FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxinho, Atualizado 19/02/2013
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 1:43 pm    Assunto: Buxinho, Atualizado 19/02/2013 Responder com citação

Amigos, o inverno ta chegando e é bom termos projetos bem definidos para nossas plantas.
Então esto pedindo ajuda para tanto, pois acho que o buxu é bom de reenvazar no inverno, certo???
Se esta informação estiver incorreta favor corrigirem.
Atenciosamente.

Editado pela última vez por Djalmo em Sex Fev 22, 2013 9:30 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 3:19 pm    Assunto: Responder com citação

boa tarde...
de uma olhada, estude ele..... e vai podando asparte de cima para abaixar a copa.... sempre lembrando q buxus é chato em

abraços
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

Vhalveruth, é tive algumas experiências não muito boas com a espécie, aprendi algumas coisas importantes, como não desfolhar, não fazer podas radicais e coisas do tipo, mas eu queria ter certeza quanto ao momento mais adequado de podar as raízes, pois pelo pouco que sei, deve ser feito no inverno e a parte aérea da primavera ao verão!!!!
Se tiver algo errado com estas informações por favor corrijam.
Atenciosamente.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

Djalmo, blz!Vç pode deixar a poda de raíz e troca de terra para final do inverno e a desfolha, pode ser feita total, desde corte a folha no pecíolo e faça um bom programa de adubação antes de uma desfolha, primavera, verão ou outono, pode ser feito a desfolha, abç.
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 10:36 pm    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa, então posso proceder com uma poda para baixar a altura da parte aérea, sem medo de secar, mesmo se não sobrar folhas em alguns galhos eles voltarão a emitir brotações???
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

Djalmo, já vi muita gente perder buxus por intervenções drásticas e fora de época. A sua planta, antes de mais nada vai precisar baixar a brotação, porque dá para dizer que ela simplesmente não tem folhas e brotação que sirvam para estilizar um bonsai. Está tudo muito alto. Tem aí meia dúzia de brotinhos baixos, o que não é suficiente para fazer qualquer coisa. Mas este rebaixamento tem que ser feito de maneira lenta e parcial, em cada intervenção.
Então, escolha alguns galhos, cerca de metade deles e faça uma poda um tanto baixa, deixando os demais como estão. Quando estes brotos podados estiverem com brotos de 4-5 cm, faça o mesmo com os que ficaram. Quando estes também estiverem com brotação de 4-5 cm, pode mais abaixo os que foram podados por primeiro, e novamente após estes estarem brotados, pode novamente os segundos. Neste ponto você terá brotação baixa o suficiente para estilizar a planta. A desfolha total, segundo Carlos Tramujas somente pode ser feita no final do inverno, início da primavera. Fora disso, dificilmente a planta sobreviverá. As intervenções no buxus, todas devem ser lentas, se não sempre são arriscadas. Já vi buxus excelentes sendo trabalhados de forma afoita e que acabaram com lenha de fogão, infelizmente...

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 1:04 am    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi, pho Carlos Tramujas, li uma matéria dele sobre desfolha fantástica e se não me falha a memória foi aqui no fórum e ele mencionava alguma coisa sobre cautela com o buxu, valeu amigo, tenho tempo e paciência para lidar com ele, se ele estiver parecido com um bonsai dentro de alguns anos já será muito gratificante.
Atenciosamente.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 9:27 am    Assunto: Responder com citação

esse eu desfolhei a pouco tempo

a desfolha foi feita em janeiro, foi feito um bateria de adubações um mês antes, e galhos sem verde eu tb não deixo, pois perdi muitos na tentativa de mistificar

falta fechar o buraco da copa e dar uma refinada, muitos galhos se cruzam ainda, mas como o amigo Élio mencionou, uma coisa de cada vez, abçs
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 9:56 am    Assunto: Responder com citação

1 modelos q acho q se encaixa bem pro seu buxinho.
espero q sirva de inspiraçao.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Moreno
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 11:02 am    Assunto: Responder com citação

Fala Djalmo!

isso que o nosso amigo Elio Luis falou esta mais que certo, tenho um topico de um buxinho que estava com o mesmo problema, brotação só na parte mais alta e nada em baixo, e fiz opque ele falolu, fui baixando aos poucos e deixando ele se recuperar...

ja perdi buxinhos tb, e parece que agora achei o fio da meada, ta ficando legal, da uma olhada...

Ahhh eu acredito que nessas baixadas por partes é interessante vc nao deixarr os galhos sem nada de folhas viu, acho legal vc cortar logo acima da brotação mais baixa como eu fiz, e dai fui descendo...

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15637[url]
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 1:02 pm    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa, belo trabalho esta ficando muito linda sua planta.
carlos claro, agradeço o modelo, acho que o caminho é quase este, mas com a copa maior um pouco.
Moreno, linda tua planta e que bela projeção a do Alexsndre, levarei como aula o seu topico, hj cortei alguns galhos altos, para ver se aumente as brotações na parte mais baixa, espero ter o mesmo exito que vc, pois a evolução de sua planta é fantástica, este buxu tem 6 anos de vazo ou bacia como preferirem e mais os anos de viveiro que não tenho idéia de quantos foram.
Espero não cometer nenhum erro fatal com ele, pois demorei bastante a encontrar ema planta com este porte.
Atenciosamente.
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 5:26 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos foristas, se eu utilizar a tecnica de desfolha parcial "ou seja la como se chame" do amigo MarcoBonsaiPoa, não forçarei as brotações mais baixas sem podas, pois se for este o rezultado vale a pena umas 3 horinhas e uma tezoura para diminuir os riscos de ela secar.
Após cortar alguns galhos parei para penssar se valia o risco, ou melhor qual me oferece menos risco, a poda por partes ou a desfolha?????
Espero que me ajudem a adotar a melhor condução, pois estou com muita duvida entre as tecnicas.
Adianto ainda que não estou duvidando de funcionabilidade de cada tecnica apresentada pelos mais experientes, pois os mesmos trazem suas experiências, mas gostaria de saber se alguem ja contrapos as duas, para saber qual a mais eficaz.
Posso ate parecer meio chato, especulando demais, mas ja perdi outros buxus por não o fazer, ou ser.
Atenciosamente.
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 5:42 pm    Assunto: Responder com citação

pra que AFOBAR? As hora que se perde desfolhando é o de menos... o risco é perder a planta....

eu ja perdi um fazendo essa doidura...

pq nao tenta um Literati?
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Moreno
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

cara eu nao desfolho um Buxus nem que me pague!, hehehehe
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 6:07 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, eu não me referia a desfolha e sim ao corte da folha, na intenção de forçar as brotações, mas comungo tbm da idéia ou melhor do receio de utilizar a tecnica, ja procedi com desfolhas e acho que não preciso dizer oq aconteceu, mas esta tecnica eu nunca apliquei, por isto questioneu aos demais quanto a efetiva aplicação.
Ha amigo Leandro Ferraz, não se trata de afobar mas sim de conhecer mais sobre as espécies e sobre tecnicas mais avançadas ou de melhor aceitação pela planta, mas agradeço a dedicação e atenção dos colegas que estão tendo paciência para com este aprendiz.
Atenciosamente.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: