Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 12:03 pm Assunto: Fícus boni... |
|
|
Aqui vão fotos do fícus!
Apice que quebro durante o tracionamento:
Altura que ela estava antes:
Opinem! Projetem! Critiquem!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Jonathan Richetti 1.o PASSO

Registrado: 19/12/10 Idade: 35 Mensagens: 125 Localização: Cascavel-PR
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 3:33 pm Assunto: |
|
|
Gostei do movimento...
não tem problema colocar os arames desse jeito pra tracionar, não vai ficar marca?
Acho que seria legal se melhorase a copa, com mais folhas.
E tem esse primeiro galho que sai reto do tronco (na primeira foto)
se vc conseguisse deita-la um pouco, ele tá meio reto demais pro movimento da árvore =D |
|
|
 |
Mateus 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 5:20 pm Assunto: |
|
|
Está muito bom...Só falta ficar mais densa essa folhagem...
Mas isso se resolve com o tempo...
Até mais!!! |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 7:26 pm Assunto: |
|
|
Beleza então! É justamente isso que eu quero! A folhagem está bem escassa, mas logo acredito que irá brotar bastante! Irei providenciar um adubo orgânico dos bons para ajudar no procedimento.
Alguma idéia para melhorar suas formas?
|
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 28 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 7:39 pm Assunto: |
|
|
concordo com o jonathan esse primeiro galho esta muito reto ficaria melhor se vc cortasse e dese uma inclinada no galho acima , ou ao envez de cortar tente dar uma inclinada no galho reto ; esta bem legal o movimento da planta
desculpe pela minha projeçao tosca:oops:
 |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 7:46 pm Assunto: |
|
|
Está ótima sua projeção Gabriel! O problema é que é um fícus BONI... o conhecido Cream Creacker... então é impossível tracionar este galho que sobe verticalmente sem quebra-lo!
Estou tentando fazer um estilo meio "guarda-chuva", parecido com aquelas grandes árvores africanas...!
Mas irei analisar bem ela...!
|
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 28 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 7:59 pm Assunto: |
|
|
(Cream Creacker) dessa eu nao sabia , eu ainda nao tive experiencia com o ficus boni só com o benjamina etc... entao o certo e esperar mais opinioes do pessoal . vlw  |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 8:16 pm Assunto: |
|
|
Pois e... esperarei mais um pouco então... se ninguém opinar tomo meu próprio caminho!
Uma boa também (que não sei se mais pessoas teriam essa visão) seria tentar um han-kengai ou quem sabe até um kentai... a curvatura to tronco está bem propícia a este tipo de estilização, então, acho que ficaria legal.
Alguém mais tem essa mesma visão ou outra?
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 8:33 pm Assunto: |
|
|
Fazer kengai de boni vai ser uma LASQUEIRA ahahha _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 9:51 am Assunto: |
|
|
Pedro,
a tua planta tem um bom movimento no tachiagari e alguma conicidade. A esta altura, acho que não compensa reiniciar... Então vamos aos pitacos...
Primeiro uma observação quanto ao substrato que está usando. Ele é todo composto com este pedrisco de rio? Se sim, melhor trocar pois este pedrisco é um material inerte. Serve sim, para composição com materiais orgânicos tipo casca de pinus triturada, humus de minhoca, esterco de gado, etc... Mas sozinho não vai alimentar a planta.
Segundo, o ápice está confuso; parece ser formado por dois galhos:
Eu sugiro uma poda destes galhos marcados e a eleição de novo ápice, o que dará um pouco mais de conicidade à copa.
Por fim acho que se tentar um han-kengai, continuará com a mesma planta sem muita conicidade... Sem falar que teria que pensar em como ficaria esse nebari num vaso de semi-cascata e praticamente começar do zero...
Bem amigo, é a minha opinião.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 1:21 pm Assunto: |
|
|
Substrato: O substrato está composto por terra preta, terra de quintal e areia peneirada no vaso todo, coloquei areia de rio apenas por cima para dar um charme...
Ápice: Concordo com você quanto ao ápice, está bem confuso isso, tenho de resolver logo.
Han-kengai: O nebary não é problema! Por mim eu serraria ele numa boa para poder por no vaso adequado, com o tempo formo outro, o único porém são os capilares que saem dele, então, teria de deixar as raízes crescerem bastante para poder serra-lo sem perder muito do torrão.
Acho que ficaria bem legal o estilo han-kengai... ficaria bem diferente e a nova copa seria bem fácil de ser definida.
Irei analisar melhor e esperar por mais respostas (se elas vierem...).
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 3:08 pm Assunto: É |
|
|
MOVIMENTO MUITO INTERESSANTE DO TRONCO,,,SUA PLANTA VAI FICAR MUITO LEGAL,,,DEPOIS DESSA INTERVENÇÃO,,DEIXE A PLANTA DESCANÇAR E TE MOSTRAR O QUE ELA QUER. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
|