Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 11:19 am Assunto: Odeio raizes pivotantes |
|
|
Olá gente, sei que não é de muita valia, mas deixo aqui meu testemunho. Estou tentando tirar um toco de um araçá cortado pelo meu pai uns 2 anos atrás. Meu pai riu quando eu disse que ia tirar, mas nem dei muita boa e lá fui eu, munido de cortadeira e enxada.
No primeiro dia eu comecei a cavocar por volta e cortar umas raízes (cujo diâmetro era quase o meu braço), então começou a chover. Salvo pelo gongo, continuei o trabalho no outro dia. Mesma coisa. Começou a chover e eu parei.
Hoje acordei meio cedo visando terminar o serviço. Cavoco, cavoco, corto raiz, tiro pedra (tá cheio de caco de telha entrelaçado no raizame, pelo menos agora não vai faltar caco de telha pros vasos) e nem sinal do toco ceder, mexo nele e nem balança. Meu pai, ao me ver fazendo isso, disse: "Se você arrancar esse troço vai aprender bonsai direto com os japoneses, porque vai vir um japonês grudado."
Tô quase desistindo, deve ter uns 20cm de diâmetro por uns 30 de altura.
Tô querendo deixar um pouco das raizes finas e cortar logo abaixo delas, porque tirar tudo não tem como. Só com uma escavadeira.
ODEIO PIVOTANTES. E TENHO DITO. _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 11:42 am Assunto: |
|
|
Citação: | "Se você arrancar esse troço vai aprender bonsai direto com os japoneses, porque vai vir um japonês grudado."
|  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 1:45 pm Assunto: |
|
|
Ótima essa do japonês grudado!
Mas quanto a pivotante, não desista! Este araçá provavelmente nasceu por semente então o desenvolvimento da pivotante está acompanhando o crescimento da planta desde o início!
Mas como todos dizem e eu assino embaixo: na arte do bonsai tem que ter PACIÊNCIA! Se você for cortando aos poucos uma hora ela irá ceder!
Uma dica (que segundo minha pequena experiência, funcionará): Corte um pouco a cada dia e cubra novamente o buraco com terra quando terminar. Isso dará tempo da planta ir criando mais um pouco de raízes capilares (aquelas que alimentam a planta) no local onde você quer. E acho que, com o tempo, o corte irá "enfraquecer" a pivotante, então ela irá ficar mais fácil de ser cortada.
Se a dica acima não funcionar, use a frase acima dela! Tenha paciência!
Abraços e boa sorte!  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Jonathan Richetti 1.o PASSO

Registrado: 19/12/10 Idade: 35 Mensagens: 125 Localização: Cascavel-PR
|
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 3:38 pm Assunto: |
|
|
Fora que é do lado de um muro, o que atrapalha bastante na hora de cavar.
Abraço _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 3:47 pm Assunto: |
|
|
Já ouviu falar de uma empresa que fábrica umas maquinas, chama Caterpilar...  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 11:43 pm Assunto: |
|
|
Pedro Catarin escreveu: | Já ouviu falar de uma empresa que fábrica umas maquinas, chama Caterpilar...  |
kakakakakakaka me desculpem mas chorei de rir com este tópico..... kakakakakakaka
Boa sorte amigo... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 10:11 am Assunto: |
|
|
Tópico muito bom! Rir é mesmo o melhor remédio.
Helio, já tentou fazer um buraco (coroa) maior ao redor da árvore, de maneira que tu possa entrar com um serrote e cortar a pivotante?
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 11:18 am Assunto: |
|
|
xD _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 12:18 pm Assunto: |
|
|
Citação: | Helio, já tentou fazer um buraco (coroa) maior ao redor da árvore, de maneira que tu possa entrar com um serrote e cortar a pivotante?
|
Já, mas tem tanta raiz que nem consigo ver a principal :/
Abraço _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 12:23 pm Assunto: |
|
|
Amarre uma corda envolta das raízes, de preferência por baixo, com um nó de peão (aquele de amarra os pés do bezerro), e amarre em algum lugar de modo que a corda puxe o torrão de raízes para cima, isso fará com que você tenha uma melhor visualização da raízes pivotante!
Uia... falei que nem o Nick!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 12:37 pm Assunto: |
|
|
Odeio raizes pivotantes, principalmente quando elas não existem hahaha.
Fui cortando as raizes que iam pra baixo e aos poucos foi cedendo, até que arranquei aquele monstrinho
Quando terminei, entrei em casa e disse pro meu pai ligar pro serviço de imigração porque tinha um monte de japa querendo entrar no Brasil ilegalmente pelo buraco.
Acho que ele ficou meio de cara.
Depois posto fotos, agora tá chovendo
Abraços _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 7:25 pm Assunto: |
|
|
Fiquei muito curioso,,,,,estou aguardando as fotos. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

|
|
|
 |
|