|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sex Fev 25, 2011 9:41 pm Assunto: Otima materia |
|
|
Nick, excelente esta materia. Precisamos aprender mais tecnicas avançadas nesta nossa arte, e este texto foi maravilhoso.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Fev 27, 2011 4:35 pm Assunto: bonsai |
|
|
Edmilson, agradeço suas palavras nobre amigo. Para mim, são um incentivo para continuar tentando ajudar no aprimoramento e no desenvolvimento dos nossos colegas foristas, em relação ao cultivo e trato com suas plantas, visando a construção da excelencia do nosso bonsai nacional.
Essa técnica é tão prevalente como outras que ilustrei e esmiucei aqui em nosso forum, como a do uso de tela metálica para formação de troncos sinuosos desde a germinação de sementes; como dobrar um tronco grosso, com o uso de solo seco e pano molhado; dentre outras matérias, não só minhas mas de amigos e colegas foristas, imbuidos do mesmo critério e desejo que norteiam minha intenção e objetivo.
Fabiano, sei das dificuldades para "copiar" e "colar", por isso sinta-se à vontade para reduzir, resumir, cortar o que quiser, seja no texto ou nas imagens. O importante, na minha humilde opinião, é o alcance: quanto maior a divulgação, mais pessoas poderão se beneficiar dessa técnica. Esse é o mote. O resto, é só excesso de letrinhas, como costumam dizer a respeito das minhas postagens.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Fev 27, 2011 7:06 pm Assunto: |
|
|
Olá Nicky,
Procurei algumas das matérias que mencionou nesse post, mas ñ localizei, poderia postar os links aqui?
Valeu amigo. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Fev 27, 2011 9:18 pm Assunto: |
|
|
Olá Nick. Interessantíssimo seu tópico e com certeza tentarei um dia.
Tenho uma pergunta pra vc. O que me diz da técnica do arame nas raízes. Vi uma matéria uma vez aqui no fórum para melhoria do nebari com a aramação das raizes da planta e uma nova formação do nebari. Você tem alguma experiência com esta técnica. Te pergunto porque tenho um acer buergerianun que tem um nevari defeituoso e estava pensando em adotar a técnica.
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 27, 2011 10:02 pm Assunto: |
|
|
Macdonald, eu conheço duas técnicas que usam arames nas raízes.
Uma é usar um arame para "estrangular" a base do tronco, acima do nebari original, e cobrir com substrato, assim, com uma certa interrupção do fluxo de seiva, surgem novas raízes acima do antigo nebari.
Outra forma que eu conheço é enrolar as raízes com arame, unindo-as, dessa forma quando a planta crescer essas raízes se fundem formado uma base grossa que depois de formada passa a ser exposta como se fosse a base do tronco. Eu fiz isso com uma piracanta que eu estou deixando engrossar, só que usei um barbante, e posso afirmar que funciona. A base da planta fica mais grossa que o tronco. Após esse procedimento talvez seja necessário refazer o nebari, porque a base do antigo se torna "parte do tronco". O mestre Hidaka faz isso em seus pinheiros negros e, nesse caso, ele não remove o arame, que acaba sendo "engolido" pelas raízes e "desaparece". Na minha piracanta eu retirei o barbante depois que o tronco engrossou um pouco, mas o resultado foi muito bom. No meu caso eu não amarrei as raízes, apenas enrolei e enterrei.
Abraço!
Editado pela última vez por marco_avelar em Dom Fev 27, 2011 10:05 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Fev 27, 2011 10:03 pm Assunto: |
|
|
Amigo Nicky !!!!!
Mais uma vez uma excelente matéria.
Lá no sítio, estamos com várias madeiras cortadas em diversos diâmetros para fazermos esta experiência.
Obrigada e vamos a luta........
Quando fizermos as experiências, vou fotografar.............. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 01, 2011 9:47 am Assunto: bonsai |
|
|
Angela, não deixe de postar o famoso "passo a passo" do trabalho executado por voces aqui no forum, para que outros possam se beneficiar tambem.
Mc, a técnica a qual vc se refere é diferente dessa que expus. Ela cuida de melhorar o nebari, através do uso de aramação nas raizes. Sacando a planta, retiramos com jato de agua todo o substrato grudado nelas, limpando-as de maneira a poder ter uma melhor visualização. Algumas raízes costumam crescer umas sobre as outras, ou por baixo ou enroscadas, de tal forma que o nebari resulta prejudicado.
Com o uso de arames, então, enrolamos as raízes, da mesma forma que fazemos com os galhos, dispondo-as corretamente, isto é, horizontalizando-as. Após, podemos prender as raízes a uma base circular, geralmente feita a partir de uma tabua cortada redonda, onde apoiamos a base do tronco, com as raizes dispostas o mais radialmente possivel, em toda a volta do tronco. Em seguida, enterramos o conjunto por um ano ou dois, até que o formato fique bem estabelecido. Veja algumas imagens e links que ilustram melhor essa técnica:
Como se pode observar na imagem acima, as raizes estão cruzando-se umas por cima de outras. Tal situação requer o uso da técnica de correção que indico. Veja novas imagens:
Após lavar bem as raízes, dispomos sobre uma tabua redonda:
Há casos que a simples amarração das raizes sobre a tabua resolve o problema, dispensando o uso de aramação. Nesse caso, podemos prender as raizes fazendo furos na tabua e amarrando com barbante, que com o passar do tempo, apodrece, sem causar prejuizo, como o faria caso a amarração fosse feita com arame. Vejam o link dessas imagens:
Na primeira situação, um tronco prescindia da necessidade de mais raízes, para formar um nebari adequado. Foi então acrescidas raízes via enxertia, sendo em seguida utilizada a tabua circular para a correção:
http://ibonsaiclub.forumotion.com/t2429-bad-nebari-improvement
Um bom nebari radial poderá ser conseguido com o uso dessa técnica. Mas há outras técnicas de formação de nebari, que podem ser ajustadas ou usadas ao mesmo tempo, para aprimorar e agilizar o trabalho de formação das raízes, de maneira que, ao cabo de alguns anos de cultivo, elas fiquem com a aparencia abaixo:
Por vezes, a enxertia de raizes é um excelente recurso para correção, dispensando o emprego de outras técnicas. Veja o exemplo visual:
No espaço em que uma raíz é necessária, como mostra a imagem acima, é feito um corte até o cerne da madeira, como se vê abaixo:
Fixamos então uma muda nova, que pode ser feita a partir de estacas da própria planta:
Se for o caso, mais de um enxerto é possível, ao mesmo tempo:
Por vezes, é necessário efetuar correções sucessivas, com o emprego dessa técnica de enxertia, que pode ser feita por encostia ou transfixia/travessia:
Esse tipo de correção pode ser feito em qualquer situação. Veja o exemplo abaixo, em que a planta foi estilizada no formato ishitsuki, ou raiz sobre rocha:
Donegá, infelizmente não disponho dessas matérias em arquivo, mas tão logo possível irei reescrevê-las, cuidando de fornecer matéria visual para facilitar o entendimento, ok? aguarde.
Marco Avelar, a técnica de formação que vc sugere implica na amarração das raízes como forma de alongar o tronco. É muito usada realmente pelo mestre Hidaka e sua pupila, Regina Suzuki. Diferentemente das técnicas que expus, a finalidade tambem é outra, como vc mesmo salientou: a formação do tronco, vez que as raízes enroladas com o arame acabam por proporcionar um "pseudo tronco". Além desse aspecto, podemos usar esse recurso tambem para a formação no estilo neagari. Vejam o que consegui ao empregar esse recurso:
Desnecessário dizer que, para esse tipo de trabalho primeiro temos que alongar as raízes. Isso pode ser facilmente conseguido com o uso de plantio em garrafas pet, após cortarmos a parte superior, mantendo o inferior com uma boa quantidade substrato o mais drenante possivel.
Marco Avelar, apenas para ilustrar sua informação, sobre o uso de arame na base do tronco, a situação resultante é a seguinte:
Essa técnica funciona, basicamente, como se fosse um alporque na base do tronco. Após o processo, com a obtenção das raízes capilares necessárias para a formação do novo nebari, corta-se fora o antigo.
Data vênia, peço excusas aos nobres colegas por extender demais o assunto. Mas acredito que, com esses esclarecimentos, ficará mais fácil entender alguma coisa sobre a correta formação do nebari.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 01, 2011 5:16 pm Assunto: |
|
|
Nicky, é muito bom estender o tema nebari, que talvez seja o mais importante e complexo da arte. Esse tópico com certeza será muito bom para difundir técnicas avançadas, que agregam muito valor ao trabalho de quem busca a perfeição em seus trabalhos.
Abraço! |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 1:07 pm Assunto: |
|
|
Muito bom Nicky...
Aqui na serra gaucha há uma nativa que cresce na natureza exatamente como sua 14ª foto. O Nebari fica daquela maneira ao natural.
Vou procurar fotografar e postar para identificação.
Abs e parabéns pela materia. _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 9:06 pm Assunto: |
|
|
Olá !
Nicky, estou fazendo uma pequena biblioteca lá no sitio, só sobre bonsai.
Vou levar alguns livros, minhas apostilas e algum material impresso.
Esta matéria já imprimi e irá para nossa mini biblioteca no sábado próximo.
As matérias que imprimirei serão colocadas em pastas. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 5:51 pm Assunto: |
|
|
Esta já é uma dos meus tópicos preferidos! Muito boa explicação em palavras e imagens!
Uma vez vi uma azaléia com casca de taruaruga, ficava imaginando como teria sido formada. Agora já sei
Obrigado pelos ensinamentos constantes Nick!!! _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Rafael Salviano 1.o PASSO

Registrado: 01/03/11 Idade: 43 Mensagens: 166 Localização: Marília-SP
|
Enviada: Sáb Jun 04, 2011 12:01 pm Assunto: Re: NEBARI, técnica de formação tipo casco de tartaruga |
|
|
nickyfury escreveu: | Em 2002, durante um evento de que participei aqui em Brasília, esteve presente o Bonsaista Vicente Romagnole, da Bonsai Center. Na oportunidade, eu tinha em mãos meu primeiro exemplar da revista japonesa de bonsai, Bonsai Sekai, editada naquele idioma. Mostrava a todos, admirado, o nebari diferenciado num Acer palmatum, que os japoneses chamam de Momiji.
A característica principal desse tipo de nebari é que ele é bem amplo, como se houvera sido confeccionado a partir de uma base bem larga. Diversas fotos mostram vários aceres com aquele tipo de nebari, sendo alguns com múltiplos troncos e outros com apenas um tronco. Curioso sobre o que tanto olhávamos e discutíamos, Vicente se aproximou e esclareceu que aquele tipo de nebari era formado graças a uma técnica avançada japonesa, que faz uso de uma placa de madeira ou cerâmica perfurada, com certa espessura, por onde seriam inseridas mudas jovens, mantendo as raízes na parte inferior da placa.
Após fazer isso, a placa era então enterrada, ficando de fora apenas os caules das mudas, que poderiam ser na quantidade que o cultivador quisesse formar. Com o passar do tempo, aos poucos as raízes das plantas iriam se fundindo, formando então aquela carapaça. Ao ser retirado do substrato, o cultivador eliminava a placa e ficaria com uma planta com aquele tipo de nebari.
Desejoso de tentar obter uma planta com aquela característica singular envidei então esforços no sentido de obter mudas jovens com que trabalhar. Consegui algumas, e usei, inicialmente, uma placa de cerâmica, que adaptei do fundo de um filtro caseiro, que tinha um furo. Fiz outros furos na placa e cortei, deixando-a com aproximadamente 15cmx7cmx2cm, enterrando em seguida o conjunto, usando como recipiente inicial um escorredor perfurado, desses de plástico.
Alguns anos de cultivo bastaram para ver que a placa cerâmica não era o material mais adequado a esse trabalho, vez que a força gerada pelo engrossamento dos caules somada ao crescimento e aumento no calibre das raízes acabara por fragmentar a placa cerâmica, reduzindo-a a pedaços dispersos. Por isso, da vez seguinte, cortei uma prancha de ipê, confeccionando placas de 12cmx6cmx2cm, nas quais fiz cinco furos, sendo dois nas extremidades e um ao centro.
Usando mudas que desenvolvi a partir de estacas, selecionei as que julguei melhores e mais saudáveis, retirando folhas e ramas que cresciam nelas, deixando apenas o caule limpo, que passei pelos furos, cuidando de manter as raízes na parte inferior da placa. Após, fiz o plantio em escorredores, usando um substrato bem drenante: caco cerâmico, pedrisco, terra de cupinzeiro, carvão. Ao fim do primeiro ano de cultivo, os cinco recipientes apresentavam as raízes das plantas começando a sair pelos orifícios no fundo do escorredor, ensejando então que os depositasse sobre bacias plásticas perfuradas, um pouco maiores que os escorredores, contendo além do substrato acima descrito, mais um componente de peso: esterco bovino curtido. Eis, em síntese, a nossa famosa “mamadeira”.
Para ilustrar melhor, abaixo os colegas podem observar um trabalho executado por um cultivador japonês, usando essa técnica. O resultado final apresenta duas opções: numa, o cultivador cuida de formar apenas um nebari radial, adotando o estilo derivativo Kabudachi, onde a partir de uma mesma base de raiz derivam múltiplos troncos, mas que, em essência, trata-se na verdade de apenas um único tronco.
A outra opção, o cultivador cuida de manter as raízes em crescimento e desenvolvimento sob a placa de madeira perfurada, objetivando a fusão das raízes, adotando o estilo derivativo Korabuki, em que há vários troncos partindo de uma base ampla em comum, como se tivessem crescido a partir de uma carapaça de tartaruga.
O que irá definir um ou outro será o cultivador: se antecipar a retirada do material, ficará com a primeira opção. Se mantiver o cultivo por mais algum tempo, obtém-se a segunda posição. No cultivo que desenvolvi, busco alcançar o estilo derivativo Korabuki, ou seja, em formato de casco de tartaruga. Vejamos então as imagens referentes a esse tipo de trabalho:
O primeiro passo é selecionar mudas com ligeira semelhança quanto a grossura do caule. Em seguida, usando uma placa de madeira previamente perfurada, insere-se as mudas:
Em seguida, enterramos o conjunto, podendo ser num recipiente tipo escorredor ou mesmo um vaso com uma altura relativa:
Para facilitar o cultivo, bem como o trato diário necessário, podemos encurtar as mudas:
Após algum tempo de cultivo, percebemos que com a rega diária e mesmo a ocasionada por chuvas, o substrato no interior do recipiente tende a baixar, mostrando então a formação inicial do nebari superior:
Com mais alguns meses, percebemos que o volume de raizes constituintes do nebari superior alcançou um bom volume de raizes capilares:
Ao mesmo tempo que o volume aumenta, engrossam os caules das plantas usadas no trabalho:
]
Mais um pouco e o cultivador, que resolveu adotar a primeira opção, retira o material, analisando detidamente a qualidade superior do nebari formado:
Nesse ponto, podemos perceber bem as duas opções de trabalho que citei acima, quando fica a critério do cultivador eliminar o raizame que cresce na parte inferior da placa de madeira, mantendo apenas o nebari desenvolvido na parte superior:
Esse é o ponto que podemos chamar de "divisor": ou o cultivador mantem o conjunto, enterrando tudo novamente e fazendo uso de outro recipiente maior, para favorecer o engrossamento das raizes inferiores e sua consequente fusão, ou então, corta a parte inferior, cuidando de manter apenas o nebari superior:
O cultivador, nesse caso, optou pela primeira:
A partir desse ponto, irá então estabelecer a formação estrutural aerea da planta, que como frisei no inicio, passa a ser uma planta apenas com multiplos troncos:
A continuidade no cultivo da forma que descrevi porém, permite estabelecer um tipo diferente de nebari, em que ocorre a chamada fusão: com ela, podemos obter então o nebari estilo casco de tartaruga, que pode ser formado apenas para um tronco, ou multiplos, a depender do cultivador:
Nas imagens abaixo, meu primeiro trabalho visando esse tipo de fusão não surtiu efeito, por que usei uma placa ceramica, que com o tempo e a força das raizes, fragmentou-se;
"Escaldado" por essa tentativa malograda, resolvi então adotar o uso de placas de ipê, mais duras:
Reforço no conjunto, o escorredor com o apoio da bacia plastica:
Aos poucos, os caules começam a engrossar, preenchendo bem o espaço inicial dos furos na placa de madeira:
Minhas tentativas para o futuro:
Apesar das informações coletadas prestarem-se à fusão em acer palmatum, preferi adotar a técnica para cultivo de acer tridente (burgerianum), que se adaptou melhor em minha região.
Há certa facilidade em fazermos bonsai, todos sabemos disso. Mas podemos ter mais facilidade ainda quando, aliada à nossa infinita paciência, podermos agregar um pouco de determinadas técnicas de cultivo diferenciadas.
Até onde sei, poucas pessoas detém conhecimento sobre técnicas diversificadas. Claro, há muita informação disponível na net, e podemos, a partir delas, conseguir algo que possamos aproveitar em nossa lide diária. Mas, ao cabo de alguns anos de trabalho, descobrimos outras técnicas que poderiam ter reduzido bastante nossa carga de trabalho, por serem mais adequadas e proporcionarem certa facilidade no manejo e cultivo, que de outra forma, não conseguiriamos obter.
Acredito que divulgar esse tipo de técnica permite a todos nós termos chance de melhorar significativamente o nosso trabalho visando a formação de bonsai com maior e melhor qualidade, de uma maneira mais tranquila e mais rentosa.
Espero, sinceramente, que essa apresentação possa auxiliar a todos aqueles que, como eu, desejem aprender um pouco mais sobre como cultivar um bonsai da maneira correta e com o manejo de técnicas superiores, que, embora simples em sua concepção, permitem aquisição de enorme perícia para aqueles que as dominam.
Algumas das imagens acima, foram copiadas de um artigo escrito pelo bonsaista Harry Harrington, e podem ser visualizadas dentro do contexto do que foi escrito por ele no site australiano:
http://www.bonsaisolutions.com.au/ |
Boa tarde Amigo!
Tire-me uma dúvida por favor: deve-se fazer algum tipo de corte no troco nessa técnica ou só de colocar a placa de madeira e enterrá-la para que se forme esse tipo de raízes?
Quero aplicar a técnica em duas plantas e fiquei com essa dúvida.
As suas experiências resultaram proveitosas?
Obrigado e bom dia! _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jun 04, 2011 12:15 pm Assunto: bonsai |
|
|
Rafael, não entendi sua pergunta. Poderia ser mais especifico por gentileza?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Dom Jun 05, 2011 9:43 am Assunto: |
|
|
Nick, acho que ele quer saber se precisa tirar a casca no local que vai ficar a madeira.
Excelente matéria Fernando, copiei e salvei. Muito obrigado por partilhar, é de muita valia. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Rafael Salviano 1.o PASSO

Registrado: 01/03/11 Idade: 43 Mensagens: 166 Localização: Marília-SP
|
Enviada: Dom Jun 05, 2011 11:19 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Rafael, não entendi sua pergunta. Poderia ser mais especifico por gentileza?  |
Sim, gostaria de saber se devo fazer cortes na altura que devem nascer as novas raízes, assim como em um alporque, ou se colocando a placa de madeira as raízes surgirão naturalmente.
Obrigado _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|