FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Me ajudem?
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 03, 2011 12:15 pm    Assunto: Responder com citação

Como foi pedido a mim vou postar as fotos de minha cerola desfolhada para uma melhor visualização, so que não numerei por não saber ainda qual seria a frente, mas fiz algumas suposições:

Frente:

Costas:

Lados:

Pessoal, essas são ideias que podem ser mudadas sem menor problema. então por favor opiniem e critiquem muito.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 03, 2011 1:40 pm    Assunto: Responder com citação

não se desfolha a planta por completo.

Mad
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 03, 2011 3:13 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Oamit, em se tratando dessa espécie e da época, não há nenhum problema em desfolhar completamente. Aliás, essa semana iniciei a desfolha dos meus aceres kaede (uns 120, aproximadamente), cortando todas as folhas pelos pecíolos (talinhos), preparando-as para o inverno que se avizinha. Fiz o mesmo com os ulmus e zelkovas que cultivo.

Bem, voltando à aceroleira do nobre colega Pedro, devo contestar a frente escolhida por voce, elegendo a mostrada pela última foto como a que apresenta um desenho de tronco mais bonito. Por isso, selecionei nessa foto os pontos que deverão ser cortados, nas linhas vermelhas, para que sua planta ganhe estabilidade visual e seja devidamente corrigida. A partir desses cortes, novas brotações irão possibilitar a formação estrutural com uma densificação mais próxima do tronco, ao invés de tão afastada.

As melhorias serão sempre para mais, se seguir as indicações e proceder, desde já, aos cortes sugeridos:

Assim como a desfolha, não há nenhum inconveniente em proceder a esse tipo de poda agora. Evite apenas aramar e mexer nas raízes. No local dos cortes aplique um selador (pasta cicatrizante) ou cola branca de madeira, para evitar fuga de seiva. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal como prometido fiz as podas e aqui estão as fotos após as minhas intervenções.
Bom vou colocar as fotos na mesma sequência que estão desfolhadas:

Frente

Costas

Lados

Bom pessoal postado as fotos, esperando mais ajudas de vocês.
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 1:53 pm    Assunto: Responder com citação

Agora é aguardar as brotações.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 7:40 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Pedro, a ajuda agora virá da própria planta, que voltará com novas e vigorosas brotações. Corte fora, imediatamente, as brotações que surgirem na base, nas raizes ou ao longo do tronco, fora dos galhos selecionados. Brotações como essas são chamadas de "chupões" e acabam por fragilizar a planta, subtraindo energia que poderia ser canalizada na direção certa, qual seja, a formação estrutural.

Por enquanto, mantenha sua planta em local onde receba luz e calor solar pela parte da manhã, evitando o sol mais forte à tarde. Rega ao final do dia, se observar que o substrato está seco. Não o encharque. Daqui a uns 20 ou 30 dias, estando com uma ótima brotação, novamente cheia de folhas, então inicie a adubação, com matéria organica de preferencia. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 11:08 pm    Assunto: Responder com citação

O Nicky, vou seguir agora os proximos dias com sua orientação, so que preciso dar uma informação, ela esta plantada em um escorredor que tem apenas areia e apoiada sobre uma mamadeira de terra adubada de floricultura, ainda assim preciso adubar ainda mais?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2011 7:59 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Terra adubada de floricultura? Melhor vc mesmo fazer a adubação e não considerar isso como sendo algo inusitado. Sugiro que adube com matéria organica mais na mamadeira, se houver um bom volume de raízes inseridas nela, e menos no escorredor, de forma a compensar. A adubação é feita pelo cultivador, independentemente de composições originais no substrato, que somente assim poderá controlar, ativamente, o desenvolvimento e crescimento da planta.

Adube conforme orientei, agora. Repita a adubação a cada 45 dias, para que sua planta tenha sempre reservas extras de energia, essenciais para suportar bem quaisquer tipo de intervenções futuras que venham a ser necessárias. E não descuide da rega e exposição solar, igualmente importantes para a saude da planta.

Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2011 12:36 pm    Assunto: Responder com citação

O Nicky essa adubação orgânica poderia ser um misto de torta de mamona com farinha de osso?
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 4:39 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal estou atualizando a situação da minha acerola para que possamos continuar a trabalha-la.

Bom como podem ver a brotação está vigorosa, segundo o amigo Nicky devo podar as folhas mais baixas, mas vou esperar para que vocês vejam as fotos e critiquem.
Outro ponto a ser tratado é que o amigo Nicky tambem disse que eu deveria adubar, posso mesmo Nicky? Mesmo sendo quase inverno?
Desde já grato.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2011 9:09 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Pedro, vc mesmo respondeu a sua pergunta sobre adubação: "mesmo sendo QUASE inverno?": se ainda não estamos no inverno, e falta muito até que ele chegue, não há problema algum em adubar. Mesmo porque ao fazê-lo agora, vc fornece "alimento" para que sua planta possa acelerar o processo de recuperação no quesito brotações vigorosas, ao mesmo tempo que acumula energia para sobreviver ao inverno iminente.

Sugiro que faça uma mistura de 70% de torta de mamona+25% de farinha de osso+5%de adubo liquido, diluido em agua, que irá usar para preparar a massa, depositando então seis colheres de sopa ou seis copinhos plasticos daqueles para cafezinho, na borda do recipiente atual (afastado do tronco e do centro), em toda a volta da planta. Essa mistura costuma exalar um odor muito forte, repugnante mesmo, quando começa a se decompor e entrar no processo de fermentação. Para evitar isso, alguns cultivadores costumam levar a planta adubada para local afastado da residência. Cuidado com animais domésticos porém, vez que o odor atrai cães e gatos, que reviram o adubo retirando-o.

Um recurso que utilizo para proteger o adubo e manter firme no lugar é usar como recipiente fundo de garrafas de agua mineral, de meio litro para menos, devidamente perfuradas. Encho com adubo e emborco sobre o solo, nas condições que citei acima, colocando sobre ela um pedaço de arame, para fixar adequadamente e evitar que caia ou se solte, por razões diversas. O odor do material em decomposição atrai moscas pequenas, médias e grandes. Por isso, ao misturar os produtos secos adicione umas duas a tres colheres de sopa de formicida em pó (recomendo a marca Pikapau, de cor rosa), para que as larvas eclodidas dos ovos das moscas não vinguem, e morram ao "comer" o adubo.

Essas larvas costumam atrair passaros, que reviram o adubo, espalhando-o e jogando ao chão todo o nosso trabalho. Sem larvas, sem passaros. Simples, né? Lembre-se sempre de usar luvas, óculos para evitar acidentes com esse tipo de produto. Wink

Por outro lado, se não quiser usar essa mistura em razão dos motivos expostos acima, pode usar osmocote, seguindo as especificações minimas recomendadas pelo fabricante. É inodoro e não desperta tanto a cobiça de animais, embora aconselhe acondicionar em recipientes plasticos menores que os fundos de garrafa, para que permaneça por mais tempo no solo, impedindo sua dispersão pela rega diária.

Lembre-se: ao usar adubação, coloque a metade no escorredor e o triplo na bacia/mamadeira, dependendo da quantidade que irá usar.

Sobre o inverno: algumas plantas entram em período de dormência, mas continuam ativas mesmo nesse período. Então, não há porque não adubar tambem no inverno. Eu costumo adubar a cada 45 dias, sendo inverno, verão, primavera ou outono. Claro que o critério que uso é diferente, vez que qualifico a adubação conforme a espécie e não a estação do ano, vez que em meu viveiro cultivo várias e em grande quantidade de plantas. É preciso então fazer um manejo adequado, não só para não me sobrecarregar com trabalho excessivo, tentando adubar tudo de uma só vez e ao mesmo tempo, como para garantir resultados adequados a cada planta em particular.

Busco explorar dessa forma grupos de espécies, adubando sempre de maneira seletiva e conforme uma tabela que criei para meu uso apenas, considerando as plantas que tenho em cultivo. Wink

Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2011 10:46 am    Assunto: Responder com citação

Nicky como sempre suas visitas aos posts no fórum são sempre muito esclarecedoras.
Tenho ja feito aqui em casa uma mistura de 2 partes de torta de mamona para 1 parte de farinha de osso, o que dá aproximadamente 66% de torta de mamona e 33% de farinha de osso, posso ainda assim usar ou devo corrigir.
Outro ponto que acho que você ocupado em me ajudar com a adubação não citou foi a questão das podas dos folhas que nascem no tronco, a brotação ta muito vigorosa, caso queira tiro fotos mais atuais e posto para que você possa me ajudar melhor.
As vezes acho que sou um pouco chato por não dar nenhum passo sem ajuda de todos aqui do forum, mas é que acho que a vida é uma coisa muito valiosa para se perder por pressa ou por "achismo".
Desde já grato.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2011 8:29 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Pedro, use o adubo que vc tem pronto, sem nenhum problema quanto a isso. Em relação as brotações, retire todas as que estão no meio do tronco, próximas do solo, pois não servem para nada, só para atrapalhar o desenvolvimento da planta. Após cortar rente ao tronco, aplique um selador, ou cola branca de madeira, para vedar os cortes. Mantenha todas as brotações superiores.

Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2011 11:24 pm    Assunto: Responder com citação

Vou fazer e posto para vocês.
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 14, 2011 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal estou atualizando a situação da minha acerola.

Grato pelas ajudas.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: