FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira kengai...
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Set 30, 2010 5:33 pm    Assunto: Jabuticabeira kengai... Responder com citação

Retirada de uma fazenda há um ano e meio, aproximadamente, essa jabu foi plantada nesse vaso de cimento, para recuperação. Desde então, tem recebido apenas a agua da rega diária e adubação periódica. Hoje, porém, fiz uma desfolha completa, visando analisar a distribuição de galhos, e tentar, a partir desse ponto, ver qual melhor estruturação poderia fazer com eles, objetivando um bonsai kengai:











É de salientar que provavelmente os puristas de plantão julgarão uma impertinência formar um bonsai kengai com uma jabu. Quero crer que, ao que me consta, até mesmo Hidaka sensei se aventurou nessa seara (ele tem uma jabu kengai horrivel, toda reta, sem nenhuma curva). Bem, se ele que é o mestre pode ter uma, eu tambem quero: Laughing Laughing Laughing



Bem, fico no aguardo de sugestões e opiniões, sejam contrárias ou a favor, sobre o estilo que pretendo desenvolver nessa planta. Shocked
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/07/05
Idade: 40
Mensagens: 589
Localização: Joinville - SC

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Eu mandava ver!
Por mais que não seja usual, esse é o caminho que a planta tá te mostrando!

Vai dar um belo dum kengay por sinal.

Meu voto é a favor
_________________
Abraços,

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 45
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 10:29 am    Assunto: Responder com citação

Nicky, ela tá com um belo porte! Vai dar um belo resultado!

O que são aqueles metais nos cortes dela? Papel laminado?
Serve como "cicatrizante" ou apenas inibe a entrada de umidade/fungos/bactéria, etc.?

Vamos aguardar a evolução.

Abraços.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 11:27 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Renato, o pessoal aqui de Bsb vem usando esse recurso de aplicar papel aluminio sobre os cortes radicais, logo após a aplicação da pasta cicatrizante. Dessa forma, acelera o fechamento do corte, além de proteger contra o ataque de agentes prejudiciais, bem como da umidade e podridão decorrentes da rega diária. Very Happy

Eu retiro o papel aluminio apenas depois de um ano de recuperação da planta. Nesse momento, a cicatrização começa a trabalhar, então podemos aplicar novamente pasta seladora (retirando um pouco da casca da cicatrização) e cobrindo novamente com um novo pedaço de papel aluminio. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Palonde Teixeira



Registrado: 17/03/10
Idade: 37
Mensagens: 43
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 10:17 am    Assunto: Responder com citação

Nickyfury tenho uma grande admiração pelo seu trabalho e por sua pessoa, apesar de não conhecelo pessoalmente. Você dá as melhores explicações sempre completas...gostaria de parabenizalo por tudo!!!

Voltando ao post...estou muito curioso adoro jabus como ela esta hoje??? Atualiza as fotos para vermos!!!

Um grande abraço!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 3:40 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Palonde, agradeço sua gentileza e palavras elogiosas a meu respeito. Procuro, sempre que possível, esclarecer bem as dúvidas, principalmente quando domino alguma coisa sobre determinado assunto. Quando não, procuro respostas, seja em livros, revistas, ou mesmo com algum amigo bonsaista mais experimentado, para postar depois a resposta mais adequada aqui no forum. Very Happy

Faço isso por que acredito no desenvolvimento pessoal de cada um de nós, foristas. E por saber que, o iniciante de hoje, será o que irá, no futuro, indicar os passos corretos, explicando e ilustrando com minucias, para os outros, que virão pelo mesmo caminho. É uma troca mais que justa, acredito eu, por isso me interesso sempre em auxiliar a todos. Very Happy

Em relação a essa jabu, fiz uma desfolha completa, eliminei alguns galhos que estavam sobrando onde não seriam necessários, reduzi o comprimento de outros e só. A planta está bem densa, com uma ótima folhagem, e os galhos voltaram a crescer e produzir novas brotações em suas extremidades. Very Happy

Como ainda acho que a planta está muito recente para ser explorada via aramação, cuido apenas de mantê-la saudável, com um crescimento vigoroso. Para isso, rego uma vez ao dia, sempre ao final da tarde, faço aporte de adubo organico a cada 45 dias, e exponho ao sol, o dia inteiro, pois essa nativa adora isso, para se desenvolver bem e responder às futuras intervenções que a aguardam. Very Happy

Quanto às imagens atualizadas, fico devendo a voce. Revirei os arquivos, mas encontrei apenas imagens das outras duas, parceiras dessa, que foram retiradas na mesma época e local, tendo, por sua vez, recebido o mesmo tratamento acima descrito. Ei-las:





Hoje está chovendo o dia todo por aqui, por isso não terei como fotografar e postar. Mas lembre-se de cobrar, pois tão logo possível, tiro umas imagens dela para vc apreciar o estado atual, ok? Abraços. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 256
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 10:55 pm    Assunto: Responder com citação

puxa nick,se eu fosse vc eu tentava mesmo,ela ta com um grande porte,enfim,uma grande planta,boa sorte ae
_________________
"Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado."
Provérbio chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Kappenberg



Registrado: 18/03/10
Idade: 36
Mensagens: 67
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, nickyfury

Impressionante essa jabuticabeira (apesar de eu não ter coragem de tirar uma planta dessa do chão para fazer bonsai. Acho uma judiaria...).

Tenho uma pergunta: na última foto do primeiro post, percebemos que o tronco fica encostado na borda do vaso. Isso não irá prejudicá-lo?


Abraço
_________________
"Débil a Teucros, Menelau, perdoas?
De certo agradeceram-te a hospedagem.
Nem mesmo o infante no materno ventre
Escape à nossa fúria; em cinzas Tróia,
Inglórios todos insepultos jazam."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
leandro Spagiari
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/12/05
Mensagens: 394
Localização: Guaíba - RS

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 8:52 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nick,

vo me atravessar na tua jabu^^,

me baseando pelas fotos iniciais dela, para desenvolver um kengai, como eh teu desejo, eu tiraria o pedaco do tronco grosso que tem pra cima e o galho grosso do kengai mais curto que aparece na frente na primeira foto, deixando so o outro, se tivesse intenção de fazer uma folhagem na parte de cima da planta ja tem alguns galhos atras da outra cicatriz que ficou na parte superior da planta, para disfarçar tanta cicatriz que teria com a retirada do tronco superior e do galho baixo poderia juntar as duas com a retifica, sei que te agrada de meter uma maquina nelas^^, no meu ver para o estilo que tu pretende seria esta uma opção,

abração vovô.
_________________
Leandro Spagiari Rosin

http://www.bonsaisul.com.br/index.html
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MARCIO ROLDÃO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/05
Idade: 54
Mensagens: 363
Localização: Timoteo MG

MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2011 11:43 am    Assunto: Responder com citação

E ai nickyfury como esta esta jabu hoje, sou apaixonado por essa espécie que é abundante e nativa na minha região, ja tentei fazer um hankengai mas o yamadori não vingou. Fiquei super curioso para saber como vai ficar depois de estilizada.
_________________
"Bonsai no vale do aço"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Weverton



Registrado: 01/04/12
Idade: 38
Mensagens: 27
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Nov 30, 2012 8:06 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Nick, como vai? Estava me encantando com a tua Jabu. Eu tbm estou tentando fazer um kengai com uma, para isso, usei uma muda, vou deixar o tempo passar, vamos ver o que dará. Bem, gostaria de saber como está a evolução da tua planta, poderia postar algumas fotos para nós. Obrigado e abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Nov 30, 2012 10:54 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Kappenberg, a desvantagem de se trabalhar com material retirado do solo é que nem sempre temos um recipiente adequado para acomodá-lo inicialmente. No caso, eu precisaria de um que fosse mais profundo e mais alto, vez que estou tentando um estilo inusitado para essa espécie. Como não dispunha de nada parecido, tive que me arranjar com esse vaso de cimento. Então, infelizmente, não pude posicionar a planta de forma correta sem causar prejuízo ao sistema radicular (muito importante, pois que fundamenta todo o laboroso trabalho de recuperação dela).

Assim, considerando esse aspecto, a unica saída viável foi posicionar a planta com o tronco apoiado na borda. Mas isso não irá atrapalhar quanto ao estilo proposto. Quanto a ser uma "judiaria" retirar uma planta dessas do solo, devo lembrar a voce que essa é uma das formas mais antigas de se obter bonsai de qualidade. O Yamadori é quase que uma tradição dentro de outra, pois as primeiras plantas visando o bonsai, ainda na antiga China de onde os japoneses o copiaram originalmente, sempre se valeu desse recurso.

Não há, portanto, que se falar em "judiaria". Nós enterramos as sementes para germinar novas plantas, cortamos parte de um galho para estaquear, ou retiramos parte da casca e lenho, para um alporque. Todas são técnicas que usamos para obter os nossos bonsai e todas são válidas, desde que cuidemos de preservar a natureza, não almejando retirar mais do que formos capazes de cuidar e de zelar. E, sempre que possível, em alguns casos, é até recomendável germinar algumas sementes antes, para replantar onde porventura retirarmos uma planta. Assim, a geração futura poderá, por sua vez, aproveitar para fazerem yamadori tambem, né?

Leandro, seu gaúchão folgado, há quanto tempo!!! É sempre oportuno ter uma opinião como a sua numa planta minha, agradeço. Em relação a essa parte que sugere ser cortada, eu trabalhei nela recentemente, retirando toda a casca, pois pretendo sim reduzir mas intento um shari extenso nela, incluso com um sabamiki, de maneira a harmonizar o conjunto, deixando a planta, ao final, com um aspecto mais interessante, pois que ficará bem impactante, visualmente falando.

De qualquer forma, está anotada a sua sugestão. É sempre ótimo termos várias opiniões sobre a melhor maneira de se trabalhar uma planta, pois permite termos opções viáveis na hora do "vamos ver".

Marcio, lamento muito saber que teve prejuízo em sua tentativa, mas sugiro que o nobre colega persista sempre, não desista. É de praxe termos erros e alguns acertos no trajejo. Até agora eu tenho tido sorte com essa e outras que obtive no mesmo local e data. Oxalá consiga manter e terminar o meu projeto com elas sem perdas.

Weverton, considerando a intervenção que fiz nessa planta, que relatei ao meu nobre amigo Leandro "gauchão", eis algumas imagens atualizadas (nov-2012):

Vista superior dos dois galhos que irão servir de base (primários) para a formação da estruturação aerea da jabu kengai:




Esses galhos receberam aramação inicial, mas falta ainda reduzir seu comprimento e melhorar as ramificações secundárias, terciárias e as finas, que com o corte irão ser construídas a partir das novas bifurcações que virão.

Vista do tronco superior, após eu ter retirado a casca que o recobre, bem como podado toda e qualquer brotação nele existente. Como disse, pretendo escavar essa parte, criando uma reentrância escavada, que chamamos em bonsai de Sabamiki:



Na imagem abaixo é possível ver o ponto de saída dos dois galhos primários principais. Até penso em remover o galho primário a esquerda, mas com isso ficaria uma área muito vazia no espaço ora ocupado por ele, e não posso me pautar por esperança de que o galho principal da direita vá lançar novas brotações nesse ponto, para "fechar" a copa, então melhor mantê-lo onde está, por enquanto:



Outra visão do tronco superior sem a casca que o recobria. Usei uma escova de aço, acoplada a uma furadeira para retirar o material, sem causar danos sérios. Atualmente essa parte está bem seca, graças ao calor que tem feito aqui:



Uma visão lateral:



A mesma visão, aproximada. Talvez uma possível frente. A escavação a ser realizada será iniciada de baixo para cima, dessa parte que desponta no tronco superior para a parte interna, em direção a base da planta. Isso deixará o tronco totalmente aberto, como se fosse uma mão em concha:



Como tudo o mais, esse trabalho será realizado apenas no inverno do próximo ano. Sugestões, opiniões,projeções e críticas são sempre muito bem vindas, então sintam-se à vontade. Rolling Eyes
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Capobianchi



Registrado: 14/09/12
Idade: 46
Mensagens: 50
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Nov 30, 2012 8:40 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky tudo bem.

Como não possuo qualificação técnica suficiente para sugerir nada a ninguém quando o assunto é Bonsai, prefiro perguntar.

Não seria possível, no caso dos dois galhos que se dirigem ao solo, descascá-los em suas faces internas e tracioná-los em encontro um ao outro com o objetivo que se fundam e futuramente trabalhá-los em algum ponto como um shari ou técnica semelhante?

É evidente que num primeiro momento se fosse aplicado um corte de seção ou transversal, a imagem do perfil gerado seria inicialmente semelhante a de um número 8, mas como o tempo e com aplicação de técnicas de desbastes e torções não seria possível buscar uma uniformidade de calibre deste tronco?

Pode ser uma visão ou pergunta muito simplista e até estúpida da minha parte, mas se funcionasse poderia resolver a questão da duplicidade sem a necessidade de secção do material.

Abs
_________________
Ao lugar comum que estejam os conformados pois basta apenas um passo a frente, para que você não esteja mais no mesmo lugar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Nov 30, 2012 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

É professor Nicky é por isso que o senhor Hidaka em sua exposiçao quanto a pratica do bonsai tem sempre por base em cada fase a paciencia, minha visao ainda é muito a quem e creio que irá demorar anos para ver um bonsai e um estilo logo no principio, em um yamadori como este, eu fico realmente abismado, e acho realmente incrivel, para muitos de nós isso seria um toco sem nenhum futuro, porem a visao um bom bonsaista, consegue ver alem e penso que é este o objetivo a se alcançar e espero que consigamos...

Bom ja pedindo desculpas pela pretensao e arriscando o que vejo, considerando a primeira e a ultima foto, penso que poderia seguir por dois caminhos quanto ao tronco grosso que sobrou para cima ja que o galho que irá definir o estilo Kengai ja esta bem conduzido, assim penso que ou deixa vir a brotaçao nova e faz uma copa ou entao o que na minha opiniao iria deixa-lo mais bonito ainda, faria um jim, no mais é isso peço desculpas pela minha visao de principiante e aguardo ansioso, porem com paciencia rs a evoluçao dessa jabuticaba, Parabens professor, Abraços!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Dez 01, 2012 6:11 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Wellington, agradeço seus elogios e suas sugestões. Mas faço um pequeno esclarecimento: não sou professor em nada não. Sou apenas um simples bonsaista, como voce. Talvez com um pouco mais de conhecimento empírico, graças principalmente às minhas tentativas que ao longo dos anos tiveram sua cota de acerto e erro, como todo mundo nessa arte.

Há uma certa lógica em sua colocação. De fato, criar uma copa ou um jin são trabalhos que poderiam complementar e intensificar um pouco essa porção de tronco. Por outro lado, não ficaria muito interessante, visualmente falando, e acabaria por "cair" num "lugar comum", ou seja, se tornaria apenas mais uma planta com plataformas distintas: cume, meio e base. O meu propósito de trabalho visa tornar essa uma jabuticabeira bem diferente do que comumente vemos por aí.

Vale sempre lembrar o grande mestre Hidaka, que disse uma vez que o estilo natural da jabuticabeira é o de multiplos troncos. Todavia, mesmo ele tendo afirmado isso, há em seu viveiro uma jabu kengai. Detalhe: o tronco principal é totalmente reto, sem curva nenhuma. Apenas que se trata de uma planta que produz frutos, daí o interesse do mestre em preservá-la nesse estilo. Wink

De qualquer maneira, sua sugestão fica devidamente anotada, grato.

Capobianchi, a fusão nessa espécie é algo dificultoso de se obter, mesmo quando temos a planta cultivada no solo. Além do mais, a distância entre esses dois galhos é um pouco grande e como é muito grosso na base de ambos, dificilmente eu conseguiria tracioná-los e forçar sua coesão.

Em todo caso, não considero sua opinião de forma simplista. Pelo contrário, é muito pertinente a sua pergunta e realista a sua dúvida. Intentar esse movimento, porém, poderia causar ruptura nas areas envolvidas, o que certamente redundaria em perda material, o que não me convém.

De fato, se fosse possível fazer isso, certamente teria um ganho significativo tanto de tempo quanto de formação estrutural. Infelizmente, como salientei, há dois entraves: o primeiro é forçar o material para a posição ideal e o segundo que ocorra a fusão em tempo hábil. No solo, se possível, levaria aí uns vinte ou mais anos para que uma fusão se completasse a contento. Em vaso, nem ouso pensar quanto tempo isso levaria para ocorrer.

Algumas espécies apresentam uma maleabilidade maior em sua estrutura molecular que permite esse tipo de fusão sem restrições e em tempo hábil. Um exemplar clássico desse tipo de espécie é o ficus. Outro, a familia dos aceres (bordos, japoneses ou não). Dentre as nossas nativas, talvez a que melhor se ajuste seja o pithecolobium tortus. As frutiferas, como a jabuticabeira e a pitangueira, mais comuns, não se fundem muito nem rapidamente. A aceroleira, que não é nativa, tambem é meio dificultosa, mas funde em tempo mais hábil (veloz) que a jabu.

Em todo caso, agradeço seu interesse e sua sugestão. É sempre oportuno estarmos perguntando visando esclarecer nossas dúvidas e propondo opções de trabalho, pois dessa forma tambem evoluímos na arte do bonsai, vez que podemos sempre aprender algo considerando as respostas. Então, sinta-se a vontade para inquirir e sugerir sempre que quiser. Um abraço.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil