 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Leando P da Silva
Registrado: 03/02/11 Idade: 61 Mensagens: 15 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Fev 03, 2011 1:55 pm Assunto: Poda na Pithecolobium |
|
|
Prezados,
Tive a felicidade de adquirir uma floresta de Bonsai e gostaria de uma ajuda para realizar uma poda estética sem perder o estilo natural da arvore. Porém, gostaria de saber se existe uma forma melhor de colar as imagens de meus Bonsai?
Grato,
Marcos Leandro.[/b][/i][/u][/quote][/code][/list] |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Djalmo 4.o PASSO


Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qui Fev 03, 2011 4:22 pm Assunto: |
|
|
Amigo, tem que ospedar as fotos em algum site ate mesmo no orkut, leia as orientaçõse do forum, não tem modo mais facil, infelizmente.
Atenciozamente |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Marcos Leando P da Silva
Registrado: 03/02/11 Idade: 61 Mensagens: 15 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 9:18 pm Assunto: Poda Pithecolobium |
|
|
Prezados,
Vamos ver se desta vez consigo postar as fotos.
[img]http://www.facebook.com/album.php?aid=12853&id=100001991004905&l=1b3d0e859b
Flores de Piteco. Idade entre 5 a 10 anos.[/img] |
|
Voltar ao topo |
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO


Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 9:57 pm Assunto: |
|
|
num foi ainda... _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO


Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 10:22 pm Assunto: |
|
|
Ajudinha:
 _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Marcos Leando P da Silva
Registrado: 03/02/11 Idade: 61 Mensagens: 15 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 10:40 am Assunto: Poda na Pithecolobium |
|
|
Valeu Guilherme!
Eu ainda tenho dezenas de fotos dos meus Bonsai, como devo proceder? Tentei de acodo com o forum mais não deu certo.
Grato
Marcos Leandro. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 1:20 pm Assunto: bonsai |
|
|
Marcos, essa floresta parece ser um trabalho interessante. Tão logo possível, sugiro que a fotografe pelos quatro lados do recipiente, postando em seguida no forum, para que possamos apreciar e analisar detidamente, para responder com propriedade as suas duvidas sobre o bonsai.
Em relação a postagem de imagens, o melhor programa que conheço e uso é o PIKASA, que voce pode baixar e instalar no seu PC através do link "fotos" do google. É facil instalar e mais simples ainda de carregar as imagens. Uma vez que vc monta seu album virtual, terá apenas que copiar as fotos lá e postar aqui no forum, sem nenhuma complicação.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Marcos Leando P da Silva
Registrado: 03/02/11 Idade: 61 Mensagens: 15 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sáb Fev 19, 2011 10:07 pm Assunto: |
|
|
Caro Nicky,
Segue a Foto para sua análise.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/_TZi8un16xqI/TWBRHJTWp8I/AAAAAAAAAEE/RZw7_VH6VkM/s144/DSC01342.JPG
[/img]https://lh3.googleusercontent.com/_TZi8un16xqI/TWBRg2rn-EI/AAAAAAAAAEE/ILe6WznJhUo/s144/DSC01354.JPG[img]
Esta última é uma imagem da copa. Acredito que ela esteja com boa saúde e em plena brotação.
Adquiri há um ano.[/img] |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Marcos Leando P da Silva
Registrado: 03/02/11 Idade: 61 Mensagens: 15 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sáb Fev 19, 2011 10:18 pm Assunto: |
|
|
Vamos tentar mais uma vez!
Esta última, tirei bem debaixo dela, para ter um angulo de visão diferente.
Abraços, |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Marcos Leando P da Silva
Registrado: 03/02/11 Idade: 61 Mensagens: 15 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sáb Fev 19, 2011 10:20 pm Assunto: Picasa |
|
|
Detalhe! Muito obrigado pela grande dica do Picasa.
Grande abraço. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 6:49 pm Assunto: bonsai |
|
|
Marcos, sua planta parece ótima. Tem uma boa disposição quanto à distribuição dos troncos, embora isso possa ser melhorado. Num grupo, o importante é destacar a planta principal, no caso a maior e mais alta (logo, a mais velha), das demais. Isso pode ser feito nessa composição reposicionando essa planta como num triangulo, em que o ápice do triangulo fosse justamente essa planta, e as demais, a base.
Mas isso é de somenos importancia. Agora é cuidar da poda. Veja, ao observarmos a formação dos galhos pelo ótimo angulo de baixo para cima, a primeira coisa que notamos é que falta ramificação nos galhos. Eles se alongam, mas exceto por um ou outro, não há ramificação. Um galho, para estar bem estabelecido, deve apresentar uma correção visual semelhante a palma da sua mão aberta, com os dedos destacados: por comparação, então, cada dedo seria um galho partindo de outro galho.
Temos assim, uma construção aerea em que há galhos primários, de onde brotam os galhos secundários, terciários e a ramificação fina, esta ultima, geralmente ocorre no final, na extremidade do galho. Ora, como fazer isso? Simples: com podas sucessivas. A primeira providencia, então, é reduzir o comprimento de todos os galhos, para proporcionar a eles condições de se bifurcarem sucessivamente, inumeras vezes, até chegar ao limite pretendido pelo cultivador, que terá sempre a ultima palavra sobre isso, é claro.
Mas como proceder? Partindo da visualização da planta, vc deve saber que um conjunto de arvores deverá sempre ser tratado como se fosse apenas uma arvore e não varias. Sendo assim, devemos estar atentos a que nenhum galho interfira com o galho da arvore ao lado. O crescimento e desenvolvimento dos galhos devem ser para fora e não para dentro. Os galhos devem estar distribuidos em alturas e pontos diferentes nas arvores que compoem o conjunto, de tal forma que isso resulte natural e não algo forçado.
Como essa espécie tem uma brotação excelente, emitindo brotações vigorosas por mais que se pode, em pontos ocorrentes em todo o tronco, fica fácil então, por vezes, reiniciar a construção de um galho que esteja melhor posicionado que os atuais, sem com isso perder nada em termos de desenvolvimento para a planta.
Outro ponto a considerar é que os galhos de baixo são mais compridos que os de cima, isto é, mais longos que os de cima, mais grossos e robustos. Com isso sendo construído gradativamente, vc irá obter o que atualmente falta ao conjunto: triangulação. A base mais larga, que se afina até o ápice.
Os galhos e brotações do ápice, em todas as plantas, além de encurtados devem ser aramados, voltando-os para baixo. A finalidade aqui é proporcionar um arrendodamento na copa. Essa é uma caracteristica forte nas arvores antigas da natureza, que voce pode observar num simples passeio pelas ruas da sua cidade. E, o quanto antes for buscada na formação estrutural, mais rapidamente será conseguida.
Então, voltando a formação dos galhos, observe o que vc deve buscar nas imagens abaixo:
Essa espécie tem uma particularidade que deve ser respeitada: ao cortar o galho, sempre o faça com uma margem de segurança. Isso significa que, se for cortar para que o galho fique menor, corte sempre um pouco mais próximo da ponta e longe do corte, isto é, longe do ponto de corte pretendido. Isso por que o galho sofre uma ação de retração, secando a extremidade, sendo que isso as vezes volta até quase o ponto pretendido da redução. Então, quando cortar, fique atento a que o corte seja sempre num ponto diferente do que pretende manter na redução correta.
Como estamos entrando no outono, deixe para proceder a essas intervenções apenas no inverno. Até lá, cuide de preservar o solo, retirando o excesso de mato e pedras, bem como cuidando de fornecer "alimento" para a planta, via adubação, e uma rega regrada, isto é, molhe apenas o solo quando estiver seco, sem encharcar. Cultivo a pleno sol, tambem é o mais recomendado.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Marcos Leando P da Silva
Registrado: 03/02/11 Idade: 61 Mensagens: 15 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 8:21 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado Nicky!
Você realmente é bem objetivo e técnico. Está sendo muito proveitoso suas observações. Mais uma vez obrigado.
Conforme sua orientação, vou aguardar até começar o inverno para proceder as intervenções nos galhos buscando a triangulação na composição do conjunto, estava preocupado com o momento, do qual você já me elucidou.
No entanto, enquanto não chega o inverno, vou tentar compor um cenário que pretendo atingir, a partir de apontamentos nas próprias fotos e ficaria muito grato, mais uma vez, de contar com suas preciosas observações.
Grande abraço,
Marcos |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Fev 22, 2011 9:39 am Assunto: bonsai |
|
|
Marcos, o primeiro passo na construção de uma floresta bonsai passa pelo desenho esquemático, em que são estabelecidas as posições das arvores, dentro de determinados critérios. Ao montar uma floresta de caliandras, por exemplo, eu usei essa técnica como base, antes de executar o trabalho. Veja o esquema de distribuição que fiz:
Na composição não usei um vaso, mas sim uma laje de pedra que encontrei num riacho. Após o trabalho, o resultado ficou de acordo com o projeto:
http://www.brasiliabonsaiclube.com
Veja essa outra projeção, em que há uma clara divisão entre dois grupos de arvores:
Este ultimo projeto pertence ao bonsaista carioca Paulo Neto, e pode ser visualizado no link:
http://www.bonsaimt.com.br/fazendo-um-suiban-para-penjing/
Outros excelentes trabalhos dele vc poderá visualizar no link em que ele apresenta seus trabalhos, bem como de outros bonsaistas, com matérias relacionadas a nobre arte bonsai:
http://aidobonsai.wordpress.com/
Esse outro esquema pertence a um site de animação, mas é bem interessante, a meu ver:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Marcos Leando P da Silva
Registrado: 03/02/11 Idade: 61 Mensagens: 15 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 1:46 pm Assunto: Obrigado. |
|
|
Obrigado pelas orientações e indicações de trabalhos. Irei seguir o caminho recomendado. e postarei em breve meus esquemas da Floresta.
Em tempo: Belíssimo trabalho na floresta de Caliandras. Gostei muito do site do Aido Bonsai. Todos os trabalhos muito inspiradores.
Grande abraço. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Marcos Leando P da Silva
Registrado: 03/02/11 Idade: 61 Mensagens: 15 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 2:24 pm Assunto: Épocas de Podas |
|
|
Nicky, mais um detalhe:
Tenho as seguintes espécies:
Caliandra, Pyracantha, Leucena, Acer Palmatum, Acer Kaede, Ligustro - comentado em outro tópico - Laranjinha, Azaléia - Não está florando - Bougainville, Serissa, Cotoneaster, Ficus, Acerola, Jaboticaba, Jasmim, Ulmus,Tuia Ouro, Tuia Azul e Tuia Europa.
Gostaria de investir na Resedá, mas não consigo encontrar um exemplar bom de pré-bonsai.
Qual delas, nesta época, podemos podar e aramar? |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|