FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Fukinagashi jabuticabeira
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Palonde Teixeira



Registrado: 17/03/10
Idade: 37
Mensagens: 43
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Qui Abr 22, 2010 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

Senhor Elio, mais uma vez muito obrigado pelas informações.
Um grande abraço.
Fica com Deus e que ele te abençoe.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Qui Abr 22, 2010 3:09 pm    Assunto: Responder com citação

Só pra contrariar kkk....
Olha o q eu achei numa exposição de bonsai na china (sei que não é tropical):



endereço:
http://www.bonsai.gd.cn/gdfc/zs-hp.html
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qui Abr 22, 2010 5:08 pm    Assunto: Responder com citação

Palonde Teixeira escreveu:
Senhor Elio, mais uma vez muito obrigado pelas informações.
Um grande abraço.
Fica com Deus e que ele te abençoe.


Palonde, deixa o "senhor" de lado.
O verdadeiro Senhor tem me abençoado muito!

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Palonde Teixeira



Registrado: 17/03/10
Idade: 37
Mensagens: 43
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Sáb Maio 08, 2010 10:58 am    Assunto: Responder com citação

Laudir,
que belo exemplar....quem sabe um dia posso cultivar um desses!!!

Elio,
vou deixar sim, mais chamei vc de senhor não só por sua idade, mas também por respeito e admiração pelos seus conhecimentos...e pode ter certeza que Deus vai continuar lhe abençoando.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Palonde Teixeira



Registrado: 17/03/10
Idade: 37
Mensagens: 43
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Sáb Maio 08, 2010 11:03 am    Assunto: Responder com citação

Atualizando as fotos, colocando uma garrafa como escala pra vcs terem maior visão da muda.
Dei uma pequena inclinada para ela não sentir muito.














Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Maio 08, 2010 3:53 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Palonde, muito embora as opiniões tenham sido todas contrárias à sua estilização, acho que, apesar de tudo, ela ficou razoavelmente boa. O estilo Fukinagashi, onde o verbo japonês FUKU, significa "soprar", transmite a impressão de que a arvore está sofrendo constantemente ação de um vento de certa intensidade. Ou sofreu, em períodos alternados, vez que o vento, às vezes, para por algum tempo de soprar. Rolling Eyes

Consoante isso, eu consideraria a sexta foto, de cima para baixo, como sendo a frente ideal para sua planta, caso sua opção seja mantê-la neste estilo. O dificultoso, em se tratando de jabu, é que a aramação deve sempre ser repetida, para que o galho fique na posição desejada. Por vezes, em razão disso, costuma-se trabalhar mais com a poda, reduzindo o comprimento do galho, para forçar com aramação um seguimento mais grosso de galho, ao invés dos galhos mais finos. Very Happy

Há um consenso que recomenda que, ao estilizarmos uma planta no estilo fukinagashi, o tronco não poderia ser reto. Isso fica evidenciado pela foto mostrada pelo Laudir, em que uma bougainvillea (ou primavera), foi estilizada como fukinagashi. Mas, mesmo nessa planta, o tronco não é forçosamente o ideal para o estilo, apenas os galhos é que são posicionados dando a entender essa idéia. Very Happy

Logo, no meu entendimento, é possível sim trabalhar o tronco da sua arvore e os galhos, no estilo fukinagashi. Claro, alguns galhos teriam que ser reposicionados corretamente, outros teriam que ser cortados fora, e o ápice teria que acompanhar melhor a estruturação aerea pretendida para que o estilo se firmasse adequadamente. Daí, talvez, a dificuldade apontada pelos demais foristas. Very Happy

Uma outra solução para sua planta, tambem, poderia ser a formação de um bonsai tipo floresta, em que o tronco principal ficaria "deitado", e os galhos aramados formariam a floresta propriamente dita. Parece complicado isso, mas é um dos estilos mais praticados por bonsaistas mundo afora. Eis modelos para vc perceber do que estou tratando aqui:

O estilo chama-se NETSURANARI, ou raiz reptante:






Como tudo mais em bonsai, há controvérsias a respeito do termo referente a este estilo. Uns entendem que o netsuranari é uma raiz que se prolongou no solo, dando origem a diversas arvores a partir dela. Outros, que o termo correto (no caso de aplicado a sua planta) seria o IKADABUKI, ou estilo balsa. Qualquer que seja a resposta, ambos podem ser construídos usando-se um tronco com galhos apenas de um dos lados da arvore, cuidando-se de construir pontos para novas raízes no dorso da planta (que ficaria em contato permanente com o solo), enquanto as raízes originais são acondicionadas na parte externa, até serem substituidas pelas novas. Very Happy



Neste estilo não há o que falar contra o uso da jabu. Por vezes, uma velha jabu tomba ao solo e de seu tronco emergem novas arvores, como tenho visto em plantações de jabuticabeiras, em fazendas no interior de Minas e Goiás. É válido, então, desenvolver esse estilo bonsai com uma jabu. Very Happy

[img]http://aidobonsai.files.wordpress.com/2008/12/noe_31_groot.jpg?w=450&h=319[/img]
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Palonde Teixeira



Registrado: 17/03/10
Idade: 37
Mensagens: 43
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Seg Maio 10, 2010 12:45 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky

Muito obrigado por todas as informações gostei muito.
Ainda estou com dúvidas de como prosseguir, tenho até a primavera para decidir...por isso conto com a ajuda de todos para escolher a melhor opção.
Se a muda fosse sua qual seria a sua escolha???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 9:03 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Se fosse minha, na próxima primavera transplantaria, usando como base uma laje de pedra. Antes, faria um shari no tronco, na parte contrária da saída dos galhos. Reduziria o comprimento de alguns galhos, de baixo para cima, de forma a obter uma melhor triangulação, cortando fora os galhos excedentes, não necessários ao estilo. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 29/04/10
Idade: 37
Mensagens: 455
Localização: Teófilo Otoni - MG

MensagemEnviada: Qui Maio 13, 2010 5:51 pm    Assunto: Responder com citação

Ludir, essa é uma das arvores mais lindas que já vi.

Sou completamente facinado por Fukinagashi.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Palonde Teixeira



Registrado: 17/03/10
Idade: 37
Mensagens: 43
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Sáb Maio 15, 2010 10:56 am    Assunto: Responder com citação

Nicky

este estilo é muito interessante, pórem difícil...então vou fazer algumas perguntas...o shari em baixo é para estimular o crescimento das raizes???
como fazemos para estimular o crescimento de galhos na parte inferior do tronco???no transplante como devo plantala???

ainda estou na dúvida,de que estilo escolher...
mas é bacana aprender tanto em uma unica planta,tantas opiniões,tantos ensinamentos...gostaria de agradecer a todos e continuar pedindo ajuda...qual será a melhor escolha???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Palonde Teixeira



Registrado: 17/03/10
Idade: 37
Mensagens: 43
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Qua Ago 04, 2010 6:06 pm    Assunto: Responder com citação

Depois de muito pensar em todas alternativas decidi voltala para hokidashi...
Voltei ela no mês passado sei que não era uma época boa para mexer, mas vi que a jabuticaba é muito forte, e esperei para ver como ela iria reagir por isso só postei as fotos agora!!!





















Estou tentando abrir bem os galhos primários para q os outros possam crescer com mais espaço...estou fazendo certo???





No mês de setembro vou transplantala em um escorredor, para futuramente colocala em uma mamadeira...e neste período bastante adubo!!!

Gostaria que todos me ajudassem nas intercalações de adubos, em qual época devo utilizar cada um!!!???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Palonde Teixeira



Registrado: 17/03/10
Idade: 37
Mensagens: 43
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 4:38 pm    Assunto: Responder com citação

No mês de outubro fiz o transplante para o escorredor utilizando um substrato:

30% PEDRISCO
20% CACO TELHA
20% AREIA
20% TERRA VEGETAL
10% TERRA DE XAXIM



MISTURADO



Olhem como as raizes estavam!!!



Mãos a obra!!!



Desfolhagem.



Após ser aramada.









Agora já transplantada, desfolhada e aramada.



No mês de novembro ela já estava reagindo bem então eu a adubei com torta de mamona, farinha de osso, cinza e um pouco de esterco.

Agora no mês de fevereiro eu gostaria de começar a utilizar um adubo químico...Só que estou na dúvida em qual utilizar!!!

Gostaria muito da ajuda dos amigos aqui do fórum, qual formula e qual marca usar???

Tem alguma diferença entre marcas???Mesmo se a formula for a mesma??? Porque os preços são muito diferentes.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2011 12:43 pm    Assunto: Responder com citação

Palonde, o importante do adubo químico é:

1. Concentração do NPK. Pode ser 8-8-8, 9-9-9, 04.14.8, 8.9.9, vc encontra diversas concentrações.
2. Conter micronutrientes

Um dos que considero bom é o Biofert Plus.

O Fosway - 0-30-20, também é muito bom para floríferas e frutíferas.

Para os adubos líquido use a metade da dose recomendada.

Para mim o "the best" é o Osmocote.

Adubação: " Maior frequência; menor quantidade", essa é a regra.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 256
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2011 10:59 pm    Assunto: Responder com citação

puxa amigo,embora vc tenha feito um trabalhinho legal,vc tinha um hokidachi em ponto de bala
_________________
"Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado."
Provérbio chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Palonde Teixeira



Registrado: 17/03/10
Idade: 37
Mensagens: 43
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 7:57 am    Assunto: Responder com citação

Elio muito obrigado pelas dicas...aí vai mais uma perguntinha...posso utilizar o foliar uma vez por semana e o osmocote juntos como ele é de liberação lenta???Pretendo começar esta semana!!!

Hudson esta é minha primeira muda...por não ter experiencia pensei que poderia fazer Fukinagashi, mas a jabu não é uma espécie indicada para este estilo.Então perdi mais de um ano de trabalho...por isso entrei aqui no forum e estou aprendendo muito...como se diz vivendo e aprendendo!!!

Abraços amigos fiquem com Deus!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil