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Jabuticabeira recuperada, exemplo para os iniciantes
30.12.2011
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nickyfury
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MensagemEnviada: Qui Jan 13, 2011 6:23 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O aquecimento dos vasos ceramicos pelo sol é natural e as raízes da planta, desde que ela esteja saudável, não são prejudicadas com isso. Importante ressaltar que há que existir uma boa rega e ventilação na parte inferior do vaso/recipiente, vez que o oxigenio circula por ali, penetrando por baixo e oxigenando as raízes inferiores. Very Happy

Quanto ao vento forte, se a planta foi recem envasada, é de praxe fazer uma amarração com arame, para sustentar a planta até que suas raizes estejam devidamente acomodadas no novo substrato. Então, se isso foi feito, não há nenhuma razão para preocupações com ventos, chuvas fortes, etc. Very Happy

Adubação tem que ser regular, não intensa. Adubamos periódicamente, não em espaço de tempo reduzido. É preciso dar tempo para que as raízes da planta absorvam os nutrientes aportados na planta, antes de proceder a uma nova adubação. O período varia de espécie para especie, então, no geral, aconselha-se efetuar o aporte de adubo a cada 45 dias. mas pode ser mais tempo, tambem, entre um aporte e outro, como 60 dias. Ou adubar apenas no outono e primavera, suspendendo a adubação no verão e no inverno. Very Happy

O importante é que a planta seja adubada ao menos uma vez ao ano. Isso é que conta. Sem exageros, portanto. Very Happy
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que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


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Flavio Francisco
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MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2011 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

"Calor no interior do vaso de bonsai

Havia um post no IBC onde Andy Walsh é um colaborador freqüente, então foi perguntado se luz direta do sol brilhando em vasos pretos de plástico para treinamento poderia aquecer a ponto de danificar as raízes. De maneira típica, ele respondeu com uma resposta mais completa e bem pesquisada.
Árvores no chão
As altas temperaturas podem danificar seriamente as raízes das plantas mantidas em vasos.
Como todos sabem, as raízes das árvores na natureza normalmente experimentam uma certa quantidade de variação de temperatura. No chão as raízes de alimentação das árvores tendem a habitar alguns centímetros mais seguros em sua profundidade quanto aos efeitos do calor da luz direta do sol e do ar quente da superfície, e quanto mais profundo, mais esse perigo fica anulado.


É óbvio que algumas das raízes das árvores pode sentir temperaturas bastante elevadas na natureza, no entanto, numa floresta ou um maciço de árvores com pouca incidência de sol no chão, as raízes tem temperaturas mais amenas e mais constantes. Isso provavelmente é verdadeiro para as áreas mais arborizadas, como meu quintal também. (Eu tenho certeza que todos nós estamos cientes de quanto o solo está mais frio, quando sentados à sombra de uma árvore).
Árvores em vasos
No mundo da cultura em vasos, a situação é um pouco diferente, grandes variações de temperatura como descrito acima, podem ser muito mais exagerada. Na maioria dos casos, as raízes são apenas na superfície interna dos vasos e podem ser rapidamente e facilmente afetadas pela luz solar direta e temperaturas do ar.

Em mamê bonsai (mini) o cuidado te que ser triplicado
Como geralmente os bonsai são arrumados em prateleiras e não são arranjados de perto proporcionando uma cobertura contínua de vegetação sombreadas para os recipientes, como é o caso de viveiros que normalmente arranjam plantas em canteiros para maximizar o espaço, bonsai por outro lado, são normalmente demasiadamente espaçados para garantir que todos os ramos obtenham sol e ventilação, portanto, as raízes das árvores cultivadas como bonsai normalmente terão as temperaturas mais altas.

Junípero em vaso provisório, vendido em viveiros
Embora seja geralmente aceito no trâmite do treinamento que as altas temperaturas são responsáveis pelo pobre crescimento, há pouca documentação sobre os efeitos específicos de altas temperaturas. São citados alguns estudos americanos, mas não vem a calhar colocar nesta postagem, quem quiser ter certeza pode acessar o link original deste artigo de consulta clicando AQUI.
O sombreamento dos vasos
Há também algumas informações sobre os efeitos do sombreamento do vaso no crescimento radicular. Foi realizado um estudo onde os recipientes foram sombreados em vários níveise quatro espécies lenhosas foram utilizadas, as raízes foram examinadas, contadas e classificadas, antes do estudo e após 6, 12 e 18 dias. O estudo descobriu que quanto maior a % de exposição maior o dano à raiz, e que a maior parte dos danos ocorreu durante os primeiros seis dias.
Os Juniperos foram os mais afetados perderam 88% de suas raízes após os primeiros 6 dias, o Hollys estavam em 72%, do Pinheiros austríaco 48% e os Mugos em 40% após seis dias. O autor não indicou qual a % de exposição esses números vieram. (Whitcomb, Carl E. George WA Mahoney 1984. “Efeitos da temperatura em recipientes no crescimento da raiz da planta” Oklahoma Agri. Exp. Sta. Res. Rept. P-855 :46-49). Whitcomb mostra algumas fotos gritante dos efeitos sobre as raízes desse tipo de exposição. Nas laterais dos recipientes expostos não existem raízes nenhuma, do lado da sombra, há uma abundância de raízes.

Meu amigo Joel de Laguna em sua estufa recém-feita
Segundo Whitcomb, este estudo mostra que o estresse térmico nas raízes das plantas em recipientes é um problema sério. A rápida perda de raízes após a exposição se correlaciona com o estresse da planta abrupta freqüentemente observada quando as plantas adaptadas no vaso são espaçadas durante o verão. Raízes mortas pelo calor são locais privilegiados para a entrada de organismos de doença pela morte e podridão radicular, altas temperaturas podem ser um fator importante no fornecimento de uma entrada fácil para doenças nas raizes.
Cores dos vasos
Existem alguns estudos sobre a substituição de plástico preto com plástico branco, mas enquanto os contentores brancos reduzem a temperatura do solo, o polietileno branco torna-se frágil em exposição aos raios UV e desmorona.
Danos causados pelo calor
Eu tenho pensado sobre esta questão muitas vezes e tenho notado que algumas árvores que eu tenho na minha bancada parecem definhar sob o sol quente de verão, onde os da mesma espécie que tenho amontoados no chão “parece” mais saudável. Eu sempre suspeitei que os danos do calor do verão pode ter sido responsável pela perda de algumas plantas importantes, principalmente juníperos, após o reenvase da primavera.


Podridão radicular geralmente ocorre no verão e é sempre culpa de má drenagem e rega excessiva, gostaria de saber quanto a morte da raiz pelo superaquecimento também podem contribuir para o fenômeno da podridão radicular de verão. (É quase irônico que é recomendado colocar Bonsai afetado pela podridão de raiz na sombra após o tratamento – parte da cura?) Mesmo algumas das ocorrências de inverno da podridão da raiz pode ter tido sua origem no calor do verão.
E, finalmente,
Eu acho que é justo dizer que altas temperaturas do verão e a colocação de bonsai em pleno sol durante todo o período de crescimento provavelmente tem algum efeito negativo sobre as raízes de um bonsai, principalmente em países com clima quente, como o nosso. Precauções ao meio-dia, como sombreamento e irrigação para resfriar os recipientes podem ser o melhor para um bonsai."

Artigo de fonte de pesquisa:
Andy Walsh
Traduzido, adaptado e comentado:
Fabiano Costa
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carlos claro
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MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2011 8:57 pm    Assunto: Responder com citação


valeu nicky
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nickyfury
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MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 11:12 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Essa discussão a respeito das raízes sofrerem com o calor do verão é bem semelhante à que os leigos costumam dizer sobre a condução dos galhos por arame: uma "verdadeira tortura" por parte do cultivador. Quero crer que se a planta for abandonada ao Deus-dará, para que Ele, em sua infinita sabedora prova a todas as necessidades da planta, certamente suas raízes sofrerão menos danos pela ação do calor climático em excesso.

Mas, considerando que promovemos uma rega e uma adubação sistemática, em que todos os vasos, sem exceção, são virados ou mudados de posição a cada 15 dias (não importa o tamanho do viveiro, essa regra deve ser prevalente), a umidade no interior do substrato, onde estão em crescimento e desenvolvimento as raízes capilares, de alimentação, não sofrem tanto assim, quanto suas congeneres no solo.

Cultivo em solo e cultivo em vaso, é sempre diferente. Não há como comparar um e outro. Sempre haverá algum prejuízo para as raízes de uma planta quando esta for cultivada em vaso, seja ele plástico, ceramico, resina, laje de pedra, pedra, cimento, etc. Os riscos, aliás, são inerentes ao cultivo. As plantas que perdi, ao longo dos anos em que venho realizado cultivo, o foram em razão de desleixo ou falta de cuidado, seja no aporte de adubos e outros nutrientes, seja no de rega adequada, geralmente o mais comum.

Contudo, se tivermos atenção e procedermos ao cuidado necessário ao manuseio e manutenção corretos, com o aporte de suplemente hidrico, as raízes certamente sofrerão menos, pois é sabido que a humidade no interior do substrato se mantém, mesmo com o sol a pino e em toda a sua plenitude de calor. Pode pegar qualquer vaso, ao acaso, e retirar a planta, observando detidamente suas raízes: verá que há umidade nelas, necessária à sua sobrevivência e compensação.

Aporte hidrico correto, "virar" ou mudar a posição dos vasos periodicamente, para que a planta receba luz e calor de maneira adequada e homogenea, são os cuidados necessários e bastantes, para que suas raízes não "sofram" com um possível estresse hídrico, a meu ver.

Os mini bonsai devem ser cultivados sob cuidados mais rigorosos, bem como os shohin, recebendo desde logo uma cobertura, seja com sombrite ou similar, para que a partir das 11 horas da manhã, no máximo, sejam devidamente protegidos do calor da tarde que se avizinha. Outrossim, devem os mini vasos repousar sobre solo arenoso, contido em bacias plasticas, ou sobre grama sintética, que receba umidade por micro aspersão, de maneira a que haja uma umidade constante ao longo do período mais quente do dia.

Isso é o que convém a um cultivo nesses padrões de cultivo. Mini e shohin, cuidados dessa forma, certamente terão preservados sua essencia e natureza de maneira adequada, evitando que suas frágeis e minimas raízes sofram com um estresse liquido, por excesso de calor e baixa umidade. Afinal, como ocupam espaços minimos e doses reduzidas de substrato de cultivo, esse material seca muito rapidamente, implicando isso em perdas de material. Qualquer descuido pode ser fatal para esse tipo de cultivar.
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Máikal



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MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 4:37 pm    Assunto: acho que cometi o erro comentado nesse tópico Responder com citação

Coletei uma jabuticabeira em janeiro, conseguir coletar com torrão que é de uma terra bem argilosa. Ela brotou bem mas logo depois começou a amarelar as pontas das folhas. Ela estava incialmente em um lugar com pouca luz direta, mas quando as folhas começaram a amarelar eu coloquei ela num lugar que pega luz das 7 da manhã até as 2 da tarde e as folhas continuaram a amarelar. Com uns 60 dias de coleta eu coloquei adubo osmocote. Lembrando que moro em Salvador e começou as chuvas diárias e por isso não estou irrigando a planta.
Olhem como ela está hoje, o que eu posso fazer?


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nickyfury
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MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 6:01 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Maikal, a melhor época para coletar jabu é no inverno. Vc retirou em pleno verão. Portanto, o resultado que hoje vê em sua planta é a consequência direta desse trabalho fora da época correta de coleta. Além disso, vc diz ter mantido a planta em local com pouca luz direta, quando o correto é exposição solar desde o primeiro dia, o dia inteiro e não apenas uma parcela dele. Shocked

Transcorridos 60 dias, e sem que a planta apresentasse melhora, vc inicia a adubação com osmocote, que apesar de ser um adubo de liberação lenta, é quimico, o que depõe contra as chances que a planta, porventura, ainda tivesse de recuperação.

Lamento dizer isso, mas as brotações que vc ora vê, são oriundas das reservas que a planta tinha, e que aos poucos foram solapadas pela maneira incorreta desse cultivo após a retirada, bem como pela própria retirada da planta num período em que tal não deveria ter sido feito. Não há o que fazer agora. Com chuva ou sol, sua planta está num ponto sem volta, em que as chances de recuperação são minimas.

Sugiro, então, retirar todo o osmocote que ainda esteja no solo, colocar a planta fora da area em que recebe chuva, só irrigando quando observar que o solo começa a secar abaixo do nível superficial, e não adubar em hipotese alguma.

Essas dicas não significam que sua planta irá se recuperar, lamento dizer. Mas, ao menos, pode ser que ao fazer isso, ela possa ter uma leve chance de conseguir emitir novas brotações. Repare que as que ela tem são estacionárias: brotaram folhas em razão do estresse da retirada, como forma de reação da planta, e não por estar ela emitindo nova brotação. Esse tipo de reação tardia, não se mantém, e geralmente culmina em uma queda gradativa. A queima pode ser em razão da adubação prematura, que está asfixiando ainda mais as raízes, bem como o excesso de agua, por causa das chuvas.

A pressa e a impaciência são duas armas que usamos contra nós mesmos, sendo que a grande vítima delas são nossas plantas.
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Djalmo
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MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 9:25 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury, muito bom este tópico, mas como moro no sul e estamos chegando na época das geadas trago uma duvida, não tenho estufa mas tenho espaço no pátio e minhas plantas ficam próximas ao muro, pensei em fazer uma cobertura de plástico tipo lona de estufa, mas isto me tiraria os benefícios das chuvas, então pensei em sombrite, será que funciona para segurar a geada??? Ou tem que ser de plástico mesmo???
Atenciosamente.
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nickyfury
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MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 6:58 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Djalmo, melhor usar plástico duro ou telhas transparentes, do tipo compridas e finas, que é ainda mais resistente que o plástico. Lembrando que as plantas devem ficar sob esse tipo de abrigo apenas enquanto durar o período da geada, voltando à exposição solar tão logo vença essa etapa climática adversa. O sombrite pode até reter pedrisco tipo granizo, mas o frio acaba prejudicando de alguma forma. Prevenir é melhor que remediar.

Claro que esse recurso não é extensivo a todas as espécies, pois algumas são nativas do sul e estão mais que afeitas às interações climáticas adversas, então podem permanecer sob o céu, caia o que cair. Mas resguarde as que não se enquadram nesse aspecto.
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Tiago R
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MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 11:39 am    Assunto: Responder com citação

Nicky, e no sudeste, mais especificamente em Minas Gerais?


Minha casa fica num local mais baixo... A névoa cobre todo o bairro, fazendo uma cobertura, e a temperatura pela madrugada fica em torno de 0 graus (medido com termômetro do carro) em alguns dias.



Há motivo para preocupação?
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nickyfury
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MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 6:02 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Tiago, não há nada com que se preocupar, afinal em MG é comum vermos nativas vicejando no campo, após sofrerem reveses climáticos bem mais frios, sem nenhum problema. No sul, por outro lado, em algumas cidades chega a nevar, ultrapassando em muito o seu citado "zero grau". Por isso, recomendo o cultivo, em Minas, como em outros regiões de clima menos rigoroso que no sul, de maneira sistematizada, com exposição solar o dia inteiro, ou sob chuvas torrenciais. Afinal, depois da tempestade, é sabido há séculos, sempre virá a bonança!!! Very Happy
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Máikal



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MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 8:33 pm    Assunto: Valeu pelo esclarecimento Responder com citação

Obrigado Nicky pelo esclarecimento, acho que foi isso mesmo que aconteceu, erros de iniciante. Vivendo e aprendendo.
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Djalmo
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MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2011 10:18 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Nicki, realmente eu não tinha pensado nas telhas, muito boa a dica.
Abraço.
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Flavio Francisco
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MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 3:53 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury
Preciso de sua opinião.
Minhas jabus ficaram 3 dias sem água e estão com as folhas secas e caindo.
O que faço agora?
Deixo no mesmo local tomando chuva e ventos frios, ou coloco dentro de casa por um tempo?
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Lrgullo
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MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 4:23 pm    Assunto: Responder com citação

não conhecia esta postagem! e quando entrei pesquisei um bocado, mas enfim, agora vi, e desde a primeira postagem tem coisas que eu perguntei acho q ontem... muito excelente isso!! perfeito pra mim (iniciando no setor de iniciantes rsrs)

agora é salvar, ler, re-ler, e vou tentar organizar um resumo disto tudo pra mim!! belo material!

e estou escrevendo alem de parabenizar mais uma vez, mas também acompanhar!! visto que jabuticabeiras é um dos meus maiores alvo para cultivo! =D

valeuuu!!
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Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
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José Reinaldo
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MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 7:36 pm    Assunto: Responder com citação

nicky, muito inspirador seu trabalho, tirou muitas dúvidas. Very Happy

Mas voce falou de yamadori, com um transplante é igual? podemos fazer poda drasticas (de raiz e galhos)?
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"Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."

Isaac Newton
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