FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxus.. o que acham??
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ruan Faquim

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 10:02 pm    Assunto: Buxus.. o que acham?? Responder com citação

E ai galera como estão todos???

Na semana passa um amigo meu recolheu (rsrsrrssr) na frente de uma casa de eventos abandonada da minha cidade um buxus e pediu para que eu fizesse um Bonsai pra ele, é um palnta de aprocimadamente 10 anos no minimo, contando desde a inauguração da casa..

ANTES..

Depois...

E ai, fiz certo ou fiz proibido o têrmo no buxus?? rsrsrsr

vlw
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 10:12 pm    Assunto: Responder com citação

Nem parece a mesma planta!!! Shocked
Parabéns!!!
Ruan Faquim

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

Valew Mateusss..

Brigado
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 10:33 am    Assunto: Responder com citação

Ola Ruan ...
Otima visão da planta , parabens .
Uma unica observação , mas que fará toda a diferença daqui para a frente é a seguinte.

Acredito que depois da intervenção que eu considero otima vc deveria ter transplantado o buxus para uma bacia grande , perfurada no fundo e laterais com substrato drenante... etc.

Como foi colocada num vaso pequeno não se desenvolverá satisfatóriamente .. estacionando como esta .

A não ser que as intenção seja esta mesmo de ter um buxos com copa rala e delicada , caso contrario terá que replantar em um recipiente bem maior para o desenvolvimento das raizes e consequentemente da copa .

O vaso pequeno , definitivo é a ultima etapa na confecção de um bonsai . Rolling Eyes

Estou apenas querendo ajudar , parabens novamente e boa sorte. Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 12:47 pm    Assunto: Responder com citação

eu tentaria um literati com ela... deixando somente os 5 ultimos galhos juntamente com o ápice.... faria uma curva acentuada para a esquerda e voltava para direita bruscamente e deixaria esta copa apontando pra cima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 1:01 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Bonsai é o tipo de arte interessante: uma mesma planta pode ser trabalhada de formas tão diferentes quanto forem os bonsaistas a porem a mão nela. Laughing Laughing Laughing

Ruan, embora seu trabalho com esse buxinho tenha ficado interessante, o nobre colega pecou apenas num detalhe: ao formatar o tronco, dando a ele um movimento levemente sinuoso, esqueceu de fazer o mesmo com os galhos, exceto o primeiro. Regra importante, que devemos procurar sempre considerar: a forma do tronco define a forma dos galhos. Se o tronco apresenta curvas, os galhos, todos sem exceção, deverão apresentar tambem. Shocked

Se o tronco for reto, como um shokan, por exemplo, então os galhos terão certa horizontalização tambem, sem curvas sinuosas ou não. Por isso, sugiro ao nobre colega proceder a essa correção, para harmonizar melhor seu trabalho, visualmente falando. Na sequencia, experimente baixar o ápice, volteando-os sobre si mesmo, bem como os galhinhos próximos a ele, de maneira a que, quando vier a densificação (aumento na quantidade da folhagem), a copa fique ligeiramente arredondada, o que caracteriza uma planta mais antiga. Very Happy

Quanto à colocação do nobre colega Bonsergio, sobre o cultivo, devo salientar que o que irá fazer diferença não será o recipiente de cultivo, mas sim o aporte de adubação. Tenho em meu viveiro, Bonsergio, buxus que, inicialmente eram bem mais raquiticos que esse, cultivados em vasos plasticos (aqueles, tradicionais, de "mausai"), que possuem bordas baixas, mas que atualmente, após dois anos de cultivo, estão bem densos em suas folhagens e repleto de novas brotações. Very Happy

Importante a forma como cultivamos, não o recipiente em si. A não ser, claro, que a intenção do cultivador seja orientada na busca de engrossar o tronco. Nessa espécie, porém, tanto faz se estiver num vasinho ou numa baciona: o tempo será o fator preponderante para isso, vez que a espécie engrossa mais no chão que em qualquer outro recipiente. Rolling Eyes Rolling Eyes

Ruan, o cultivo dessa espécie rende melhor quando realizado a sol pleno, com uma rega diária, de preferencia sempre ao final da tarde. O aporte de adubação deverá ter inicio dentro de no maximo 45 dias, contados da data da finalização, ou do envase da planta. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ruan Faquim

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 4:13 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos....

Laudir, no começo eu até pensei em fazer uma Literati só que por disuido meu, perdi quase um palmo que vinha depois, da que é agora a copa, fui fazer uma manobra um pouco arriscada com a Copa e acabei quebrando o ganlho, ai mudei de idéia e ficou como está no momento..

Nick, muito obrigado por todas as dicas, no galhos laterai já dei uma modificada neles e eles ficarm como o tronco principal, retorcidos, mas em relação a copa não sei se tenho confiança para faz-lo, estou com medo de quebrar o galho e assim perco minha copa. Quando voce falça em voltea´lo sobre ele mesmo é fazer que ele fique mais ou menos em forma de Z né???

Muito Obrigado !!!

E mais opiniões serão semprre muito bem aceitas.

Abraço Todos
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 5:54 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ruan, minha sugestão foi em relação ao ápice, para que voce baixe os galhos e forme algo mais redondo. Os demais galhos devem seguir com movimentos sinuoso, para ficarem harmonizados com o tronco. Só isso.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ruan Faquim

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

Ok.. vou tentar fazer e postarei as fotos assim que ele estiver um pouco recuperado.... fiz outro hoje mas pena que não lembrei de titrara as fotos de antes.. mas essa semana posto as fotos do de hoje..

abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2011 5:22 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ruan, para aquele outro buxinho que trabalhamos juntos na casa do Ronan, veja no link abaixo o trabalho do colega Jonathan, de cascavel, fez numa duranta:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16936&start=15

Com as goivas que falei para voce, vc deverá tentar fazer o mesmo naquelas pontas de jin (madeira seca) que fez no buxinho, ok? Ficará bem melhor que fazer apenas uma ponta tipo palito de dente. Lembra que eu disse isso a voce? Pois é, com esse tipo de "escultura", o jin fica mais bonito e a planta com um jeitão mais técnico, ok?

Apenas uma ressalva: só faça isso na planta depois que vc ver que ela está bem recuperada. Até lá, deixe quieta, sem mexer, certo? Um abraço e até a próxima.

Ruan Faquim

MensagemEnviada: Qua Maio 11, 2011 3:19 pm    Assunto: Responder com citação

E ai Nicky como vai? tudo bem???

Depois daquele dia na casa do Ronan apenas aramei alguns galhos que estavam tocando o chõa para as folhas não se perderem jã que não consegui coloca-la na bancada.

A mais ou menos um mês ela começou a brotação e está a todo vapor. Assim que eu tirar uma foto dela coloco para vc conferir, As copas estão se definindo..

Só tenho que ler um pouco mais sobre a tecnica, mas tenho certeza que se eu adequar a esse tipo de manipulação corretamente o formato que ela tomara será incrivel...

Abraços
Ruan
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 11, 2011 11:59 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: