|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 9:58 am Assunto: Minhas sementes germinaram, e agora o que eu faço? |
|
|
Repassando as paginas do forum, vejo que há muita confusão sobre um tipo de cultivo que, principalmente iniciantes, costumam se equivocar. Diz respeito ao padrão MAMÊ. Afinal, o que é um padrão mamê? Essa palavra, em japonês, significa "feijão". Isso dá uma idéia do tamanho desse tipo de bonsai. Atualmente, porém, no Japão, é cada vez mais comum usarem o termo MINI BONSAI, ao invés de MAMÊ, para designarem o bonsai pequenino.
Bem, então MAMÊ significa Mini bonsai. Ou bonsai pequeno, que pode ser cultivado em qualquer estilo. Não se deve confundir Estilo com Mini bonsai. Estilos são as formas que damos aos troncos dos bonsai, de qualquer tamanho, inclusive os mini.
As sementes germinaram, temos então uma ótima oportunidade de formar mini bonsai com elas. Como os caules estarão bem flexiveis, poderemos dar-lhes as formas/estilos que quisermos, sem grande dificuldade. Além disso, os ceramistas nacionais há muito vem fabricando peças de tamanho reduzido, adequadas para esse tipo de cultivo e que custam bem mais barato que qualquer outro vaso de bonsai.
A esposa do ceramista Shugo Izumi, de Atibaia/SP, bem como o ceramista Sami Khozan, do RJ, se esmeram em aprimorar suas técnicas de executarem peças que mais parecem um dedal, de tão pequenas que são. Além de serem lindas, esmaltadas em cores vibrantes, o que só faz valorizar o trabalho com as mini plantas. Vejam nas imagens abaixo, coletadas em sites japoneses, alguns trabalhos que todos podemos estar executando, com mudas desenvolvidas a partir da germinação de sementes:
Primeiro, um mini vaso diferente:
Vejam o pinheiro negro estilo han kengai:
Comparem alguns mini bonsai ao lado de um shohin bonsai:
Alguns cultivadores, na ânsia de ajudar, indicam aos iniciantes pegarem suas mudas germinadas de semente e plantar em escorredor, ou no chão, para engrossar. Por outro lado, há um caminho alternativo, que permite a que tenhamos um bonsai em tempo mais rápido, que é justamente sua conversão num mini bonsai. Vejam esse pinheiro, com jin:
Um movimento levemente sinuoso, uma tonalidade unica na cor das folhas:
Uma touceira "imensa" de mini bambu:
Junipero rígida, que os japoneses chamam de Toshô:
Mini roseira, que florescem flores minusculas, tambem são ótimas:
Toshô:
Piracantas:
Com a grana para comprar um vaso de tamanho médio a grande, é possível comprar vários mini:
Alguns mini valem o preço de um grande, porém, se forem importados e de qualidade superior:
Sementes de pinheiro germinam rápido e fácil:
Com dois anos de cultivo, sendo plantadas em um mini vaso, ficam assim:
Enquanto não se compra os mini vasos ceramicos, usamos os de plastico:
Uma coleção de mini bonsai: cabe na area de serviço ou na sacada do ap, sem nenhum problema. E ainda sobre espaço:
Pronto, minha semente de acer germinou. A mudinha tem muitas raízes finas, tronco reto, o que eu faço?
Bem, primeiro cortamos o excesso de raízes:
Em seguida, aramamos o tronco, para dar um bom movimento sinuoso a ele, deixando-o mais interessante e atrativo:
Depois, escolhemos um mini vaso e plantamos nosso mini bonsai:
Um substrato bem drenante, rico em matéria organica, serve tanto para germinar sementes quanto para ser usado nos mini vasos ao plantar:
Aproveitar o sol morno da manhã para expor as plantas, recuperando seu vigor e fortalecendo seu cultivo:
Durante o resto do dia, qualquer janela serve de filtro para o calor e luz solar mais fortes:
Alguns mini bonsai podem valer muito, para seu cultivador pelo menos:
Se quiser adiantar um pouco o expediente, pode fazer novos mini a partir de estacas mini:
Podemos formar mini bonsai em vários estilos, incluso uma mini floresta:
Vale um literati de shimpaku, tambem:
Novidade que ainda não temos nem vemos por aqui: um curso de mini bonsai:
Bem, suas sementes germinaram? Mini bonsai com elas então:
resedá:
[img]https://blog.so-net.ne.jp/_images/blog/_ee7/itsuka-bonsai/m_2010_0626_164331-DSCF4633.JPG
[/img]
E para adubar, como faço? Bem, use uma tampinha de garrafa pet, das pequenas, é claro:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 39 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 10:10 am Assunto: Re: Minhas sementes germinaram, e agora o que eu faço? |
|
|
Olá Nick
Parabéns pelo post, estava procurando algo sobe os Mini Bonsai, e este seu tópico foi de excelente ajuda, tenho uma "mudinha" de Pitangueira, as Pitangueiras se enquadram bem aos Mini Bonsai?
Abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 10:37 am Assunto: bonsai |
|
|
Caio, toda e qualquer planta que geralmente usamos para fazer bonsai, serve tambem para fazer mini bonsai. É preciso lembrar a regra básica: para bonsai, usamos arvore, arbusto ou trepadeira, que possua caule lenhoso, isto é, a madeira tem um cerne. Alguns bonsaistas avançam um pouco e fazem bonsai com suculentas, que não se enquadram nas especificações acima, mas que, trabalhadas com técnica artistica e cultivo adequado, podem ficar ótimas tambem. É o caso da crassula e da portulacaria. Pesquise esses nomes no google imagens, digitando: crassula bonsai ou portulacaria afra bonsai. Veja quantos trabalhos show de bola existem com elas.
Então, foi a Goiania, participar do evento do pessoal de lá? Conte aí como foi e mostre as fotos que tirou.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 10:43 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
Pois é meu Nobre Amigo, não fui a Goiânia, tive uns pequenos contra-tempos que acabaram me impedindo de ir, mas na próxima que tiver eu vou!!! rs
Qual é a frequência que eles fazem o evento?
Quando posso fazer-te uma visita? rs
Abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 10:46 am Assunto: bonsai |
|
|
Esse mes estou com os finais de semana comprometidos. Vamos agendar para o primeiro final de semana do mes que vem, se quiser. Veja o melhor dia, se no sabado ou no domingo, ok? Aí, é só marcar e vir até aqui na chacara, será um prazer receber vc. Peça ao Cleiton para vir tambem, assim podemos trabalhar algumas plantas para variar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 10:52 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
Obaaaa, rs, vou estar viajando agora na 1ª semana de maio, mas na segunda estou livre, ai combino com vc e com o Cleiton para nos reunirmos.
Grande abraço Nick _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 10:40 pm Assunto: |
|
|
Nicky !!!!
Não estou conseguindo visualizar todas as fotos.
Será só comigo ??? _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 9:46 pm Assunto: |
|
|
Amigo Nicky !!!!!
Querendo muito ver todas as fotos.
Semeamos muitos pitecos e muitas calliandras spinosas, mas não temos conhecimentos sobre nossos procedimentos.
Aguardando ver todas as fotos. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Abr 23, 2011 5:13 pm Assunto: bonsai |
|
|
Amiga Angela, de fato, não sei bem o motivo, muitas das imagens, por uma razão ou outra, não carregaram. Mas farei melhor: irei indicar os links onde as imagens estão disponíveis, facilitando dessa maneira o acesso a todas essas imagens faltosas, bem como a outras, que porventura possa servir a voce e aos demais amigos e colegas foristas, no intuito de obterem a informação que precisam, ok? Vou pesquisar nos meus arquivos, pois nem mesmo eu sei onde foi que coletei todas, mas farei isso o mais rápido que puder, sem falta. Paciência, então, nobre amiga, e aguarde, por gentileza. Um abraço e minhas sinceras escusas pelo transtorno que causei.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Abr 24, 2011 10:00 pm Assunto: |
|
|
Grande Nick!Adorei a matéria, acho muito legal bonsai de porte pequeno, devo lembrar aos que se iniciam e simpatizaram com os mínis, que tomem cuidado, pois o cuidado é bem maior, principalmente em épocas quentes.O trato, certamente é bem diferenciado e exige uma certa atenção diária com as necessidades básicas das plantas, tipo muito sol e pouca água. É sempre bom lembrar, pra que não percam plantas como perdi, muitas, nesta caminhada.Mas como diz o ditado: a fome ensina a comer...
abraço! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Abr 26, 2011 9:53 pm Assunto: bonsai |
|
|
Marco, excelente colocação a sua. Muito pertinente aliás. Devemos prevalecer que o cultivo dos mini requer, antes de mais nada, que cuidemos de manter uma umidade maior no substrato reduzido que preenche os mini vasos, como recurso insubstituível no cultivo correto das mini arvores. Algumas espécies requerem uma umidade maior, enquanto outras pedem menos, mas de uma forma ou de outra, importante sempre ficar atento a esse pormenor, sob o risco sempre constante de perda material.
A bem da verdade, o ideal é cultivar os mini vasos sobre bacias plasticas contendo areia e algum material organico, como madeira fragmentada ou casca de pinus fragmentada. Essas bacias devem ter furos de drenagem, para escoar toda a agua excedente da rega diária, restando porém a umidade necessária ao micro clima de cultivo dos mini bonsai. No Japão é comum usarem até placas de grama sintética, mas eu considero o recipiente com areia o mais adequado, vez que recipientes contendo apenas agua são um forte chamativo para a devastadora dengue, o que nos faz evitar seu uso.
No lugar das bacias plasticas retangulares ou quadradas, podem ser usadas tambem bacias plasticas redondas e escorredores. Isso irá depender basicamente do tamanho e formato dos vasos. O crescimento das plantas é facilmente controlado. O uso de um protetor, como sombrite, cobrindo a area destinada ao cultivo é outro ótimo recurso. Pode ficar liberado seu uso no período mais ameno do dia, como a parte da manhã, sendo então baixado no transcorrer das horas mais quentes, como à tarde. Com o uso de um dispositivo retrátil, fica fácil manusear e realizar essa troca, pois todos sabem que o sol é um grande aliado do cultivador e é necessário que chegue até mesmo aos mini bonsai, para que estes fiquem sempre saudáveis e bonitos.
Em meu viveiro destinei parte de uma bancada, uns dois metros aproximadamente, para o cultivo dos mini. Uso bandejas de plastico duro, na cor branca, perfurados nas laterais próximas da base, preenchido com areia grossa, pedrisco grande, madeira e casca de pinus fragmentada. Esse material fica constantemente umido, com os mini vasos dispostos sobre ele. É natural que, com o cultivo e o desenvolvimento das mini plantas, as raízes tendam a sair pelos orificios de drenagem, imiscuindo=se no substrato. Como tendem a ser apenas raizes finas, vez ou outra sou obrigado a proceder a uma poda, cortando fora esse excedente, o que em nada compromete as plantas, afinal.
A adubação é outro recurso a ficar atento. Podemos usar matéria organica, de decomposição rápida ou quimica, mais lenta, como o osmocote. O uso de uma ou outra irá depender sempre do cultivador e de suas razões em preferir esta em detrimento daquela. O fator espécie cultivada tambem interfere nessa proposta, vez que há espécies mais "dificeis" que requerem um material mais potente para agilizar seu desenvolvimento e formação, bem como recuperação mais rapida, caso haja alguma intervenção mais séria, por razões variadas.
Na minha bancada de cultivo, como escrevia, há 09 recipientes plasticos retangulares, tres escorredores e uma bacia média. Espaço mais que suficiente para o cultivo de cerca de duzentos mini bonsai, de especies variadas: caliandra, resedá, ficus, acer kaede, duranta, buxus, goiabeira, piracanta, serissa, macieira, kinzu, parthenocissus, carmona, laranjeira lima, celtis, malphigia, ulmus, etc. Como se pode ver, é ampla a possibilidade de cultivarmos o que quer que seja, visando formar mini bonsai a partir de uma muda qualquer.
Como disse o próprio Marcos, tambem perdi algumas plantas ao longo dos anos. Acho isso normal, afinal estamos sempre nos apressando em alguma direção, pisando em campo minado por falta de conhecimento do terreno, então acabam acontecendo imprevistos ou algo que não dominavamos até então. O cultivo é facil, dificil é sua manutenção e cuidado diário. É bem como sempre digo: fazer bonsai, é fácil. Dificil é fazer bonsai com qualidade técnica. Ai, meus caros, é que mora o perigo....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 26, 2011 10:12 pm Assunto: |
|
|
Olá Nicky !!!!
Poste a foto da sua bancada com minis para que possamos apreciar seu trabalho.
Obrigada mais uma vez pela excelente matéria.
No Encontro em RP procure meu amigo Wayner que estará presente, ele é um amigão. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 27, 2011 7:40 am Assunto: bonsai |
|
|
Nobre amiga Angela, certamente será um prazer conhecer seu amigo, a quem considero, desde já, como amigo tambem. Devo ficar atento a isso, afinal, segundo as ultimas estimativas do nobre escudeiro de Dom Mario, Dom Bergson, seremos aproximadamente 100 pessoas transitando por lá, em maio/2011. Uma "multidão", devo dizer.....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 27, 2011 12:03 pm Assunto: |
|
|
Nucky !!!
Tenho poucos mini e/ou kusamonos e os tenho em recipientes retangulares plásticos com areia,
Outros os coloco sobre o substrato de plantas médias e tem dado certo.
Depois, ao chegar em casa vou dar uma olhada no endereço que me enviou.
Grata. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|