detetive negro, por sinal, na Nova York dos anos 30/40. Por ser negro, a personagem sofria um bocado para conseguir resolver seus "casos", pois a discriminação racial nos EUA sempre foi de arrebentar com os negros, sendo detetive e vivendo disso então, nem se comenta. Very Happy

Mais tarde foi que surgiu o pseudo herói mencionado pelo nobre colega Bohrier, ou seja, o chefe da SHIELD, que escolheu como eu o apelido/nome "nickyfury" para se identificar. Nada a ver, portanto, um com o outro. Nem comigo, aliás, que não sou negro nem nada, mas quis, com a adoção, fazer uma justa homenagem àquela personagem de histórias em quadrinhos tão pouco conhecido no Brasil como nos EUA. Rolling Eyes

Detalhe importante: adotei esse apelido não foi por causa de forum de bonsai não. É que ao abrir uma primeira conta de email, no antigo site do UOL, quiseram colocar um numero na frente do meu nome de batismo, pois havia outros "trocentos" com o mesmo nome que eu. Então, optei por escolher um "bem diferente", adotando "nickyfury" a partir dessa época até hoje. Very Happy

Para quem não me conhece pessoalmente, meu nome é Luiz Fernando. Mas pode me tratar por nick, que não me apoquento nem me amofino. Álias, o "fury" não tem nada a ver com furioso, pelo menos não comigo, nem da minha parte. Sou do bem, como dizem os bonsaista foristas Dona Angela, grande amiga, e o Illex, outro grande amigo bonsaista e forista. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2011 11:51 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Agradeço ao esclarecimento do nobre colega Bohrier, mas devo acrescentar que, na verdade, o apelido "nickyfury" que pesquisei e resolvi adotar há uns 15 anos atrás é ainda mais antigo: ele é o nome de uma personagem de histórias em quadrinhos da década de 1950, um detetive negro, por sinal, na Nova York dos anos 30/40. Por ser negro, a personagem sofria um bocado para conseguir resolver seus "casos", pois a discriminação racial nos EUA sempre foi de arrebentar com os negros, sendo detetive e vivendo disso então, nem se comenta. Very Happy

Mais tarde foi que surgiu o pseudo herói mencionado pelo nobre colega Bohrier, ou seja, o chefe da SHIELD, que escolheu como eu o apelido/nome "nickyfury" para se identificar. Nada a ver, portanto, um com o outro. Nem comigo, aliás, que não sou negro nem nada, mas quis, com a adoção, fazer uma justa homenagem àquela personagem de histórias em quadrinhos tão pouco conhecido no Brasil como nos EUA. Rolling Eyes

Detalhe importante: adotei esse apelido não foi por causa de forum de bonsai não. É que ao abrir uma primeira conta de email, no antigo site do UOL, quiseram colocar um numero na frente do meu nome de batismo, pois havia outros "trocentos" com o mesmo nome que eu. Então, optei por escolher um "bem diferente", adotando "nickyfury" a partir dessa época até hoje. Very Happy

Para quem não me conhece pessoalmente, meu nome é Luiz Fernando. Mas pode me tratar por nick, que não me apoquento nem me amofino. Álias, o "fury" não tem nada a ver com furioso, pelo menos não comigo, nem da minha parte. Sou do bem, como dizem os bonsaista foristas Dona Angela, grande amiga, e o Illex, outro grande amigo bonsaista e forista. Wink

Tá vendo..... Nick (Luis Fernando) tb é história.....
abraço e desculpe tirar o foco do tópico.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: