FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Achado no lixo troncão de Acerola.
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
dudutsrj



Registrado: 12/09/08
Idade: 45
Mensagens: 82

MensagemEnviada: Sáb Maio 07, 2011 8:42 pm    Assunto: Achado no lixo troncão de Acerola. Responder com citação

Amigos, onde moro existem muitas acerolas arrisco dizer uma a cada 2 casas, e ontem tive um dia de sorte achei este troncão no lixo.
Como estava desprevinido nem um vaso eu tinha para esse mostrinho, o camarada que me viu catando ele no lixo disse que já era o 3° dia dele ali jogado fora, mesmo assim vou arriscar.

Alguma dica para tentar salvar esse troncão?
Só diminui a altura total dele agora ele está na altura do meu muleke. mas não tem foto.













Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 25/02/11
Idade: 46
Mensagens: 439
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2011 1:31 am    Assunto: Responder com citação

retira aquela rachadura amigão.
_________________
" Pra Bonsai Idade é Posto"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2011 7:58 am    Assunto: Responder com citação

É bruta hein?
Já plantou ela? a utilização de hormônio enraizante seria interessante, acredito.
Plante num vaso grande com areia ou até mesmo no chão. Não deixe faltar água para as raízes. Vamos rezar pra ela se recuperar.
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 57
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2011 10:00 am    Assunto: Responder com citação

Olá dudusrj.
Você já fez uma poda radical e fazer outra logo em seguida não seria bom para a planta, mas como ela estava fadada a morrer no lixo, se minha fosse, eu arriscaria uma poda nesta marca em amarelo, ou talvez até mais baixo. Acho que com assim você faria um ótimo HOKIDASHI (Estilo Vassoura) com as novas brotações.



Abraço.
Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
dudutsrj



Registrado: 12/09/08
Idade: 45
Mensagens: 82

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2011 10:20 am    Assunto: Responder com citação

oamit meu caro, não é uma rachadura é um galho que começa mais embaixo e se estende por quase todo o tronco.


Nikkei, plantei ela no chão mesmo porém esta batendo muito sol durante o dia e meu cão já deu umas 3 urinadas nela, pretendo fazer um caixote de madeira bem largo e fundo para transplanta-la hoje ainda, como substrato vou utilizar areia pura como vc disse.

edson0605, hoje estarei transplantando ela do chão provisório para um caixote de madeira, usei o chão porque na hora do resgate não tinha nada do tamanho das raízes. Neste transplante vou fazer uma poda nesta altura mesmo e seja o que Deus quiser.

Hoje a noite eu atualizo o caixote e a poda.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2011 12:15 pm    Assunto: Responder com citação

Caraaaaaaaaaaaaamba... 3 dias de raiz exposta.. será que vinga???
abraço
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 12/08/10
Idade: 32
Mensagens: 421
Localização: Itaúna-MG

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2011 3:20 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo não faria nada por agora, daria a ela descanço e água nada de podas enm de trocas de substrato ela já esta muito debilitada para ficar trançando de um lado para o outro e recebendo podas.
_________________
A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/06/10
Idade: 42
Mensagens: 241
Localização: Patrocinio-MG

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2011 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Ola,
tenho um certo deslexo com algum Yamadores que faço, por conta da correria, fiz dois yamadoris de acerola uma o troco e de mais 25cm de diametro, ficou uma 5 dias ao leu, e nao tinha raises boas ,capilares como a sua e pegou e foi no verao!!! sem hormonio sem nada ..

por isso acredito muiiiiiiiiiiiiito que a sua vai vingar!!! esta um material exelente!! corta ele mis baixo com um serrote passa cola ,coloca areia e deixa meia sobra por enquanto .. ate começar a brotar..

como ela nao começou a desenvolver raizes ,sem brotaçao, ela nao vai sentir estesse e nao vir a vingar por conta disso , mas se ficar grande ,deste porte ,oque pra qualquer plnata e muito dificilfazer um trasplante de uma arvore sem retirar um enorme torao junto. para que a planta sobreviva !

mas acredito muit que ira sobreviver se ela foi arrancada recente ,tem grandes chances..


abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
dudutsrj



Registrado: 12/09/08
Idade: 45
Mensagens: 82

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 10:19 am    Assunto: Responder com citação

Mcdonald,

Tomara que pegue talvez seja o tronco mais grosso que eu tenha para trabalhar.

Pedrojorge,

Ontem a noite pensei melhor minha decisão e resolvi deixá-la no chão mesmo, meu temor é o sol que saiu no RJ esta semana, onde eu moro durante o dia esta esquentando bem e a noite a temperatura esta caindo bastante. Talvez isso não favoreça a recuperação da mesma, até por isso queria passar para uma vaso pois assim poderia mover a mesma para a sombra ou abrigá-la do frio mas intenso.

Gustavo Ribeiro ,

Obrigado pela fé na recuperação dela, vou deixá-la no chão mesmo por enquanto e rezar, como já disse ela é a esperança que tenho para no futuro ter um bonsai parrudão.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 12/08/10
Idade: 32
Mensagens: 421
Localização: Itaúna-MG

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 12:39 pm    Assunto: Responder com citação

Dudu aqui na minha cidade o calor não ta fraco tamebm não e para proteger o solo e manter as raizes das planta humidas mais tempo coloco um bocado bem bom de folhas caídas de árvores ao redor da base da planta.
Mas atente a algumas coisas: quanto maior esta pilha mais fria fica, so que tambem mais humida e escura o que favorece crescimento fungico, por isso sempre revolvo as folhas depois de uns 15 dias e troco por novas essas velhas deixo abertas ao sol por um tempo maior.
Aqui tem dado bem certo, por que não tenta.
_________________
A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil