FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

castanheira-do-maranhão
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Raimundo Sinval

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2005 9:36 pm    Assunto: castanheira-do-maranhão Responder com citação

Oi, Pessoal, Very Happy

Mando agora uma foto que estava devendo, da castanheira do maranhão, que cortei radical, mas já está brotando forte. Gostaria de opiniões de como podar as folhas, e quando. A copa está cheia nao sei se devo deixar crescer mais para uma nova poda. Question
Peço desculpas pelo fundo amarelo, ams botei uma toalha amarrada na grade da varanda, p/ fazer o fundo, e ventava um pouco Embarassed (hehehehehehe)
[/img]

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
Leandro Salata
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 12, 2005 3:40 pm    Assunto: Re: castanheira-do-maranhão Responder com citação

Olá amigo, tenho uma castanha do maranhão, mas não sei muito bem como lidar com suas folhas. Tambem tenho a mesma duvida que vc. Sei q ela aguenta muito bem a podas radicas, pois cortei a minha completamente e brotou bastante. Vou postar uma foto para que possam me ajudar tb, se me permitir usar seu topico.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Raimundo Sinval

MensagemEnviada: Seg Dez 12, 2005 9:06 pm    Assunto: Re: castanheira-do-maranhão Responder com citação

Leandro Salata escreveu:
Olá amigo, tenho uma castanha do maranhão, mas não sei muito bem como lidar com suas folhas. Tambem tenho a mesma duvida que vc. Sei q ela aguenta muito bem a podas radicas, pois cortei a minha completamente e brotou bastante. Vou postar uma foto para que possam me ajudar tb, se me permitir usar seu topico.
Abraços

Sem problema, Leandro. Pode usar o tópico. Aliás, eles existem para isso, democratizar a informação e o conhecimento. Espero que os que gostem dessa espécie possam nos ajudar. Tenho visto no Aterro, perto da Praia de Botafogo, umas lindas, as copas bem abertas, e o tronco delas é especial, queria poder reproduzir este formato...
Aguardemos, então, as opiniões.
Um abraço,

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
dori
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2005 12:29 am    Assunto: Responder com citação

Caro amigo, tive 4 mudas de castanheira e atualmente estou com apenas uma, não resisti e plantei pra deixar crescer.
Uma sugestão, plante num vaso grande e deixe crecer bastante e engrossar o tronco e depois corte bem baixo, ela rebrota fácile forma uma bela copa
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Raimundo Sinval

MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2005 9:12 am    Assunto: Responder com citação

dori escreveu:
Caro amigo, tive 4 mudas de castanheira e atualmente estou com apenas uma, não resisti e plantei pra deixar crescer.
Uma sugestão, plante num vaso grande e deixe crecer bastante e engrossar o tronco e depois corte bem baixo, ela rebrota fácile forma uma bela copa

Falou , Dori, obrigado pela dica.n Realmente, a brotação nela é fácil!! e pujante!! Depois que recebi e podei, achei que ia demorar, mas já está com várias flolhas, como dá pra ver na foto. Vou tentar seguir seu conselho, replantar num vaso maior pra engrossar...
Deixo os ramos atuais? acho que tem folhas demais, não acha?

Pergunta: Por que vc está com uma muda somente, o que aconteceu com as outras?

Um abraço,

dori
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2005 11:31 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que tem que deixar como está pra crescer bastante. só faça uma poda quando tiver aquele tronco grosso...
Uma caracteristica dessa árvore é não abrir a copa quando jovem e isso deve ser induzido com as podas.
só tenho uma atualmente porque as outras viraram árvores, a maior já tem mais de 2 metros...
Veja foto da minha antes da poda em www.belosbonsai.cjb.net
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 15, 2005 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Sinval, de fato, coloque-a em um pote maior para desenvolvimento do tronco. A emissão de galho é bastante difícil visto que esta espécie tem um tendência apical bastante forte. As podas frequentes poderão presenteá-lo, eventualmente, com dois ou três galhos. Acontece!
Se você deixá-la como um bonsai "imperial" ou gigante, como queira, as possibilidades serão maiores.
Não retire as folhas que são, de certa forma, o encanto nesta fase.
Nas podas, abaixe a altura do tronco em 20% ou mais.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Raimundo Sinval

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2005 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

Mário A G Leal escreveu:
Caro Sinval, de fato, coloque-a em um pote maior para desenvolvimento do tronco. A emissão de galho é bastante difícil visto que esta espécie tem um tendência apical bastante forte. As podas frequentes poderão presenteá-lo, eventualmente, com dois ou três galhos. Acontece!
Se você deixá-la como um bonsai "imperial" ou gigante, como queira, as possibilidades serão maiores.
Não retire as folhas que são, de certa forma, o encanto nesta fase.
Nas podas, abaixe a altura do tronco em 20% ou mais.

Valeu, Mário ! Exclamation
Estava esperando uma opinião sua.
Vou trocar de vaso para um maior. Qdo vc diz "imperial", quer dizer que devo deixar crescer até quanto? A tendência, pelo que vejo, é brotar muitas folhas, e se crescer mais, não vai ficar com folhas demais, e aí a energia vai para as folhas, em vez de ir para o tronco ?
Vi em suas peças que vc aramou os galhos. Não seria a hora de aramar, novos e tenros, fáceis de conduzir?
Posso fazer uma experiência, já que tenho 03 peças: 1 paineira-vermelha, com muitas folhas, 1 castanheira-do-maranhão, e 1 embiruçu do mato. Vou ver qual delas engrossa mais, e depois escolho qual cortar.

foto 1: embiruçu do mato. detalhe do broto saindo do meio do galho. Impressionante a regeneração desta planta! de um galho aparentemente fadado a só crescer, nasceu um broto.

Amigos, obrigado pela dicas, vou trocar de vaso e esperar. Paciência... Temos que ter paciência.

Um abraço a todos.

Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 17, 2005 12:01 am    Assunto: Responder com citação

Sinval, um bonsai gigante seria com 1 mt a 1,20 mt. Tenho mangueiras deste porte e, não poderia ser de outra maneira.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Raimundo Sinval

MensagemEnviada: Sáb Dez 17, 2005 8:53 pm    Assunto: Responder com citação

Mário A G Leal escreveu:
Sinval, um bonsai gigante seria com 1 mt a 1,20 mt. Tenho mangueiras deste porte e, não poderia ser de outra maneira.

Obrigado, Mario, vou ver o que ele me diz, durante seu crescimento, pode ser um caminho, não tinha pensado nisso... Rolling Eyes Idea
Um abraço,

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: