Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Out 20, 2010 11:02 am Assunto: |
|
|
Optaria pelo Chokkan se fosse minha também. Acho mais difícil conseguir um tronco reto com conicidade boa para Chokkan, e ainda por ser uma duranta, deve conseguir formar bons patamares bem distribuídos. Deixa ela brotar a vontade, e a cada broto, quando atingir uns 3 cm, começar a direcionar o galho no sentido horizontal para poder ser aproveitado bem futuamente (com muito cuidado para não quebrar o galho e não esperar muito tempo para direcionar, pois depois o galho não permite entortar pois quebra fácil).
Mas vai depender das brotações dela, é aguardar |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Out 20, 2010 11:30 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100 escreveu: | Desculpe a projeção tosca, fiz correndo
Chokkan, sugerido pelo Filipe
Moyoji
 |
caraaaaaaaaaaca.... como é q com projeções parecer ser tudo mais fácil... hehehehe
gostei do shokan também... o moyogi creio q vai demorar muuuuito tempo....
mais alguma opinião? _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 52 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Qua Out 20, 2010 11:47 pm Assunto: |
|
|
Laudir escreveu: | vou sugerir algo devido a ser uma duranta:
Deixa crescer brotação intensa na base do tronco... qdo estes brotos atingirem a grossura de uma caneta bic, corta bem rente ao tronco... isso vai proporcionar uma melhor conicidade. Estou fazendo isso com uma muda que é muito pescoçuda... |
E voto na experiência do amigo Laudir...
Na minha opinião tem de deixar o trauma do "atropelamento" passar, esperar as novas brotações e depois pensar em qual estilo seguir...
Fábio |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Nov 11, 2010 11:53 pm Assunto: |
|
|
Atualização Nov 2010
Olá pessoal.. como prometi estou postando uma foto da planta agora já se recuperando um mês depois do transplante.... críticas serão bem vindas
Será q posso considerar q a planta está se recuperando bem?
abraço à todos _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Editado pela última vez por Mcdonald em Seg Fev 07, 2011 12:12 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Dez 03, 2010 2:29 am Assunto: |
|
|
Pessoal.... como o laudir disse, aparaceu brotações bem no pé do pingo d'ouro o que melhoraria sua conicidade... agora uma pergunta. Este galho da foto já está o triplo do tamanho, se eu enterrar ele, se transforma em raiz?
Pergunto pq ajudaria a melhorar o nebari....
Me desculpem a afobação com tantas perguntas, mas é que tenho uma sede enorme deste conhecimento. Estou até me contendo um pouco pq acho q já estou sendo um pouco chato...
abraços _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 07, 2011 12:20 pm Assunto: |
|
|
Pessoal... ai vai uma atualização da planta....
Antes
Desfolhada
E agora com direito a uma bacia e um substrato decente.
Notem que deixei um galho abaixo com folhas... É um galho de sacrifício para melhor a conicidade....
Fiz esta intervenção agora porque a faculdade começou e vai demorar a mecher com ela de novo...
Sugestões e críticas serão bem vindas...
abraço à todos _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Fev 07, 2011 3:19 pm Assunto: |
|
|
Olá Mc,
Acho que se a intenção é usar aquele galho cm sacrifício, seria então legal cobrir a sua base com substrato para que crie raízes e assim ganhe conicidade desde de baixo evitando que vire apena um caroço no futuro devido a espessura atual do tronco principal. Ñ sei cm as durantas reagem a anéis do tipo alporque, mas talvez seja válida a tentativa de fazer um bem no pé deste galho e colocar enraizador. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 07, 2011 11:11 pm Assunto: |
|
|
Boa dica Marcio... mas tem um probleminha... hehehe.. o lado que quero que crie mais raizes é o oposto. Por que quando foi atropelada a planta, a maioria das raizes do lado da batida se quebraram e agora temos que recomeçar aquele lado... Quanto ao anel, ótima idéia. Vou esperar bastante tempo agora e se o nebari continuar me desagradando vou tentar esta técnica.
Ahhhhhhhhhhhh..;.. não esqueçi da nossa pizza não viu..... é que tá osso pro meu lado... facu, trampo.. vc já passou por isso e sabe como é...
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 1:39 am Assunto: |
|
|
faz um semi anel... somente do lado onde não tem raízes pra formar um bom nebari! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 12:39 pm Assunto: |
|
|
Creio eu que não. Durantas são muito resistentes! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 2:06 pm Assunto: |
|
|
Uau! Uma inclinadinha básica e mudou toda a planta! Vai ficar muito show!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 7:10 pm Assunto: |
|
|
Blz Mc, assim que possível vamos à pizza,rsrs.
Mesmo que queira criar raízes do outro lado, ainda assim usaria fzr então os dois anéis, ou melhor, 2 semi anéis, sendo 1 de cada lado + ou - cm a foto abaixo.
Cara tô desfazendo de mais algumas mudas, ñ tenho mais espaço. Sua muda de ulmus tb tá quase pronta. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 8:58 pm Assunto: |
|
|
Quer dizer que se fizer dos anéis na base (descascando...?), naquele lugar a planta emitirá novas raízes?
Mas isso vale para qualquer planta...?
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
|