Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
francisfranco

Registrado: 20/12/09 Idade: 44 Mensagens: 8 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 7:29 am Assunto: Que praga é essa? (Jabuticabeira) |
|
|
Olá amigos,
Sou um eterno principiante e tenho 2 bonsai: uma jabuticabeira e uma tuia prata. As duas têm cerca de 1 ano. Porém, a jabuticabeira está infestada de uns corpos estranhos que parecem pequenos bichos, contudo, imóveis.
A planta está em boas condições (ao menos por enquanto...), sem aparentar nenhum problema. Estou encucado e não sei o que é, mas tenho a impressão que é alguma praga.
Envio-lhes algumas fotos da minha jabu com a referida praga. Espero que vocês possam identificar e me indicar o melhor tratamento para a minha pequenina árvore.
Toda ajuda é bem vinda!
Obrigado,
Francis
 |
|
|
 |
Jonathan Richetti 1.o PASSO

Registrado: 19/12/10 Idade: 35 Mensagens: 125 Localização: Cascavel-PR
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 7:32 am Assunto: |
|
|
Realmente parece um inseto...mas nunca vi ^^
Agora fiquei curioso pra saber também...
Não dá pra tirar manualmente? |
|
|
 |
francisfranco

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 11:29 am Assunto: |
|
|
Tentei tirar alguns, mas eles são tão afixados à planta que se desfazem ao tentar tirá-los. Parecem mesmo insetos, mas são imóveis. Como dá p/ ver pelas fotos, há muitos pequeninos além dos grandes.
Eles parecem uma "espuminha" branca. Estão infestando a jabu.
Será que isso é o tal pulgão?
Aguardando ajuda... |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 12:20 pm Assunto: |
|
|
Retire-os o mais rápido possível!!!
A praga que você está tentando identificar se chama Conchonilha, um inseto sugador de seiva que, se não tratado, irá matar sua planta em pouco tempo!
Pelo que vi a infestação está grande, então, você pode usar um bom inseticida ou, se preferir, molhar um algodão com alcool e retirar uma por uma.
Para garantir, de uma boa pesquisada na internet sobre este inseto e como combate-lo!
Boa sorte!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Jonathan Richetti 1.o PASSO

Registrado: 19/12/10 Idade: 35 Mensagens: 125 Localização: Cascavel-PR
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 3:23 pm Assunto: |
|
|
humm..
bom as cochonilhas que eu vi eram ligeiramente diferentes, se for a tal da proibido o têrmo, então não é tão difícil acabar com ela..
Sabe-se que a joaninha é um predador natural dela ^^ então joaninhas são nossas amigas hehehehe
mas você pode fazer como o Pedro disse e tira-las com algodão com alcool ou pulverizar a planta atacada com emulsões de sabão de coco ou detergente neutro e, em seguida, pulverizar óleo mineral emulsionável. O óleo mata os insetos por asfixia ao formar uma película sobre eles que impede a respiração. Para maior proteção das plantas, é importante que a pulverização seja feita sempre no final da tarde quando há menor incidência de sol.  |
|
|
 |
francisfranco

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 3:35 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Antes de qualquer coisa, obrigado Jonathan e Pedro pela rápida resposta.
Andei lendo algumas coisas sobre a Cochonilha e percebi que a minha jabu estava com uma infestação em alto grau. Há cerca de 2 semanas tive um problema com formigas (era o prenúncio da praga), mas acabei rapidamente com elas. Agora, como as cochonilhas estavam em muitas, optei por desfolhar minha jabu e aplicar uma solução de detergente/sabão e água, claro, após retirar manualmente cada uma.
Não sei se essa era a melhor opção, acabei fazendo p/ ver se acabava logo com a praga. Depois mando fotos da jabuzinha. Espero que a mesma aguente.
Abraço,
Francis |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 8:26 pm Assunto: |
|
|
Aguenta sim!
Faça o seguinte:
1- Deixe-a na sombra por mais ou menos uma semana, quando ela voltar a brotar, coloque-a no sol novamente (de preferência o da manhã).
2- Regue-a bem! Ainda mais que jabuticaba gosta de água.
3- Observe-a todo dia para ver se a praga não volta e também acompanhar se ela está se recuperando bem.
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 8:28 pm Assunto: |
|
|
Citação: | Sabe-se que a joaninha é um predador natural dela ^^ então joaninhas são nossas amigas hehehehe |
Não sei não hein, pela minha pequena experiência com joaninhas, elas alimentam-se apenas de pulgões. Sabe-se que uma joaninha pode comer até 50 pulgões por dia! E olha que ela é bem pequenininha...
Abraços![/quote] _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
|