FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Duranta 04 ATUALIZADA 10/04/2011
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 22, 2011 5:00 pm    Assunto: Duranta 04 ATUALIZADA 10/04/2011 Responder com citação

Ola amigos esta é minha mais nova aquisição gostaria de dicas e sugestoes a ela.Minha ideia era tirar este torrao e deixa-la crescer livre ate a primavera num escorredor.
.
.
.
.
Mas ao dar mais uma espiada nela veja que tentei enfiar um espeto de madeira e nao passou acredito que tenha a mesma altura de tronco enterrado,minha ideia entao e lavar as raizes e retira-la deixando limpo o tronco que esta enterrado somente deixando um pouco no final e fazer um alporque logo acima da primeira dupla de galhos a esquerda o que acham??????Se possivel isso gostaria de dicas para o alporque pois os ultimos que fiz com serragem tipo bombom minhas plantas morreram.
.
Abraços

Editado pela última vez por Andre Antoniazzi em Dom Abr 10, 2011 6:30 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 22, 2011 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

André, agora é época em que as plantas se preparam para a dormência.
Com certeza, o dia em que vc for transplantar e desmanchar o torrão terá raíz muito grande e forte para cortar fora. Portanto, tem uma maneira de fazer com que a planta tenha um bom desenvolvimento até a primavera.

Ache um vaso maior do que o torrão, coloque areia de construção do fundo; coloque a planta e coloque mais areia nas laterais.
Isso irá dar uma arejada nas raízes e responderá na parte aérea.

Isso se faz quando não é época adequada para tansplante com poda de raiz e que o substrato é ruim.

Já fiz várias vezes e é certo o sucesso.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 23, 2011 10:40 am    Assunto: Duranta 04 Responder com citação

Ola amigo Elio obrigado pela dica,em suma deixando para fazer o que tinha de ideia tirar o torrao e as raizes que supostamente tenham no galho enterrado abaixo para a proxima primavera certo.
Abraços
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 23, 2011 3:15 pm    Assunto: Re: Duranta 04 Responder com citação

Andre Antoniazzi escreveu:
Ola amigo Elio obrigado pela dica,em suma deixando para fazer o que tinha de ideia tirar o torrao e as raizes que supostamente tenham no galho enterrado abaixo para a proxima primavera certo.
Abraços

Certo!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2011 8:33 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, meu chapa, considerando esse torrão e a espécie, vou na contramão do que voce escreveu amigo velho: eu cortaria pela metade o torrão, mais ou menos do meio para baixo, na linha que demarquei em vermelho, fazendo então o preparo que vc orientou para a conservação e manutenção do que está hoje, em seguida. Assim, diminuí-se bastante o volume de material inutil, vez que a dormência começou e isso não implicaria em perdas para a planta, que não necessita dessa parte para sobreviver.

Para cortar, é só passar o serrote fino, eliminando de uma vez só o torrão. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2011 2:20 pm    Assunto: Responder com citação

Velho amigo Nicky, a minha proposta é mais conservadora mas, o que vc propõe também pode ser feito. De qualquer maneira, no transplante na primavera daí sim, destorroar (é esse o termo?) totalmente, selecionar raízes e um novo substrato.

abraço

Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2011 6:28 pm    Assunto: Duranta 04 Responder com citação

Ola amigos,como voces ja devem ter notado que se trata de um aluno meio ancioso e por conta de uma dor que estava sentindo acabei descontando nesta duranta.O que fiz foi o seguinte tirei uma parte do torrao com mangueira de cima para baixo e ficou como o nickyfury mais ou menos detalha por aqui e fiz um alporque com a ponta de uma garrafa pet aproveitando o bico e ficou como um funil e coloquei logo acima doas galhos que aparecem no meio.Como gosto de experimentar algumas coisas selecionei 4 raizes tiradas do torrao com bastante raizes fininhas fiz 4 buracos da espessura da raiz e fiz um enxerto como esses dias fiz num galho de hibisco com raizes de buxus e deu certo.Com essa minha intervensao vou acabar tendo duas plantas se tudo der certo amanha posto as fotos de como ficou para as concideraçoes de voces com que aqui mais uma vez abgradeço e como é bom sempre contar com meus velhos amigos e professores.
Abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 26, 2011 9:32 am    Assunto: bonsai Responder com citação

André, como dizem "los hermanos": a pressa é inimiga da perfeição. Devagar, e com muita paciência, se chega melhor ao resultado. O nobre colega, a meu ver, pôs o carro na frente dos bois, ao adiantar tantos trabalhos nessa pobre duranta, ao invés de aguardar o tempo correto para isso. Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

O que está feito, está feito. Aguardemos, pois, os resultados. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 28, 2011 4:35 pm    Assunto: Duranta 04 Responder com citação

Ola amigos aqui estao as fotos do qtrabalho que fiz nesta Duranta,tirei o torrao pra ver o que tinha enterrado e achei um belo enraizamento no fim e aproveitei fiz um enxerto de raizes log apos os galhos que aparecem e usei cerragem vamos ver no que vai dar.
.
.
.
Gostaria de saber opinioes sobre este nebari o que acham.
.
Ficam aqui as fotos para suas dicas lembrando sempre que nao fiz um alporque e sim um enxerto de raizes da propria planta.
Abraços
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2011 6:30 pm    Assunto: Duranta 04 Responder com citação

Ola amigos do forum,aqui estao as fotos atuais para acopanhamento desta minha duranta para ver como ficuou.Na parte superior do alporque como falei fiz com enxerto de raiz da propria planta o que é muito mais rapido,agora tenho duas plantas para trabalho.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Agora vamos deixar elas quietinhas um pouco o que acham????????Mas se tiver alguma opiniao ou dica sera bem vinda.
Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: