FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buganvillea GG
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
JOÃO B

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 4:43 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Ian,
tenho um parametro com o Bouganville que é o seguinte: aramo os galhos só depois que a casca dos mesmos estão marrons, pois, enquanto a casca está verde eles são muito quebradiços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 4:44 pm    Assunto: Responder com citação

JOÃO B escreveu:
Caro Ian,
tenho um parametro com o Bouganville que é o seguinte: aramo os galhos só depois que a casca dos mesmos estão marrons, pois, enquanto a casca está verde eles são muito quebradiços.

To anotando tb!
Sobre a dureza dos galhos, o que vc nos diz?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
JOÃO B

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 5:13 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Laudir!
antes de mais nada, agradeço a oportunidade de cumprimenta-lo pelos comentários sempre tão pertinentes e práticos "aos que estão em busca da luz"(KKKK!). Já o acompanho a algum tempo. Bem, voltando ao Bouganville, acredito que o período de floração do verão já passou, portanto daria uma podada no comprimento dos galhos (o que for óbvio que não vai usar no desenho final da planta,TESOURA!!!), aqueles galhos que insistem em brotar todos do mesmo ponto do tronco, eleger um para ser mantido e os outros tirar, só neste processo, da uma "clareada" e permite enxergar a estrutura dos galhos restantes e do tronco, para ver que caminho seguir. Percebo que o tronco tem uma suave curvatura que pode ser explorada quando escolher a frente, inclinando e girando, quanto a aramar estaria na minha opinião um pouco mais adiante...
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 6:56 pm    Assunto: Responder com citação

JOÃO B escreveu:
Grande Laudir!
antes de mais nada, agradeço a oportunidade de cumprimenta-lo pelos comentários sempre tão pertinentes e práticos "aos que estão em busca da luz"(KKKK!). Já o acompanho a algum tempo. Bem, voltando ao Bouganville, acredito que o período de floração do verão já passou, portanto daria uma podada no comprimento dos galhos (o que for óbvio que não vai usar no desenho final da planta,TESOURA!!!), aqueles galhos que insistem em brotar todos do mesmo ponto do tronco, eleger um para ser mantido e os outros tirar, só neste processo, da uma "clareada" e permite enxergar a estrutura dos galhos restantes e do tronco, para ver que caminho seguir. Percebo que o tronco tem uma suave curvatura que pode ser explorada quando escolher a frente, inclinando e girando, quanto a aramar estaria na minha opinião um pouco mais adiante...

Primeiro peço desculpas por invadir o topico do Ian!!!

Então Xará!
eu acabei de coletar a primavera... ela em sua espessura deve estar em torno de uns 10cm.
os galhos lignificados estão em torno de 1 a 1,5 cm de espessura. apontam todos para a vertical.
Amanha tiro fotos e posto num topico próprio para análise... eu a retirei com muito cuidado, pois ela estava plantada em cascalho puro. Minha sorte q este cascalho nao tinha tanto pedregulhos. após coleta-la eu passei pasta cicatrizante nos cortes das raízes pois elas apodrecem com facilidade... bom pra resumir... é vigorosa e tem um movimento suave no seu tronco... amanha vou colocar o link do topico da coleta dela aqui se o Ian me permitir!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ian

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Claro Laudir e com certeza vou acompanhar assim como varias outras plantas suas..
Beleza Nikkei mas é muito dificil transportar ela (hehe)
Na verdade eu só mantive um plano de adubação
Desde o começo ela ficou no tempo. Ainda tenho trauma do trabalho de retirada dela que nem penso em mudá-la de local...
Valeu João pelas valiosas orientações, vou dar esta "clareada" e depois atualizo para ver o que vçs acham..
Obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 8:51 am    Assunto: Responder com citação

João, pela minha experiência tive muita dificuldade em aramar galhos já lignificados. Isso porque não ficam no formato que eu gostaria (tendem a crescer para vertical.
Assim, eu faço com muito cuidado o direcionamento dos galhos assim que atingem cerca de 4cm de comprimento, ainda estão verdinhos e moles. No começo perdi alguns galhos pois usava fio de arame galvanizado (duro e difícil de trabalhar), mas depois passei a uzar de aluminio que é mais maleável e nunca mais tive problema. Mas eu deixo o arame bem soltinho, pois o galho não precisa de muita força para conduzir, é bem delicado e cresce/engrossa rápido. Em 1 ou 2 semanas retiro, pois já começa a enrigecer e já pegou o formato desejado.
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 10:23 am    Assunto: Responder com citação

Ela veio com tudo né Ian?

Belo material! Parabéns!

Acompanhando.
Abraços.
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 10:52 am    Assunto: Responder com citação

Com sua permissão Ian
Se alguem quiser dar pitacos... aqui a bougainvillea q eu coletei ontem:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17240
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 4:29 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O pessoal sempre fica preocupado com a recuperação dessa espécie, quando o tronco ultrapassa a marca confortável da grossura comparada a uma caneta bic. Laughing Laughing Laughing

Como bem salientou o nobre amigo Elio, com conhecimento de causa, pois esteve presente quando eu retirei um estupendo exemplar encravado num muro na chacara do Atelier do Dom Mario há alguns anos, e uma outra, que desencavei juntamente com o amigo Glauco Felix, numa escola aqui em Brasilia, ambas com troncos bem robustos, ambas bem recuperadas desde então.... Very Happy

Temos plena certeza de que, a partir dessas duas plantas que citei acima, nada é impossível quando se trata de fazer uma "estaquinha" de primavera brotar, tenha ela umas poucas capilares com que se manter, ou não, como é o caso da "pequenina" que eu e o Glauco retiramos: no caso dela, aliás, não havia raiz nenhuma, cortamos todas fora, para caber no caixote provisório em que ficou durante tres anos, enquanto se recuperava bem.

Atualmente, está num vaso no chão, sendo o fundo desse vaso de concreto puro e as bordas feitas com pedras do cerrado. Vejam ela florida e com o tronco esculpido:

Tive que apelar para esse tipo de vaso em razão de não ter encontrado, até hoje, um grande o bastante para acondicioná-la:

Tentamos formatar uma triangulação nela, compatível com o tamanho e desenho do tronco, que foi todo escavado, numa das nossas reuniões mensais do clube de bonsai:

Por isso afirmo com conhecimento de causa os nobres colegas e amigos: não se apoquentem nem se amofinem: as plantinhas de voces estão bem e, em poucos anos mais de cultivo, estarão tão lindas quanto essa que mostrei.

Não importa a grossura do tronco, repito. Estaca é estaca e a primavera não se ressente disso, para emitir novas raízes e crescer vigorosamente. É preciso apenas tempo, paciência, agua e adubo, mais nada. Depois, alguns arames e umas tesouras e alicates, para dar forma e estrutura, com um retorno excelente para compensar toda a trabalheira.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Que coisa linda mestre!!!
Ta louco meu amigo, linda, linda, linda...
Me apavorei agora...
Tenho duas bem lenhosas e grossa, e minha paciencia foi ajudada por esse seu belo trabalho...
bens a Deus!!!
Ian

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

Fantástico nickyfury!!
Quem dera eu consiga algo parecido!Mas vou tentar...
Me explique algo que talvez seja básico mas não quero me arriscar:
O trabalho no tronco pode ser feito em qualquer estação?
Tem que passar Calda após?
Obrigado e parabéns pela sua obra de arte
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: