|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
taffarel 2.o PASSO

Registrado: 05/10/04 Idade: 43 Mensagens: 268 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Out 05, 2004 3:36 pm Assunto: Ferramantas !!!?? |
|
|
Olá !!!
Estava pesquisando sobre as ferramentas para cuidar do bonsai.
Quantas preciso !!??!????
Não tem como eu substituir as originais por ferramentas semelhantes de fabricação nacional, mais acesível !!?!?
Muito obrigado _________________ ___________________________
Leandro Taffarel Argoud
taffarel1307@gmail.com
leandrotaffarel@hotmail.com
___________________________ |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 05, 2004 8:00 pm Assunto: |
|
|
Taffarel,
Ferramenta não é requisito básico para fazer bonsai, e sim sua vontade e dedicação.
Você pode iniciar utilizando: 1. uma boa tesoura de poda da tramontina (custa em torno de R$ 16,00 a R$ 20,00), 2.um canivete (R$ 20,00), 3.para cortar arame um alicate de corte pequeno para eletricidade (R$ 7,50 a R$ 15,00), 4.Para descascar galhos um alicate pequeno comum (R$ 7,50 a R$ 15,00), 5. para tirar a terra das raízes das plantas, um gancho (pode utilizar um grande garfo de metal, curvando os dentes), e como cicatrizante pasta dental branca. No total deve gastar no máximo R$ 100,00, o que não representa o preço de uma ferramenta japonesa.
Pequise nas lojas de 1,99, que normalmente vendem esses materiais e consequentemente irá gastar bem menos.
Com o passar do tempo e da disponibilidade de dinheiro, se sentir necessidade você pode adquirir ferramentas específicas para o bonsai.
Espero ter ajudado.
Seja bem vindo ao nosso mundo do bonsai.
[]s
bergson |
|
|
 |
taffarel 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 06, 2004 8:43 am Assunto: |
|
|
Taffarel,
Ferramenta não é requisito básico para fazer bonsai, e sim sua vontade e dedicação.
Você pode iniciar utilizando:
1. uma boa tesoura de poda da tramontina (custa em torno de R$ 16,00 a R$ 20,00), ESSA JÁ TENHO, UMA TESOURA COM PONTA BEM FINA,CERTO.
2.um canivete (R$ 20,00),PARA QUÊ USO O CANIVETE?
3.para cortar arame um alicate de corte pequeno para eletricidade (R$ 7,50 a R$ 15,00),UMA ALICATE COM PARA CORTE.
4.Para descascar galhos um alicate pequeno comum (R$ 7,50 a R$ 15,00), COM QUE TEMPO POSSO DESCASCAR OS GALHOS DO BONSAI, TEM UM PERÍODO?
5. para tirar a terra das raízes das plantas, um gancho (pode utilizar um grande garfo de metal, curvando os dentes), e como cicatrizante pasta dental branca.O USO DO CREME DEVE SER SOMENTE PARA PODAS GRANDES DE GALHOS, OU SEMPRE?
No total deve gastar no máximo R$ 100,00, o que não representa o preço de uma ferramenta japonesa.
Pequise nas lojas de 1,99, que normalmente vendem esses materiais e consequentemente irá gastar bem menos.
Com o passar do tempo e da disponibilidade de dinheiro, se sentir necessidade você pode adquirir ferramentas específicas para o bonsai.
Espero ter ajudado.
Seja bem vindo ao nosso mundo do bonsai.
[]s
bergson[/quote]
MUITO OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO _________________ ___________________________
Leandro Taffarel Argoud
taffarel1307@gmail.com
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 06, 2004 10:15 am Assunto: |
|
|
Taffarel,
Apenas retribuo a ajuda que recebi e recebo, é uma forma de difundir cada vez mais a arte bonsai.
1.ESSA JÁ TENHO, UMA TESOURA COM PONTA BEM FINA,CERTO (Ótimo, serve perfeitamente).
2.um canivete (R$ 20,00),PARA QUÊ USO O CANIVETE? (para fazer estacas, descascar ,etc)
3.para cortar arame um alicate de corte pequeno para eletricidade (R$ 7,50 a R$ 15,00),UM ALICATE COM PARA CORTE. (não entendi a pergunta.)
4.COM QUE TEMPO POSSO DESCASCAR OS GALHOS DO BONSAI, TEM UM PERÍODO (Não existe um tempo pré-determinado, apenas não exagere na extensão do trabalho, lembre que é para dar um efeito de árvore antiga, faça esse trabalho passo-a-passo.)
5. O USO DO CREME DEVE SER SOMENTE PARA PODAS GRANDES DE GALHOS, OU SEMPRE? (em galhos finos não é necessário, use em galhos e raízes médias e grossas)
6.Acrescente uma serra tramontina para podas (R$ 30,00), facilita o trabalho de cortar galhos e raízes.
Espero continuar ajudando.
[]s
bergson
Obs.:
Nunca esqueça das regras básicas do bonsai: Primeira regra: paciência, segunda regra paciência, e terceira regra: quando estiver sem paciência volte a primeira. |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

Registrado: 25/08/04 Idade: 62 Mensagens: 185 Localização: Indaiatuba - SP
|
Enviada: Qua Out 06, 2004 10:32 am Assunto: |
|
|
Taffarel,
Como o Bergson falou, "Ferramenta não é requisito básico para fazer bonsai, e sim sua vontade e dedicação. ", e muita criatividade, primeiro você precisa saber o que fazer para depois pensar na ferramenta que irá precisar. Eu uso só ferramentas "genéricas", alicates normais, estiletes, turquesa, garrafas PET, arames de cobre (elétrico), pinças, etc.
Eu uso creme dental branco para cortes com diâmetro maior que um cigarro (lápis). _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
taffarel 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 06, 2004 1:52 pm Assunto: |
|
|
Rildo escreveu: | Taffarel,
Como o Bergson falou, "Ferramenta não é requisito básico para fazer bonsai, e sim sua vontade e dedicação. ", e muita criatividade, primeiro você precisa saber o que fazer para depois pensar na ferramenta que irá precisar. Eu uso só ferramentas "genéricas", alicates normais, estiletes, turquesa, garrafas PET, arames de cobre (elétrico), pinças, etc.
Eu uso creme dental branco para cortes com diâmetro maior que um cigarro (lápis). |
VALEU !!!!! _________________ ___________________________
Leandro Taffarel Argoud
taffarel1307@gmail.com
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 36 Mensagens: 189 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Dom Fev 27, 2011 2:53 am Assunto: |
|
|
esse tópico apesar de antigo é muito oportuno pois é o meu quinto ano de introdução \á arte do bonsai e só agora estou com praticamente todas as ferramentas básicas, apesar de chinesas hehe
por isso achei importante dar um "up" nesse aqui... _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 12:11 pm Assunto: bonsai |
|
|
As ferramentas de origem chinesa, ainda que não sejam tão ótimas quanto as japonesas, pecando pela má qualidade, servem muito bem para qualquer iniciante trabalhar com relativa tranquilidade suas plantas. Lembrando que os alicates de corte lateral e concavo, este ultimo o famoso alicate "bola" devem ser usados de maneira regular: efetue os cortes com cuidado, nunca cortando o galho de uma vez só, mas aos poucos, "mordendo" e "beliscando", como se diz.
Ao cortar um galho qualquer, seja fino, médio ou grosso, usando desses cuidados, sua ferramenta ganha mais durabilidade, principalmente na area de corte, evitando desgastes prematuros. Além disso, não compromete tambem os cabos por onde se apoiam as mãos, vez que não se imprime tanta força quando se faz um corte gradativo, aos poucos.
O melhor exemplo visual desse tipo de utilização correta dessas ferramentas, podemos apreciar em videos que apresentam formigas saúvas cortando folhas grandes: elas cortam aos poucos, um pedaço de cada vez. É bem assim que devemos usar nossas ferramentas, para que durem mais e não se danifiquem nem percam o corte. Lembrando tambem que as tesouras devem ser usadas apenas para ramas e galhinhos finos, bem como folhagem. Nunca as use para cortar galhos grossos ou medianamente grossos.
Sabendo como usar as ferramentas chinesas ou coreanas, elas se tornam um excelente auxiliar no cultivo e trato diário com nossas plantas, e, mesmo que não se igualem nunca com as ferramentas _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 36 Mensagens: 189 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 1:58 pm Assunto: |
|
|
nicky, essa sua orientação ajudou bastante
não fazia isto com as minhas! _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 2:47 pm Assunto: bonsai |
|
|
FW Maciel, como vc apreciou essas dicas, aí vai outra: para conservar o corte da tesoura, use uma lixa fina, dessas próprias para lixar madeira ou ferro, e corte-as em tirinhas com a tesoura. Em seguida, aplique uma fina camada de oleo singer, desses próprios para uso em maquinas de costura, passando em seguida um flanela pela laminia, para retirar o oleo.
Não deixe o oleo na lamina, retire todo ele. É recomendável usar o oleo singer, ao invés de usar qualquer outro tipo de oleo ou WD.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sex Mar 04, 2011 12:28 am Assunto: |
|
|
Taffarel, a coisa é maio ou menos assim:
O Schumacher ganhou varios campeonatos de FERRARI e o Rubinho mau ganhou algumas provas.
A ferramenta não faz o artista, pode ajudar, mas não faz toda essa diferença.
Grandes Mestres de bonsai passaram a utilizar as ferramentas como nós conhecemos a pouco tempo, muita gente faz questão de chegar em eventos e abrir a maleta cheia de ferramentas lindas, limpas e intocaveis - EMBUSTE (é a minha opinião, não falo por ninguem e nem de ninguem em especial).
O mais importante é que suas ferramentas estejam sempre bem afiadas, mas vale uma tesoura de poda bem afiada do que um alicate japones sem corte.
Basicamente uso duas ferramentas: Tesoura de poda e alicate de corte diagonal.
Quanto mais vc usa as ferramentas mais controle sobre elas vc tem.
Eu penso da seguinte forma: Se vc juntar R$ 30 por mes em um prazo de seis meses vc tem dinheiro para comprar duas ferramentas fundamentais e fabricadas para o uso no BONSAI.
Espero ter ajudado. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|