FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Floresta de Buxus - Atualizada em 02/02/2011
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 1:23 pm    Assunto: Floresta de Buxus - Atualizada em 02/02/2011 Responder com citação

Ola amigos esta é minha floresta de buxus o que acham????Gostaria de umas dicas nao estou muito contente com ela.
.
.
.
Abraços


Editado pela última vez por Andre Antoniazzi em Ter Mar 01, 2011 5:03 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 256
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 2:32 pm    Assunto: Responder com citação

unico prob e q esta com numero par de plantas,ou to errado ?
_________________
"Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado."
Provérbio chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jonathan Richetti
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/12/10
Idade: 34
Mensagens: 125
Localização: Cascavel-PR

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 2:50 pm    Assunto: Responder com citação

Numero par não é problema, existem florestas com seis plantas que são espetaculares.
Porém, se não me engano, para os japoneses o número quatro é um problema, pois quatro em japonês é shi que se pronuncia igual a palavra morte (shi) hehehehe então dizem que tem uma supertição em volta do número.
Certo, mas em relação à sua floresta, ela tem quatro ou cinco plantas, parece que tem cinco, uma bem pequenina atrás.
Você pode dar uma olhada nesse tópico também denominado Floresta de Buxus hehehe
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16449&highlight=
Sabe-se que em florestas as maiores devem estar na frente as menores atrás, para dar profundidade, e elas devem ser intercaladas, de modo que, em vista frontal todas as plantas aparecem. Além disso, as plantas menores devem seguir o modelo das maiores.
Very Happy
Creio que com algumas intervenções essa floresta deve ficar muito boa Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/03/10
Mensagens: 575
Localização: Caçador-SC

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 3:32 pm    Assunto: Responder com citação

Very Happy Olá Andre Antoniazzi !é um bom começo com algumas intervenções tipo aramagem poda uma vegetação rasteira pedras e saliencias no solo pode ter certeza que no futuro tera um bom trabalho,só lembrando que essa floresta que o Jonathan Richetti colocou como denominada floresta de buxus é minha,ficou mais ou menos , foi a minha primeira , hoje esta bem melhor ,mais o mais importante é colocar no fórum para ser opinada por quem entende do assunto ,só assim podemos fazer as correções nescesárias e vivendo e aprendendo....... Wink
Abraço..... Wink
_________________
"O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 3:37 pm    Assunto: floresta buxus Responder com citação

Ola pessoal é que naquela parte da frente vazia tinha uma outra planta que morreu o certo é numero impar e como estou com vontade de mexer nela postei aqui para algumas dicas sobre posições etc...mas obrigado pelas dicas
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 11:07 am    Assunto: bonsai Responder com citação

O trabalho de formação em grupo de arvores, denominado estilo Yose ue, ou bonsai estilo floresta, requer algo que os técnicos chamam de "perspectiva". A técnica consiste basicamente em dispor um numero "x" de plantas, geralmente um minimo de tres arvores até quantas quiser usar o cultivador/artista. Very Happy

As arvores devem obedecer a um principio bem definido de distribuição sobre o recipiente a ser utilizado, que tanto pode ser um vaso quanto uma laje de pedra, ou similar a ambos. Assim, temos uma primeira planta, maior que as demais, denominada árvore mãe primária. Ela deverá ficar destacada das outras, lembrando que seu ponto de fixação obedecerá, ao final, ao ápice da triangulação a ser executado com a colocação das demais arvores. Very Happy

Podemos colocar várias plantas, então, dispostas em dois, tres, cinco ou sete grupos distintos. O mais comum é dois grupos, sendo que em cada um deles haverá um numero impar de arvores ocupando espaços pré definidos. Haverá, porém, apenas uma arvore-mãe ou primária, sendo as demais contadas então a partir dela: secundária, terciária e as demais com numeração comum. Very Happy

As arvores deverão ser dispostas ainda de tal forma que um tronco de uma não fique na frente do de outra, de maneira que todas as arvores, ao final do trabalho, possam ser visualizadas dessa forma clara, independentemente do lado em que estiver o observador. Para orientar melhor, podemos dividir o vaso ou bandeja em quatro partes, traçando a giz duas retas que se cruzam ao centro. Very Happy

A primeira arvore então deverá ocupar um ponto um pouco à direita do centro, ligeiramente acima da linha horizontal, ou seja, no quadrante lateral superior direito, considerando que há, a partir do desenho, quatro quadrantes visiveis no fundo da bandeja. Veja um desenho esquematizando um trabalho de formação estilo floresta, que realizei com caliandras, há algum tempo atrás:



Na imagem abaixo, um bosque de acer palmatum, repare na distribuição das arvores, divididas em dois grupos distintos. A arvore principal, mais alta, ocupa a posição que indico na descrição acima:



Na foto abaixo, um close da imagem acima, percebe-se que as arvores não ficam umas na frente das outras, mas sim bem destacadas.



O bosque bonsai, além da perspectiva, requer profundidade visual. Isso pode ser conseguido com a correta distribuição das arvores, bem como com o uso de arvores de tamanhos distintos, colocando-se as menores em pontos mais distanciados que as maiores, afim de garantir um resultado otimizado, quando o observador olhar para o bosque.

O trabalho finalizado será, a partir desse momento, tratado sempre como se fosse uma planta unica, e não um grupo de arvores. É possivel então aramar galhos, realizar podas de manutenção e conservação, objetivando harmonizar o conjunto formado pelas plantas, sempre relevando o aspecto da triangulação e profundidade. Se por ventura uma planta seca e morre, por vezes ela é mantida nessa condição, preservando-se dessa maneira a caracteristica natural do crescimento em grupo que visualizamos na natureza. Very Happy

Esse ponto da arvore seca, aliás, retrata bem um dos mais magnificos trabalhos de bosque bonsai, executado pelo grande mestre John Naka, que deu o nome a ele de Goshin:



[img]http://aidobonsai.files.wordpress.com/2010/10/goshin_natarb_2003.jpg?w=405&h=335[/img]

Importa frisar ainda que, sob determinados aspectos do trabalho, podemos acrescentar algumas pedras ao bosque bonsai, mas sempre lembrando que o minimo delas é o correto, de forma a que pareçam algo natural na composição final:



Embora não seja uma regra rigida, nem esteja escrito isso em nenhum lugar, geralmente utilizamos na formação do grupo arvores que tenham semelhanças na grossura do tronco, bem como em sua altura aproximada, não distanciando muito uma coisa da outra. Veja alguns exemplos, além dos mostrados acima:







Finalizando, vale destacar ainda que, ainda que não seja uma regra clássica, tambem prioriza-se nesse tipo de trabalho a formação grupal com apenas uma espécie de arvore, embora alguns artistas possam eventualmente, mesclar espécies diferentes ou ligeiramente idênticas, ainda que não o sejam. Tipo misturar, por exemplo, variedades diferentes de junipero ou de pinheiro.

Ainda ressalto que podemos formar um bosque a partir de plantas que tenham sido cultivadas como bonsai individualmente. Ou, então, plantas que foram cultivadas em determinado estilo, como por exemplo literati. Pegamos então vários bonsai estilo literati e formamos com eles um bosque bonsai:



Bonsai que individualmente foram estilizados como fukinagashi, ou varridos pelo vento, formam então um bosque nesse estilo:



Há composições que buscam um diferenciamento, distanciando-se dos modelos tradicionais de formação grupal:



Outros trabalham com plantas baixas e bandejas enormes, para enfatizar a profundidade e a perspectiva visual, como se visualizassemos uma floresta ao longe, distante:



Grupos grandes, com arvores grandes e um numero elevado de plantas, pede vasos ou bandejas maiores, contando ainda com a ajuda de terceiros, para arranjar de maneira adequada, as arvores dentro do espaço, de forma a resultar em algo como isso:



Por fim, mas não menos importante, podemos formar um bosque a partir de mudas jovens, de maneira a adequa-las desde o inicio dentro da linha de marcação e trabalho grupal:



Bem, espero que minhas informações não cansem por demais e facilitem o trabalho futuro de alguns colegas. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 11:36 am    Assunto: Responder com citação

Bela aula Nick, como sempre atento a todos os detlhes.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/03/10
Mensagens: 575
Localização: Caçador-SC

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 11:44 am    Assunto: Responder com citação

Very Happy Essa é minha floreta de Buxus...... Wink

_________________
"O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 1:10 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ótimo trabalho, Becker, parabens. Ficou com uma ótima distribuição, mas acredito que voce possa dar uma melhorada, acrescentando ao menos duas plantas menores em cada lateral, para que a triangulação possa ficar com uma base mais baixa. O resultado final, com a perspectiva e profundida atual, a meu ver, ficou excelente. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 1:34 pm    Assunto: Responder com citação

Lindo trabalho Becker!!!

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/01/11
Idade: 43
Mensagens: 331
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

Espero algum dia fazer algo parecido, "UMA OBRA DE ARTE"... parabéns amigo!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2011 7:40 pm    Assunto: floresta buxus Responder com citação

Ola amigos aqui esta a nova mexida que dei em minha floresta ainda nao estou satisfeito posi acho que falta talvez mais algumas mudas mas gostaria que me enviassem opinioes de como esta principalmente na posição das mudas.
.
.
.
.
.
Pos é ate coloquei um buxus seco pra ver se dava um charme.
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2011 3:19 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Ola amigos nenhuma sugestao ou critica ao meu trabalho ou nao estao conseguindo ver as fotos,pos noto que em varios post que gostaria de ver aparece um sapo congelado e porque motivo isso acontece???????
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/04/09
Idade: 48
Mensagens: 1056
Localização: BELÉM-PA

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2011 9:39 am    Assunto: é Responder com citação

BUXUS NÃO TOLERA PODA DRÁSTICA,,,E NEM MUDANÇA DRÁSTICA DE SOLO.
_________________
O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil