FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mega-ligustro esculpido
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Jair Flores
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 9:15 pm    Assunto: Responder com citação

E ai Élio, tudo bem?
Que maravilha de trabalho vai ficar muito lindo mesmo.Imagine daqui ums anos quando tiver em seu vaso definitivo.Agora fiquei com vergonha de minhas poucas plantinhas.
Very Happy Very Happy Very Happy Atualiza as fotos pra nòs.
Um abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 10:17 pm    Assunto: Responder com citação

Colegas, aconteceu algo meio trágico com esta planta. No mês de janeiro em minha região choveu todos os dias. No dia que foi feito o replantio, aproveitei para tratar toda a madeira com calda sulfocálcica, inclusive a parte de madeira morta que ficaria enterrada, a fim de evitar apodrecimento. Após o procedimento de replantio, confome fotos, a caixa foi colocada num local adequado. O que eu não me dei conta é que choveu no mesmo dia, lavando a calda sulfocálcica pura para dentro do substrado e nas raizes que estavam totalmente nuas... Resultado: a planta morreu!!!! Um junípero tratado no mesmo dia e também deixado na chuva, também morreu. Outro colega nosso que tratou de um ligustro com calda no mesmo fim-de-semana e também deixou na chuva, também morreu.
Mas o material não será perdido!!! Vou utilizar este tronco e fazer um Tanuki, acolplando várias mudas de ligustro mesmo, para ser o mais original possível. Quando fizer este trabalho volto a mostrar para os amigos.
Ah! E daqui sai uma lição: nunca expor o bonsai a chuvas logo após passar calda sulfocálcica!!!

abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 8:54 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio Luis, lamento muito a perda de sua planta, não só pelo material em si, mas principalmente por que vc realizou um ótimo trabalho nela, e certamente o que estava por vir ainda seria mais trabalhoso, mas igualmente com um resultado técnico de qualidade superior. Pena, mesmo, que tudo tenha se perdido dessa forma. Sad Sad

Mas, como resultado de uma experiencia negativa, essa serviu de base para que, no futuro, não se cometa o mesmo tipo de erro. Oxalá outras plantas tão ou mais excelentes que essa virão até voce, proporcionando alegria e reparaçaõ. O uso da calda como forma de proteção é algo equivocado a que geralmente nos lançamos a aplicar cedo demais. Geralmente, pelo que tenho lido a respeito, devemos esperar que a madeira exposta seque bem, por uns seis a oito meses com exposição solar intensa e constante, antes que iniciemos a primeira aplicação desse produto quimico. E, mesmo assim, devemos evitar não só expor a planta ao clima, esteja chuvoso ou não, como evitar que a agua da rega diária seja aspergida no material exposto.

Mas é assim mesmo que as coisas acontecem. Para alegrar o amigo, veja abaixo um ligustro que recuperei nos mesmos moldes que o seu, e que aos longos dos ultimos anos venho cuidando de formar uma estrutura aerea para ele. Talvez não possua um tronco tão belo quanto ao da sua finada planta, mas "dá para o gasto", rss:

Ainda preciso melhorar o aspecto da madeira morta, esculpindo-a um pouco mais, criando pontos mais atrativos nela. Mas o tempo é curto e vou sempre adiando essa "árdua" tarefa:

Em troca a esse abandono da exploração da madeira morta, venho tentando aprimorar a parte aerea, criando patamares sobrepostos, engrossando os galhos primários, secundários e terciários, buscando a ramificação fina neles, além de melhorar o ápice, que está custoso por demais:

Visão traseira, mostrando a base desse tronco, que mede mais de 89cm de circunferencia, com o tronco com um ligeiro movimento, levemente sinuoso, de onde partem os galhos que formam a estrutura aerea. Aplico calda sulfocalcica uma vez por ano, apenas, e sempre no período mais quente do ano. Foi preciso mandar fazer uma fôrma especial de metal, para confeccionar o vaso para essa e mais outras duas de igual medida de tronco, que tenho no viveiro:

Bem, melhor sorte para voce na próxima, amigo. Um abraço.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 10:18 am    Assunto: Responder com citação

muito bom o trabalho que foi feito ate agora , parabens amigo.
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 1:19 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
Colegas, aconteceu algo meio trágico com esta planta. No mês de janeiro em minha região choveu todos os dias. No dia que foi feito o replantio, aproveitei para tratar toda a madeira com calda sulfocálcica, inclusive a parte de madeira morta que ficaria enterrada, a fim de evitar apodrecimento. Após o procedimento de replantio, confome fotos, a caixa foi colocada num local adequado. O que eu não me dei conta é que choveu no mesmo dia, lavando a calda sulfocálcica pura para dentro do substrado e nas raizes que estavam totalmente nuas... Resultado: a planta morreu!!!! Um junípero tratado no mesmo dia e também deixado na chuva, também morreu. Outro colega nosso que tratou de um ligustro com calda no mesmo fim-de-semana e também deixou na chuva, também morreu.
Mas o material não será perdido!!! Vou utilizar este tronco e fazer um Tanuki, acolplando várias mudas de ligustro mesmo, para ser o mais original possível. Quando fizer este trabalho volto a mostrar para os amigos.
Ah! E daqui sai uma lição: nunca expor o bonsai a chuvas logo após passar calda sulfocálcica!!!

abraço

Poxa Elio...
Lamento a perda....
Boa sorte com o tanuki.
abraço
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 8:47 pm    Assunto: Responder com citação

Já que a arte tem como filosofia espiritualidade, serenidade e para os mais adiantados a responsabilidade de partilhar aos mais desprovidos,
acredito que o amigo perdeu a planta, mas abriu os olhos de muitos iniciantes que se deparam com madeira morta nesse caminho de apredizados e paciência...
Lamento a perda, mas fica o lado positivo amigo, outros aprenderam com nossos erros... abraço!!!! Wink
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é amigos, lamentável, mas fica a lição.
Nicky, este seu ligustro é de respeito mesmo. Que plantaço!! Vai com calma com ele. Tenho certeza que não incorrerá em erro tão infantil quanto o meu. Aliás, bem lembrado pelo amigo a questão de só tratar com calda depois da madeira estar bem seca. Isso eu havia observado, tanto que a madeira foi esculpida em julho e a desastrosa aplicação de calda somente em janeiro, ou seja, 6 meses depois... O problema foi a chuva, aliás o excesso total de chuvas. Tive um problemão em segurar a proliferação de fungos em geral...
Mas vamos lá, tenho outros ligustros parecidos na reta, neste inverno eles vão pro yamadori...Grato a todos pelas palavras de incentivo.
abraço
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2011 12:09 am    Assunto: Responder com citação

Parabéns!!!

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Thiago M

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2011 2:15 am    Assunto: Responder com citação

que pena Elio,isso é mesmo tragico,mais ba sorte com seus próximos projetos.
BLACKNEEDLES
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2011 7:19 pm    Assunto: Responder com citação

[quote="Elio Luis Secchi"]Atualizando...

cara muito bom em parabens Shocked
estou com unsa ligustros grandes aqui em trabalho... Wink
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para: