FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

estaqui de acerola
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
renata_bbc

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2011 5:15 pm    Assunto: estaqui de acerola Responder com citação

Ola,
meu pai tem um pé de acerola e vai podar em breve... queria saber se posso aproveitar algum galhinho para uma mudinha e, quem sabe, um futuro bonsai... Qual a técnica a usar e como executa-la?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Claudionor Albuquerque

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2011 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

.
.
.
Olá renata_bbc,

Acho que você pode iniciar seus trabalhos com acerolas de varias formas, estaquias, alporquia, usando sementes... aproveita que tem a oportunidade de usar essas técnicas para aumentar seus conhecimentos.
.
.
.
Smile
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 19, 2011 12:03 am    Assunto: Responder com citação

o que mais uso é a estaquia....eu deixo puoquissimas folhas (pouqissimas mesmo!)

corto em baixo nessa forma ( / ) deixo por um dia pelo menos em agua com enraizador e planto na areia grossa, sempre molhadinha, mas não encharcada, e rego com enraizador também, deu muito certo, até com galhos relativamente grossos...

Provérbio Árabe
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
renata_bbc

MensagemEnviada: Sáb Mar 19, 2011 5:46 pm    Assunto: Responder com citação

Claudionor, vou fazer essas experiências! Obrigada.

Maciel,
posso fazer com qq espessura de galho?
Sempre fico na dúvida sobre essa questão da terra encharcada... eu molho meus bonsais e mudas de forma que saia água pelos buracos debaixo... como sei se estou encharcando??
Eu até postei um problema com minha muda de "chapeu-se-mandarim"que está com as folhas caindo e achei q pudesse ser água demais... mas ainda não consegui ajuda.
Muito obrigada!
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 19, 2011 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Renata, o pessoal costuma ter como parâmetro a grossura de um lápis comum, mas já consegui estaquia de galhos mais grossos que um lápis.

o substrato do bonsai deve ser drenante, lembrando que algumas espécies gostam de mais água do que outras...

eu considero encharcado qdo vc vê a lanta mergulhada na água, por exemplo

geralmente eu rego todo dia minhas plantas porque o clima ainda está bem quente

mas quando ficar mais ameno, eu costumo apertar a ponta do dedo na terra do vaso e ver se ele fica muito sujo, se o dedo ficar quase limpo, significa que é hora de regar novamente

espero ter ajudado
se a dpuvida persistir, pode perguntar a vontade

Provérbio Árabe
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 23, 2011 3:03 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Renata, as chances de que uma estaca enraize são bem maiores quando feitas na primavera. No resto do ano, vc até pode tirar a sorte grande e conseguir algo, mas é bem mais remota essa possibilidade. Sugiro, então, que deixe para a época propícia, caso seja possível.

O substrato ideal para estaquias é a areia pura, do tipo usada na construção civil. Mas fique atenta: areia com salobridade não recomendo. Nem areia de praia, tampouco. Eu costumo adicionar na areia grossa um pouco de um substrato vendido pronto, chamado aqui no DF por BIOPLANT. Ele contém, entre outros produtos, casca de coco e de pinus queimadas e vermiculita. É muito usado por horticultores para germinação de sementes. Então, talvez procurando pelo produto com esse conhecimento, vc consiga achá-lo.

As estacas depois de coletadas, devem ser deixadas com a ponta a ser enterrada imersa em solução contendo hormonio enraizante, por no mínimo uns 20 minutos. Em seguida, imprima certa força e as enterre até quase a metade do comprimento total da estaca, dependendo é claro da espécie. Very Happy

Lembre-se de retirar todas as folhas da estaca, caso seja uma decídua ou sempre verde,. mantendo apenas as da extremidade, em caso de coníferas, como junipero e pinheiro. As demais, varia conforme a grossura da estaca. Para aceres, por exemplo, eu não deixo folha alguma. Very Happy

Após estaquear as novas mudas, regue bem o substrato e deposite o recipiente em local semi sombreado, onde as novas futuras mudas irão receber luz e calor solar apenas no período da manhã, evitando o sol forte à tarde. Só regue novamente depois de enterrar o dedo e observar que o substrato/areia está menos umido abaixo da superficie. Se ainda houver umidade, não regue.

O parametro da grossura da estaca varia de cultivador para cultivador, bem como de espécie para espécie. Algumas pegam bem, com estacas mais grossas, outras não. É o velho caminho da tentativa e erro que permitirá a voce descobrir como agir. Lembrando ainda que os melhores cortes na base da estaca, isto é, na parte que será enterrada, devam ser em cunha, com um dos lados maior que o outro. Isso aumenta a area de contado e dispersão das auxinas necessárias para o enraizamento da estaca.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: