FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

duvidas com piracanta fotos atualizadas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2011 10:10 pm    Assunto: duvidas com piracanta fotos atualizadas Responder com citação

Ola amigos hoje dei um pulo no garden de um amigo meu e encontrei uma piracanta jogada ao canto resolvi compra-la so com uma duvida peço opnioes aos amigos. tipo se posso prosseguir uma poda radical do galho ela vai voltar a brotar e se e a epoca bao pra isso e se possivel alguem me indique a altura q devo cortar desde ja obrigado a todos...

obs. semana q vem estarei no curso de bonsai com carlos tramujas no gardem tatuape SP espero aprender muito com ele...

Editado pela última vez por carlos claro em Ter Jun 14, 2011 10:46 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2011 11:33 pm    Assunto: Responder com citação

tenho uma podada masa podei tem 2 meses quase atrás, sou novato na arte, não sei se é a época certa pra fazer alterasções nela.
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2011 10:10 am    Assunto: Responder com citação

obrigado oamit vamos esperar pra v mais alguem falar se pode ou nao mais obrigado pela ajuda blz.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2011 10:39 am    Assunto: Responder com citação

E ae, numa trí!

Quanto a sua planta, sugiro que vá adubando ela periodicamente, e no fim do inverno, agosto por exemplo, faça a poda drástica, juntamente de uma poda de raízes e um substrato bem drenante. Eu uso 60% areia grossa(pedrisco) e 40% terra vegetal ou turfa.Pode ser colocado em escorredor plástico e manter longe de sol forte, principalmente no primeiro mês de transplante. Procure efetuar esta poda no período de dormência de sua região, de preferência no fim da dormência. Tipo de adubo: tenho usado osmocote plus com esta espécie e ela tem se comportado bem saudável.

Não deixe de levar sua planta no evento e perguntar bastante lá, tenho certeza que aprenderá muito. O Tramujas sabe muito.Aproveite bem lá, abç.
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2011 2:51 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado Marco entao vamos esperar o fim do inverno pra v oq da abraço.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 19, 2011 6:22 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Carlos, minha posição em relação a essa espécie é um kadikim diferente da dos demais: eu sugiro um corte na linha que demarquei em vermelho, reduzindo o tronco, bem como na raiz que desce alongando-se, de forma a conter seu comprimento. Com o corte do tronco nesse ponto, novas brotações virão, de maneira a permitir que vc estilize sua planta no formato moyogi, o que combina bem com a espécie. Very Happy

Após proceder aos cortes, sem nenhum medo de ser feliz e de resultar em um bom trabalho, com rápida recuperação, vc deve retirar a planta desse substrato, lavando bem as raízes para limpa-las e eliminar totalmente esse material sem serventia. Em seguida, escolha um bom recipiente, com uma profundidade entre 15 a 20cm, preenchendo-o com um substrato bem drenante: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, carvão, vermiculita. Very Happy

Antes de plantar, deixe as raizes lavadas imersas em solução contendo hormonio enraizante por uns vinte minutos. Depois de plantada, deposite em local onde a planta receba luz e calor solar o dia inteiro, cuidando de regar sempre apenas ao final do dia, uma vez só basta. Inicio da adubação dentro de 45 dias, após essa intervenção. Very Happy

O material cortado fora, vc pode até tentar fazer enraizar: corte segmentos de uns 10 a 15cm, retirando um pouco da casca na base a ser plantada. Deixe imersa na mesma solução enraizante, só que por uns 40 minutos, em seguida plante em areia grossa de rio, dessas usadas na construção civil, e deposite em local semi sombreado, lembrando de regar apenas quando sentir que abaixo da superficie da areia estiver seco, mas evitando encharcar, caso esteja umida. Very Happy

Recentemente fiz esse mesmo procedimento em duas piracantas, com troncos bem mais grossos que a sua. O cuidado principal para recuperar bem uma planta como essa não está no corte do tronco, galhos etc, mas sim evitando cortar fora as raízes capilares, que são as finas raizes de alimentação.

Cuidando de lava-las bem, retirando todo o substrato antigo, e deixando imersas em solução enraizante, sua planta estará garantidamente com 100% de chances de recuperar-se, começando a emitir novas brotações em até um mes, após essa intervenção, ou até antes disso, inclusive.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2011 9:34 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Ops!!! Sorry!!! Embarassed Embarassed faltou a imagem:

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2011 11:18 pm    Assunto: Responder com citação

ok obrigado nickyfury entao posso prosseguir com uma poda drastica agora ou tenho q esperar mais.

nao desmerecendo a opnião do amigo MarcoBonsaiPoa.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 21, 2011 9:00 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Como frisei, não mexendo nas raízes capilares, que são as finas raízes que promovem a alimentação da planta, não há problema algum em cortar o tronco e a raiz grossa agora. Lave bem as raizes após cortar, e replante em um recipiente mais adequado, podendo até mesmo usar um vaso de treinamento para isso, sem nenhum problema. Very Happy

carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 14, 2011 10:45 pm    Assunto: Responder com citação

Ola amigos vai aqui fotos atualizadas piracanta conto com a ajuda dos amigos pois nunca trabalhei uma e a primeira com a juda inicial do nicky ai esta o resultado a outras duas partes sao estacas ja estao com muito bro to se duvidar ate mais q essa mais vou esperar ela mais um pouco segue fotos da primeira planta mae. abraço

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 8:34 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Carlos, piracanta é uma planta como outra qualquer, em relação à formação estrutural aerea. Vc deve priorizar os galhos que estiverem melhor posicionados no tronco, cortando fora os que não se equadrarem no estilo que pretende imprimir. O galho apical deverá ser direcionado via aramação, recebendo um leve movimento sinuoso, para se harmonizar com o tronco. De resto, é deixar todos os galhos crescerem bem, alongando banstante, para engrossarem. Depois, corte curto, para formar uma estrutura lateral neles, com a base mais grossa.

Não tem nenhum mistério nisso. Vc pode começar a trabalhar desde já, selecionando os galhos e cortando fora os excedentes. No inverno, faça uma desfolha completa, usando para cortar as folhas uma tesoura de ponta fina, para preservar as gemas das futuras brotações. Isso ajuda a obter folhas menores e permite colocar o arame, vez que vc poderá visualizar a estrutura da planta e direcionar os galhos.

Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 8:43 am    Assunto: Responder com citação

Carlos, belo material!

Acompanhando.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 9:49 am    Assunto: Responder com citação

obrigado nicky depois posto outras fotos ja com o trabalho em andamento
agora vc nao acha q deveria enclinar um poco mais ela pra dar um movimento maior abraço.

valeu renato vamos ver como fica depois de pronta abraço.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: