FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jaboticabeira FOLHAS QUEIMADAS 8 Anos Frutificando (22.4.11)
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 25/02/11
Idade: 46
Mensagens: 439
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2011 4:05 pm    Assunto: Jaboticabeira FOLHAS QUEIMADAS 8 Anos Frutificando (22.4.11) Responder com citação

Pessoal a minha jaboticabeira voltou da casa da minha irmã com as folhas queimadas, e com bastantes raizes, iria mudar ela para um vaso ceramica maior, mais com a proximidade do inverno e devido as frutificações resolve não mecher nela agora, o que eu poderia fazer para as folhas voltarem a ficar vigorosas?

eles estão com aparencia seca, e seca mesmo, e com contornos de queimado.

segue as fotos Arrow













AQUI TEM MUITAS RAIZES MAIS JÁ COBRI ELAS COM SUBSTRATO.











Aguardo algum tipo de ajuda, e nunca mais deixo meus bonsai com quem não sabe cuidar.

Crying or Very sad
_________________
" Pra Bonsai Idade é Posto"


Editado pela última vez por oamit em Sex Abr 22, 2011 5:23 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 25/02/11
Idade: 46
Mensagens: 439
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2011 8:13 pm    Assunto: Responder com citação

penso em conduzir ela no estilo chorão.

não sei se será possivel.
_________________
" Pra Bonsai Idade é Posto"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 25/02/11
Idade: 46
Mensagens: 439
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2011 9:39 pm    Assunto: Responder com citação

alguma dica?

Confused
_________________
" Pra Bonsai Idade é Posto"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rkgama96



Registrado: 15/11/10
Mensagens: 12
Localização: Gama-DF

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 2:43 pm    Assunto: Responder com citação

Minha jabuticabeira está desse mesmo jeito Sad
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
BLACKNEEDLES
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 27/03/09
Idade: 42
Mensagens: 658
Localização: VALPARAISO DE GOIAS-GO

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 7:08 pm    Assunto: Re: Jaboticabeira FOLHAS QUEIMADAS 8 Anos Frutificando. Responder com citação

OLA OAMIT

CARA O ESTILO CHORAO SERIA UMA IDEIA BOA POIS SEU BONSAI NAO TEM GALHOS NAS PARTES DE BAIXAO SO NA COPA...

SE MINHA EU PLANTARIA ELA EM UM VASO GRANDAO E DAVA UMA BELA PODADA NESSA COPA E AGUARDARIA NOVAS RAMIFICAÇOES MAIS EM BAIXO OU UMA PODA RADICAL PRA FICAR MAIS BAIXA E COM ISSO REINICIAR O TRABALHO MAS AI FICA A SEU CRITERIO...SE MINHA EU FARIA A PODA RADICAL... Shocked

uma ideia de uma jabu minha no inicio era uma planta alta

depois foi zerada afim de correçao da sua estrutura


qui e como esta hoje nao esta como quero mas ja melhorou muito nao...
pode ser uma boa radicalizar... Wink

boa sorte Cool
_________________
QUANDO A ULTIMA ARVORE TIVER CAIDO QUANDO O ULTIMO RIO TIVER CECADO E O ULTIMO PEIXE FOR PESCADO AI VAMOS VER QUE NAO PODEMOS COMER DINHEIRO...
http://www.brasiliabonsaiclube.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 25/02/11
Idade: 46
Mensagens: 439
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

Então Black, eu não retirei as folhas por causa da frutificação, acho sim que eu mais pra frente poderia fazer um alporque para a diminuição do tronco.

Mais isso só lá pra frente mesmo, primeiro quero saber o motivo pelo qual as folhas se queimaram pois deixei na casa da minha irmã e não sei o que ela fez no bonsai pra ficar assim, quanto ao estilo vou deixar os galhos se olongarem bastante, vai ficar como chorão.

e acho que asim ela ficou bem.

Wink
_________________
" Pra Bonsai Idade é Posto"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

oamit, na minha opinião, assim que as frutas caírem vc deveria fazer a poda indicada pelo amigo BLACKNEEDLES, pois já tentei alguns alporque em jabu e cheguei a conclusão que é muito difícil pois leva em média 4 anos para conseguir um bom resultado, mas esta é a opinião de um amador nesta arte derrepente algum forista tenha outra opinião.
Atenciosamente.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 25/02/11
Idade: 46
Mensagens: 439
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 10:20 pm    Assunto: Responder com citação

Vou fazer a desfolha Djalmo, mais percebi que ela está sem brotação e eu continuo sem saber o que fazer amigão, porque não sei a causa das folhas queimarem assim, preciso de uma alô, alguém que saiba mais do que eu de jaboticabeiras, enquanto isso não acomtece removo algumas folhas, o borrifo e rego ela bastante durante o dia pois aqui no RJ está fazendo 35º no outono amigo, hoje por exemplo está quente pacas.

preciso de uma luz pra fazer algo nela.

NO momento ela só está com 1 fruto madurando, porém tem umas 8 flores.

Sad
_________________
" Pra Bonsai Idade é Posto"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2011 2:13 pm    Assunto: Responder com citação

oamit, eu me guio pela tabela que esta disponivel no forum pelo link http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10359 ou para dowload http://www.megaupload.com/?d=ULENOTUE, e nesta época aqui na minha região, estamos no outono e a desfolha é desaconsselhada, em função do frio e a jabu não se da bem com o nosso frio, então não te aconsselho a ir com calma e pinssar as folhas secas.
Atenciosamente
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 25/02/11
Idade: 46
Mensagens: 439
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 5:22 pm    Assunto: Responder com citação

Novas brotações e FOLHAS MUITO GRANDES, porque será que as folhas cresceram tão grandes nas pontas dos galhos?



muitas flores, frutificação intensa.



brotações vigorosas





folhas gigantes, entendi nada.



folhas grandes.



mais brotações.



ainda sem aramação pois não está na época.



como já tive muitas brotações novas posso remover mais um pouco das folhas queimadas, ou poderia remover todas?



substrato bastante drenoso.



copa mais detalhada, o estilo dela e chorão mesmo.

Cool


acho ela muito bonita, mais está ai pra vocês opinarem.
_________________
" Pra Bonsai Idade é Posto"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 9:05 am    Assunto: bonsai Responder com citação

A queima das folhas e o aumento no tamanho delas nas extremidades dos galhos indicam excesso de adubação. Sugiro vc suspender ou mudar o tipo de adubação, priorizando o uso de adubo organico, ao invés de quimico, cuidando de realizar um aporte minimo de adubo, em intervalos mais espaçados de tempo. Pode fazer uma adubação no outono e outra na primavera, isto é, apenas duas vezes ao ano, e sempre em quantidades bem reduzidas, para evitar esse tipo de problema.

Para solucionar, porém, terá que proceder a uma desfolha completa na planta, independente de com isso perder os frutos. Afinal, é preciso que vc decida se quer ter um bonsai de qualidade de jabu, ou apenas uma planta que frutifique, mas que, nessa toada, jamais atingirá o estatus de um bonsai de qualidade. As vezes temos que sacrificar algo agora, para no futuro termos algo de que realmente possamos nos orgulhar.

Alem dessa intervenção, aproveite para depois que desfolhar, cortando todas as folhas no pecíolo (talinho), ao invés de simplesmente arrancar as folhas, vc pode então colocar arame nos galhos, dando a eles um leve movimento sinuoso lateral e voltando sua direção para baixo, já que pretende imprimir o estilo SHIDARE, que é o nome correto do que chamam de "chorão". Deve considerar que esse estilo, ainda que bonito, não é o mais natural para essa espécie, sendo o grau de dificuldade de execução consideraldo alto, pois os galhos formatados tenderão a voltar-se, em seu desenvolvimento, para cima.

Como vc não precisa fazer cortes nos galhos, assim que tiver terminado a desfolha e finalizado a aramação, reponha sua planta em local onde receba luz e calor solar diretos, o dia todo, com rega sempre ao final da tarde, evitando encharcar o solo. Só volte a adubar a planta no final do inverno, inicio da primavera.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 25/02/11
Idade: 46
Mensagens: 439
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 9:34 am    Assunto: Responder com citação

Ela está com torta de mamona e farinha de osso 1 colher e meia de sopa rasa para esse vaso, acha que exagerei na dose?

estou no outono mais aqui a temperatura está sempre a cima dos 30º poderia fazer tudo agora imediatamente ou idependente do calor teria que aguardar até a outra estação, obrigado pelas orientações Nik.

Abração.

Confused
_________________
" Pra Bonsai Idade é Posto"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 4:21 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Tem certeza de que só adubou com essa quantidade e usando esse material? Não acrescentou mais nada, como adubo liquido ou quimico? A torta de mamona é rica em nitrogenio, o que justifica o aumento no tamanho das folhas. A farinha de osso é rica em cálcio, estimulando a formação das raízes capilares, que propiciam um bom desenvolvimento da planta como um todo, mas mesmo juntos esses dois componentes não têm força para causar estragos tipo queimadura nas folhas.

Se não foi o uso incorreto na adubação, talvez então alguma geada ou frio na madrugada, possa ter dado causa a isso. Por mais alta que seja a temperatura, em torno dos 30 graus, vc deve considerar que o clima é umido, com umidade alta. Isso significa mais agua em forma de vapor presente na atmosfera. Com a madrugada, a temperatura sempre cai um pouco, condensando esse vapor que precipita, isso é, cai em forma de um leve sereno gelado. Isso, mais o calor presente na planta, gerado durante o dia, pode dar ensejo então a uma mudança brusca na temperatura da folha, como se fosse um choque de temperatura, causando esse pequeno estrago tambem.

Parece complicado isso, mas a fisiologia vegetal explica esse tipo de ocorrencia e é muito comum, e dificil prever ou evitar. Para evitar, costuma-se recolher a planta a um local coberto e fechado, o que é contraproducente. Melhor então é deixar que a planta receba essas alterações climáticas, e que, aos poucos, se condicione a elas, adaptando-se de acordo.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 25/02/11
Idade: 46
Mensagens: 439
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 7:35 pm    Assunto: Responder com citação

foi somente 1 colher e meia de sopa, mais ela veio de santa catarina em veiculo fechado tem uns 2 meses.

e já chegou da casa da minha irmã com as folhas queimadas, ela não soube me dizer o porque.

Rolling Eyes
_________________
" Pra Bonsai Idade é Posto"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

Oamit!Blz!?Tem pegado bastante sol sua planta?Se vç adubar e não pegar sol, não metaboliza o alimento e pode virar veneno pra ela, noto uma coloração de planta com pouco sol, se foi adubada, taí...em hipótese alguma faça desfolha nela, mantenha como está, colocando o máximo possível no sol, e controlando o solo pra não ficar encharcado(muita chuva em sequência), regar só quando secar bem a terra por cima.Já passei por está situação, um amigo perdeu duas, fizemos a coisa errada, mas depois com as minhas me dei bem, mudei algumas coisas que não estavam corretas.Temos que estar atentos com nossas plantas todos os dias, pois se elas morrerem, sabermos o porquê, e não repetir.abç
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil