FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Minha estaca de Bougainvillea.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thiago M

MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2011 12:13 am    Assunto: Minha estaca de Bougainvillea. Responder com citação

fiz esta estaca a uns 6 meses,será que tem futuro?ja devo fazer algo?

Com as folhas:

Agora semi-desfolhada:

me dêem idéias.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2011 10:26 am    Assunto: É Responder com citação

CUIDADO COM A CONICIDADE INVERTIDA
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2011 9:06 am    Assunto: bonsai Responder com citação

A época atual não é a mais adequada para trabalhar a planta. Sugiro, então, que a deixe crescer e se desenvolver adequadamente, sem realizar nenhum tipo de intervenção, que só deverá ser feita no inverno ou na primavera. Até la, muita paciência ajuda bastante. E adubação, organica de preferencia, para que sua planta obtenha recurso extras de energia e possa, então, se desenvolver bem e rapidamente. Lembrando ainda que é preciso uma exposição solar, preferencialmente o dia inteiro, o que só irá contribuir para que ela cresça adequadamente.

Evite desfolhar, aramar ou podar, agora. Só adubo, rega diária, sempre ao final da tarde, evitando encharcar o solo. Observe se está seco, inclusive, antes de regar novamente. E sol pleno, o dia inteiro.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2011 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

Nickfurry, sempre tive dúvida em relação a época em q devo trabalhar minha plantas pq sou do ceará e aqui o clima é um "pouco" diferente do resto do país. Quando vc diz q pode-se trabalhar a planta no inverno é por conta do período frio? Pq aqui n tem na realidade inverno. Tem o período das chuvas q é quando o clima fica o mais próximo do ameno, mas ainda assim tem os dias q n chovem e faz bastante calor. De qualquer forma na época das chuvas é quando as plantas aqui costumam ficar mais bonitas e crescerem mais. Pelo menos tenho observado isso em minhas plantas. Algumas q estavam estacionadas, desandaram a crescer agora. Seria esse um período adequado para trabalhar com elas?
Raoni Moraes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2011 6:22 pm    Assunto: Responder com citação

A mesma duvida de IANA é minha também....
tenho dois topicos com juniperos e precisaria esperar até o inverno ára fazer alguma intervenção.

Um abraço a todos
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2011 7:09 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Essa história climática do nordeste fez escola. É sempre a mesma coisa, as pessoas consideram que existe apenas duas estações, uma com chuva outra sem. Para as pessoas, isso está bem por demais, e tudo que fazem, geralmente é calcado nesse aspecto climático nordestino, não há o que discutir.

Quando tratamos de plantas, porém, devemos considerar as quatro estações climáticas, que são: inverno, primavera, verão e outono. São quatro e como tais devem ser observadas, isto é, com períodos que se iniciam e findam em datas previstas no calendário. As plantas são diferentes dos animais, não só na fisiologia e botânica, como na genética e quimica. Não sentem nem percebem as mudanças climáticas da mesma forma que nós. Elas tem mecanismos próprios a cada espécie, mas identicos na maioria delas, de maneira que se vc realizar trabalhos em juniperos ou pinheiros nessa época do ano, ainda que esteja chovendo a cantaros, sua planta irá para o famoso "beleléu", isto é, irá definhar, secar e depois morrer, de maneira plena e irrecuperavel.

Então, que fique bem estabelecido isso: não há, no nordeste, nem em lugar algum do mundo todo, uma ou duas estações climáticas, mas quatro. E elas têm prevalência sobre a forma como cultivamos, sobre as intervenções que realizamos em nossas plantas. Um exemplo disso é em relação ao "ano" de uma espécie qualquer. O ano humano tem 12 meses, ainda que um dos meses tenha 28 ou 26 dias, conforme o calendário. Ora, o ano de uma arvore pode ter esses mesmos 12 meses, ou 11, ou 10, ou 9, ou 15 meses.

O fator ano de uma espécie vegetal qualquer depende basicamente de uma série de fatores que irão incidir em seu crescimento vegetativo, em seu desenvolvimento ao longo de um espaço de tempo qualquer. Se cortarmos uma arvore de uns 25 anos aproximadamente, veremos que a madeira apresenta anéis. Eles podem ser mais largos em alguns pontos, e mais estreitos em outros, num sequenciamento da parte externa para a interna. Esses círculos, segundo os cientistas, estão relacionados ao desenvolvimento da planta em determinado período de tempo, ou seja, ao tempo que ela levou, durante um ano de crescimento, para preencher e locupletar seu campo evolutivo.

Esse ano não é igual para todas as plantas, e é bem diferente do ano humano então. As arvores recebem cargas diferentes de recursos, sejam eles hidricos, insolação, aporte de material organico que serve de adubo por decomposição, aporte de adubo proveniente de excrementos de animais e aves, etc. Isso, mais chuvas, geadas, garoas, ou então secas prolongadas, acabam por acelerar ou atrasar o crescimento ou desenvolvimento da arvore, incidindo que o ano da aposição de mais um ano anelar em seu tronco será diretamente relacionado a esses fatores. Ou não.

Então, quando informamos aqui no forum que a estação climática não é propicia a esse ou aquele tipo de intervenção, estamos nos pautando pela ação climática referente à estação do ano em que estamos, indicando a melhor para realizar as tarefas pertinentes, ou a mais adequada. Não informamos isso em razão de que no sul está geando e com termometro abaixo de zero grau, nem tampouco em razão de no nordeste estar chovendo muito. Mas, sim, por que estamos no outono, estação climática que vale para todo o território nacional, e para outros países que estão nesse mesmo período aliás.

Agora, alguem sempre poderá argumentar que ao realizar determinadas tarefas neste ou naquele período a planta responde dessa ou daquela maneira. Bem, o que posso responder a isso? Eu digo o que sempre digo: gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu. Se prefere fechar os olhos à realidade dos fatos e prosseguir, considerando o clima que predomina para os humanos, então nada mais há que discutir sobre isso. Cada um faz o que acha que é certo, e ponto final. Afinal, vivemos numa democracia ou não? Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Raoni Moraes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2011 7:35 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,

Fico grato pela explicação.
vou seguir as recomendações..
um grande abraço
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2011 8:58 pm    Assunto: Responder com citação

Meu clima e parecido com da Iana, só que no inverno faz um friozinho por ser chapada. Quando a planta está perfeitamente saudável e mostra-se brotando muito, mesmo no outono,quando ainda está fazendo sol e calor, e o tempo ainda não ajustou para o friozinho que falei, faço algumas podas e desfolhas, principalmente, se já tiver deixado a planta um bom tempo sem mexer, e ela tem reservas de energia.
Vendo esse post do Nicky acho que tenho que rever meus conceitos. A quatro dias por exemplo fiz uma desfolha em uma estaca de amora, mas essa tem quase um ano e não seis meses como a do colega, já está rebrotando bem, durantre o dia estou deixando a sol pleno e regando pouco para diminuir as folhas.

Editado pela última vez por hraphi em Dom Abr 17, 2011 9:21 pm; num total de 1 vez
Thiago M

MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2011 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

boa noite nickyfury,vou fazer o que vc disse(pior é que ja desfolhei ela)mais vou esqueçe-la do jeito que está.ela já fica o dia todo no sol,e justamente com adubação organica.muito obrigado pelas dicas.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: