|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ANA PAULA SOUZA VIEIRA
Registrado: 22/11/10 Idade: 44 Mensagens: 7 Localização: RECIFE-PE
|
Enviada: Dom Fev 06, 2011 5:52 pm Assunto: URGENTE!!!! BONSAI COM TRêS TIPOS ESPÉCIES. O QUE FAZER |
|
|
Olá, sou nova e gostaria de saber a experiência de vocÊs. Eu comprei um bonsai (eu acho que é só pré-muda ou muda, sei lá) de quatro espécies juntas, tuia azul, cedro nana, serissa e um arbusto que não consegui descobrir o nome. O cedro morreu, fiquei arrasada porque ele era lindo de morrer (quando eu comprei em SP, lógico). Agora a tuia ta meio ameaçada, já coloquei para receber o sol poente bem forte, mas tenho medo de matar ela e principalmente as outras porque a serissa tá linda. Inclusive ela tá crescendo "ao Deus dará" porque eu tenho pena (e confesso que não sei) de podar.
Entao, depois deste grande resumo, lá vão as perguntas:
1- posso deixá-las todas juntas sem que o cuidado de uma vá prejudicar o desenvolvimento e saúde das outras.
2- moro em Recife e perto do mar. A tuia azul tem chance de sobreviver (uma pessoa que trabalha com bonsai disse que ela morreria em seis meses).
3- se não conseguem conviver, devo fazer o transplante da tua agora que é verãoZAOOO.
4- Eu sei que tem minhoquinhas na areia do vaso, devo retirar.
Tenho mais perguntas, principalmente quanto ao cuidado da serissa, mas não vou abusar da boa vontade de vocÊs.
Aguardo ansiosa pela resposta de vocês e, desde já, agradeço. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Dom Fev 06, 2011 8:50 pm Assunto: |
|
|
Olá, Ana!
Bom achar mais uma conterrânea no fórum!
Bom, minha sugestão é que você faça um tópico para cada planta, com fotos e todas as suas dúvidas a respeito de cada uma.
Quanto às minhocas, não tire. Elas só fazem bem às plantas e ao solo!
Boa sorte!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Fev 06, 2011 10:53 pm Assunto: |
|
|
Minhocas produzem humus, o que e bom. Mas tbm reviram o substrato e podem comer as raizes do bonsai. Eu nao gosto de minhocas no vasdo..
Qto as plantas, estou tentando imaginar as 4 plantas juntas. Sera q consegue postar foto?
Assim podemos ajudar mais com transplante, etc. Depois e interessante sim fazer um topicp p cada planta  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
ANA PAULA SOUZA VIEIRA
|
Enviada: Seg Fev 07, 2011 8:44 am Assunto: OBRIGADA |
|
|
Muitissimo obrigada pela resposta. Eu estou com um pouco de dificuldade para postar foto e também com escasso tempo, mas assim que eu conseguir terminar um trabalho que estou fazendo, envio as fotos. O problema que vejo em fazer dois tópicos é que eu gostaria de saber exatamente sobre a vida conjunta de todas elas, então, para as perguntas específicas de cada espécie, eu farei tópicos separados.
Valeu. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Seg Fev 07, 2011 11:16 am Assunto: |
|
|
Ah, entendi, então você quer mesmo colocar 3 plantas de espécies diferentes em um só vaso... _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Fev 07, 2011 11:51 am Assunto: |
|
|
Olá Ana, não é muito indicado cultivar plantas tão diferentes em um só vaso (crescimentos diferentes), a não ser que você tenha feito um penjing bem composto, mais como não temos fotos não podemos dizer. Eu te aconselho a investir mais na serissa que é uma planta de fácil cultivo, esta tuia azul quem gosta é vendedor de mausai, você não achará grandes exemplares dela na net.
Mais enfim, boa sorte e poste fotos pra opinarmos melhor.
Abraço  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 9:27 am Assunto: bonsai |
|
|
Ana Paula, plantas adquiridas em São Paulo, para serem cultivadas em Recife, precisam de no minimo uns dois anos de aclimatação, antes de serem devidamente apreciadas. Muitas delas, aliás, não sobrevivem nem ao primeiro mês, lamento dizer.
Considere que o clima paulista é bem diverso do clima de sua cidade. Além disso, essas plantas geralmente são vendidas em floriculturas ou viveiros cobertos, que dispõe de um tipo de meio adequado para que fiquem sempre verdes, lindas e altamente atrativas, o que facilita seu comércio, vez que o comprador pensa que irão continuar assim em sua casa.
Das tres espécies, a melhor e mais resistente, que talvez sobreviva com alguma chance de sucesso é a serissa. Por isso, aconselho voce a descartar logo as outras duas, que irão, fatalmente, secar e morrer, ainda que isso leve algum tempo. A serissa é mais resistente e adaptável, podendo retornar com um bonito bonsai, num futuro não muito distante.
Sugiro a voce retirar do vaso em que ela está, lavar bem suas raízes e replantar em um substrato mais drenante: caco ceramico, que pode ser pedaços de telha ou de tijolo maciço, pedrisco, areia grossa de construção sem peneirar, carvão vegetal (do tipo usado em churrasqueira). Tudo isso deve ser convertido em pedaços bem pequenos, tipo um grão de feijão, e misturado bem, em proporções razoavelmente iguais.
