|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qua Jun 01, 2011 2:46 pm Assunto: Mame de Aroeira Pimenteira |
|
|
Olá colegas foristas, boa tarde.
Seguem fotos de um mame de Aroeira Pimenteira adquirido na Bonsai House de Bauru, da coleção do Sr. Luiz.
Todos os créditos da planta são do Sr. Luiz. Apenas comprei e estou cuidando dela!
Aguardo conselhos dos amigos, pois é meu primeiro mame, e preciso de informações sobre cuidados.
Do amigo Ricardo.
Lateral 01
Lateral 02
Lateral 03
Lateral 04
Detalhe
Detalhe
Escala
Aguardo conselhos sobre cuidados, poda, manutenção e tudo mais que os colegas possam me informar. |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qua Jun 01, 2011 9:42 pm Assunto: |
|
|
OOO show sua aroeira ein, e acho que assim está muito boa.
Mas como sempre da pra melhorar, acho que se você desenvolver a copa na altura daquela primeira folha vai ficar muito melhor! |
|
|
 |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Qua Jun 01, 2011 10:06 pm Assunto: |
|
|
Muito massa gosto admiro! Concordo com a ideia de trazer a copa para baixo. |
|
|
 |
Gercino Sátiro

|
Enviada: Qua Jun 01, 2011 11:05 pm Assunto: |
|
|
Ricardo,
Tenho pouca experiência com Bonsai, mas não poderia deixar que parabenizar pela planta... Está show. _________________ Fé na caminhada... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 8:03 am Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, considerando o tamanho reduzido da planta, há duas opções possíveis: uma, cortar o galho maior e com isso estimular o desenvolvimento do menor, que está melhor situado, formando toda a estrutura aera a partir dele, o que irá harmonizar melhor o conjunto. A outra opção é aramar o galho alto, mantendo o menor como galho de fundo, e dar um leve movimento sinuoso, baixando-o em direção à base do tronco, sempre mantendo a ponta um pouco para cima. Com isso, estabiliza o movimento e permite mais harmonia visual.
Pode parecer interessante manter a linha atual, mas ela depõe contra, vez que descaracteriza o formato pequeno pretendido pelo cultivador inicial, conquanto oportunamente irão ainda surgir mais brotações na base do tronco ao invés de nesse galho alto. Com uma aramação e baixando o galho, voltando-o em direção a base do tronco, consegue algo mais promissor, permitindo que brotações venham a surgir nesse galho, permitindo com elas uma boa ramificação lateral, aumentando a massa verde da planta.
Eu cultivo essa espécie há alguns anos, e tenho obtido bons resultados com plantas nesse formato e tamanho. Mas tenho grandes tambem. Um dos fortes atrativos é a intensa floração e a subsequente frutificação, com pequenos frutinhos redondos, em cachos, na cor vermelha. Os frutos há muito são usados por indios para o preparo de um pó, usado como condimento em sua alimentação.
Por isso parabenizo o nobre colega pela excelente aquisição. Não deixe de postar as melhorias implementadas nela. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 8:41 am Assunto: |
|
|
Bem lembrado Nicky, a Aroeira-vermelha é muito apreciada fora do país como tempero.
Aqui não temos quase o costume de apreciar a especiaria, talvez por que muitas pessoas confudam a Aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius) com outra espécie, também chamada de Aroeira-preta ou Aroeira-brava (Lithraea brasiliensis), essa segunda em particular, pode causar sérios casos de alergia, o que já provei na pele e precisando até procurar atendimento médico pelo inchaço que causa na pele (não confundam as plantas).
Mas voltando ao assunto já encontrei a semente como adubo em Free Shops lá na cidade de Rivera - Uruguai, mas aqui no Brasil ainda não. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 11:16 am Assunto: |
|
|
Márcio, obrigado pelo elogio e pela proposta descrita!
Lucas, obrigado dos comentários!
Gercino, fico feliz que tenha gostado! Também sou apenas um iniciante!
Nickyfury, obrigado de todas as explicações! Procederei da seguinte forma:
Farei uma projeção (desenho) dela com o galho superior tracionado mas próximo a base dela, como sugerido como uma das possibilidades pelo colega. Posto o desenho e se acharmos por bem que ficará bom, posteriormente faço o tracionamento! Caso não fique agradável, aguardemos a época correta e retiramos o galho em questão! Gostaria de saber como o senhor procede com seus mames, mais precisamente desta espécie. Me foi recomendado 4 horas de sol no período da manhã, no máximo até as 11 horas da manhã. Também me foi recomendado deixar ela SEMPRE sobre uma "mamadeira" contendo areia grossa, e sempre úmida, pois o vaso é pequeno e pode secar rapidamente o substrato. Também fui recomendado a nunca adubá-la, pois a planta é muito pequena, e idem o vaso, mas não creio ser o correto, ainda mais se tratando de uma planta que floresce e frutifica. Pode me dizer como o colega procede?
Mais uma vez muito obrigado a todos!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 12:05 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, essa nativa é das mais resistentes, por isso mantenho todas as minhas sob o sol, o dia inteiro, com rega apenas ao final da tarde. Lembrando que no DF o sol nessa época do ano é abrasador a partir das 10 horas da manhã, estendendo seu calor até as 17 horas. O ar está começando a ficar cada dia com a umidade mais baixa. Mesmo assim, continuo o cultivo sem mudar nadika.
Em relação à adubação, acrescento TM+FO+Fosway em intervalos regulares de 45 dias de cada vez, depositando o equivalente a duas ou tres tampinhas de garrafa pet cheias, emborcadas na superficie do solo. Antes, claro, eu furo as tampas, para garantir drenagem, oxigenação e entrada da agua da rega diária. Isso para os vasos pequenos, como esse seu. Se quiser, pode comprar recipientes plasticos próprios para acondicionar adubo, vendidos nas lojas virtuais, como O Bonsai e Nipon Bonsai.
Se quiser, pode tambem adubar apenas com osmocote, sendo o mais indicado o de valores 10-10-10, com intervalos variando de tres a seis meses. Só não deixe de adubar, pois sem alimento, qualquer ser vivo, mesmo os vegetais, acabam por fenecer e morrer. Substrato no vaso não alimenta, apenas proporciona um meio umidificado para as raizes capilares manterem a planta estabilizada e saudável, graças a coleta de micronutrientes e umidade. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 5:26 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury!!!
Mais uma vez agradeço o amigo de todos os conselhos e explicações!
Sei que preciso mudar radicalmente então! Mais sol e adubação!
Posto abaixo uma foto já postada acima, e um "desenho" da copa baixada, como um dos conselhos do amigo. Gostaria de saber se "captei o recado"?
"Projeto"
Do amigo Ricardo. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 6:38 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, vc captou bem a idéia. Seu desenho ficou realmente ótimo, parabens. Apesar disso, creio que não seja todavia a solução ideal. Melhor mesmo é manter o galho na posição em que está, aguardando que o novo galho na base cresça e se desenvolva, podando o mais velho então. Lembrando apenas de moldar esse novo galho tão logo seja possível, para evitar que cresça reto e sem atrativo como o outro.
Tente um contrapasso: corte o galho um cm acima da primeira folha, para estimular novas brotações abaixo dela. Aplique uma pasta selante no corte, para evitar perda de seiva, comprometendo o galho. Há sempre uma pequena retração, quando cortamos os galhos nessa espécie, mas fazendo um cm acima da folha, não há o que temer. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 03, 2011 9:49 am Assunto: |
|
|
Nickyfury, sempre me ajudando!
Que bom que deu pra entender o meu desenho.
Posto foto com a marca vermelha onde entendi o que o colega propôs. Está correto? Seria este mesmo o local da poda que o amigo disse? Desculpa perguntar tanto, mas não posso arriscar errar numa planta dessas, tão pouco errar numa poda, haja visto que ela possui poucos galhos.
Se correto, qual seria a melhor época para realizá-lo? Quanto a pasta selante, tenho sim e aplico em todas as podas de minhas plantas.
Segue a imagem.
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 03, 2011 11:59 am Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, o corte é justamente nesse ponto que vc marcou com a linha vermelha, e pode ser feito agora, tão logo termine de ler. rss
Aplique o selante, para evitar perda de seiva, reconduzindo a planta para o sol, tão logo o faça, para favorecer uma melhor recuperação. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jun 03, 2011 6:58 pm Assunto: |
|
|
Show de aula !!!!!!!!!!
Como faço para adquirir uma muda desta espécie.
Aroeira pimenteira......aqui pelas "minhas bandas", não temos.
Gostei da rapidez do Ricardo....
É isso aí...vamos seguir os mais experientes. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 44 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Jun 03, 2011 9:20 pm Assunto: |
|
|
Tá ótimo assim, e se fizer como esta encaminhando tbm ficara linda... esse vasinho ajuda tbm né...abraço! _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 1:18 pm Assunto: |
|
|
Dona Angela, boa tarde!
O amigo Nickyfury nos conta que a planta em questão dá flores e uma frutinha usada como tempero pelos nossos verdadeiros nativos. Sendo assim, feita a intervenção proposta, entrei com adubação. E a colega já deve imaginar para onde irei mandar as sementes quando surgirem, né? Aguarde!
Fabrício, procedi a poda e agora a adubação e sol pleno! Quando surgirem novas brotações, posto fotos para apreciação e comentários dos amigos. Ainda em tempo, o vaso é do mestre ceramista Shugo Izumi.
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|