Coloque uma porção no fundo do vaso, disponha as raizes da planta e cubra com mais desse substrato, regando ao final, até encharcar bem. Deposite o vaso então em local ventilado, que receba luz e calor solar pela manhã, evitando apenas o sol forte da tarde. A serissa em pouco tempo reiniciará seu ciclo vegetativo, emitindo novas brotações. Logo produzirá lindas florzinhas brancas, em forma de estrelas, que são o grande atrativo da espécie.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 2:17 pm Assunto: |
|
|
Nick, só uma pergunta, o substrato sugerido por você possui algum nutriente para a planta? Pelo que sei é tudo inorgânico...
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 7:22 am Assunto: bonsai |
|
|
Pedro, o substato, na verdade, deve ser esteril, completamente esteril, sem nenhum componente que o enriqueça. Lembrando que o substrato tem, por finalidade, fixar as raízes da planta, além de promover seu desenvolvimento (das raízes), através de uma boa aeração e drenagem, graças principalmente ao fato de ser bem drenante, isto é, que permite o escoamento total da agua da rega/chuva, retendo umidade apenas o suficiente para a manutenção da planta.
Sendo esteril e agindo dessa forma, o substrato permite então que nossos bonsai fiquem firmes no vaso, agindo como o solo age em relação às arvores na natureza, além de fornecer para a planta, via raiz, a umidade e os nutrientes necessários à sua sobrevivencia.
Nutrientes? Mas que nutrientes, se o substrato é esteril? Aí é que está: por ser esteril, temos então que fazer o aporte de adubação, seja ela liquida, organica ou quimica. Com o aporte, temos um controle maior sobre o que a planta recebe para se alimentar. Dessa forma, podemos então administrar com maior precisão todo o desenvolvimento da planta, vez que fornecemos a ela agua apenas o suficiente para manter suas raizes umidas e adubo para alimentar apenas o bastante para manter a planta saudável
Por isso que a maioria dos bonsaistas recomenda reenvases periódicos: nesse trabalho, renovamos o substrato, recuperando as raízes com um solo novamente esteril, contendo as mesmas propriedades do anterior, sem nenhum adubo ou materia organica decomposta que o acidifique. Assim, após o reenvase, reiniciamos o ciclo de cultivo do bonsai.
Lembrando ainda que uma arvore cultivada com a finalidade de se formar com ela um bonsai é diferente de uma arvore qualquer cultivada no solo. Muitos costumam misturar as duas coisas, mas o cultivo, as técnicas empregadas no cultivo e desenvolvimento da planta, são completamente diferentes. É preciso estar atento a esse detalhe, para que não percamos o rumo, se quisermos ter um bonsai de qualidade em nossas mãos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
ANA PAULA SOUZA VIEIRA
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 11:47 am Assunto: muitisso obrigada novamente |
|
|
Eeu gostaria de agradecer a atenção de todos.
Eu tenho muita pena de simplesmente descartar a tuia azul, eu sei que ela é dificil (fiquei sabendo aqui, é claro!), mas é uma vida e até ela ficar marrom eu vou lutar por ela.
Eu um dos forum eu li sobre um rapaz do RS que consegiu recuperar uma espécie que é parecidíssima com ela e tentaria fazer o que ele fez (mamadeira+escorredor).
Mas, seguindo a orientaçaõ de vocÊs, vou tirar imediatamente a serissa do vaso. Na realidade ela está linda de morrer, mas linda mesmo, já até desenvolveu novos galhinhos e está desenvolvendo mais ainda. As folhas dos pontos mais extremos estao grantes (+- 1,5 cm). Eu acho que ela está felicíssima, mas ainda não deu flôr.
A propósito, eu comprei na feira da liberdade, a um senhor extremamente simpatico. A serissa, inclusive, estava horrorosa, com poucas folhas e ainda amareladas, mas ele disse que era daquele jeito mesmo e que depois cresciam outras. Eu cuidei muito dela para que ela ficasse verdinha e agora está linda mesmo. Na oportunidade eu disse que era de REcife e que elas tinham que aguentar trÊs dias de hotel, viagem longa de avião e sol torrencial e ele disse: OK, vai ficar tudo bem. Como disse acima, o cedro nana já morreu e a minha linda tuia está a caminho. La vou eu ficar triste de novo. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 1:22 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ana, não se entristeça por causa disso. É a vida, seguindo seus caminhos tortuosos e oblíquos, como sempre.
O melhor é que voce conseguiu salvar ao menos a serissa, que irá render um lindo bonsai ao final. Se quiser, poderá manter a composição atual, com dois troncos secos e mortos das duas outras plantas, mais a serissa. Trabalhos assim são bem comuns, pode acreditar. Um que gosto particularmente, pois reune maestria, arte e alta perícia técnica é o bonsai do grande mestre japones americano, John Yoshio Naka, que ele nomeou de GOSHIN. Veja as arvores mortas entre as vivas, como realça o trabalho magnifico dele:
Alguem poderia dizer que não há comparação entre esse trabalho do Naka e o seu, mas não deve haver mesmo nenhuma. O que há é a sugestão que proferi, no sentido de adequar plantas secas com planta viva, cujo resultado pode ser mais que satisfatório, ao final.
Para encerrar, um close em GOSHIN (Protetor do Espírito):
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
ANA PAULA SOUZA VIEIRA
|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 12:19 pm Assunto: muito obrigada |
|
|
Meu Deus, eu acho que isso é a coisa mais linda que já vi. Novamente, agradeço a sua atenção, de verdade. Certamente isto me motivou ainda mais. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|