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ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira (Hokidachi)
30.12.2011
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Mcdonald
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MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 1:25 am    Assunto: Jabuticabeira (Hokidachi) Responder com citação

Olá a todos do fórum...
Esta muda adquiri faz aproximadamente um ano.... comprei ela e fiz um falso transplante para um balde, pois não tinha bacia na época... Hoje devido ao frio que está fazendo em sp faz muitos dias.. resolvi transplantar ela e dar uma trabalhada no nebari, visto que no vaso plástico onde ela se encontrava, já não tinha mais espaço para as raízes e o substrato pra variar era terra vermelha...

Aí vão as imagens.
Nesta primeira imagem, eu já havia feito o falso transplante e me esqueçi de tirar a foto. mas a largura é exatamente a mesma.. só aumentou a parte de baixo.

depois da poda aramada e tracionada ficou assim..... Será que eu poderia ter podado mais curto ou ficou bom assim?



Hoje antes da intervenção

As raizes estavam muito entreleçadas.. tive que tomar muito cuidado para não perder muitas...aos pouquinhos fui conseguindo


Arranquei a pivotante que rodeava todas elas...


Na bacia, usei um azulejo para promover o crescimento radial das raízes

E vejam como ficou depois de transplantada. A terra vermelha eu deixei por cima, para evitar que as raízes ficassem expostas enquanto não tem firmeza total, mas foi só superficial mesmo.. Usei um substrato 50% areia grossa, e 50% terra comprada em gardem, sem esterco e sem humus.


Quero que ela desenvolva ainda mais um pouco a grossura do tronco...
Agora é torçer....

Aceito críticas, opiniões e sugestões...
abraço a todos.
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Moreno
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MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 2:26 am    Assunto: Responder com citação

iai Mcdonald,

entao velho acho que fez td certo sim, só lembrando que pra ela desenvolver mais o tronco nao pode podar, tem que deixar a bichinha crescer livremente, quanto mais folhas e galhos melhor...

nao se preocupe com estrutura de galhos que isso é coisa pra daqui uns anos...

e dalhe adubo nela daqui umas semanas, tem gente que nao aduba no inverno mas eu adubo normalmente e nunca tive nenhum problema com isso...


abraço
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Renato Rodrigues Roehrs
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MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 8:48 am    Assunto: Responder com citação

Mc, ela tem um conjunto de galhos primários muito bom!
Acho que vai dar um belo hokidashi!

Acompanhando.
Abração.
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Professor Mauri
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Mcdonald
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MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 11:40 am    Assunto: Responder com citação

Realmente Moreno... essa é a ideia agora.... tanto que coloquei em uma bacia generosa para o tamanho das raízes... O negócio agora é esperar. Muita paciência... quem sabe daqui uns 2 anos ela esteja pronta...
abração

Renato..
Muito obrigado pela postagem..
abraço
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RCasagrande
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MensagemEnviada: Qui Jun 16, 2011 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

ELA ESTA MUITO BONITA MC... Very Happy
MAS VC PODERIA ME EXPLICAR O PORQUE E COMO UTILIZAR E COMO FUNCIONA E SE AJUDA NO MELHORAMENTO DO NEBARI TBM, O 'AZULEJO' Q VC SE REFERIU ACIMA, SE ELA AJUDA MSM NO CRESCIMENTO DE MAIS RAIZES... Question
VALEU GRANDE ABRAÇO.....
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Mcdonald
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MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2011 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

RCasagrande escreveu:
ELA ESTA MUITO BONITA MC... Very Happy
MAS VC PODERIA ME EXPLICAR O PORQUE E COMO UTILIZAR E COMO FUNCIONA E SE AJUDA NO MELHORAMENTO DO NEBARI TBM, O 'AZULEJO' Q VC SE REFERIU ACIMA, SE ELA AJUDA MSM NO CRESCIMENTO DE MAIS RAIZES... Question
VALEU GRANDE ABRAÇO.....


Então velho...

O azulejo é para que a planta não produza raízes para baixo, aumentando a quantidade das raízes laterais e tb seu tamanho. É# só essa função, já que quando ela começa a enraizar, ocupa toda a bacia. Não sobra nenhum espaçinho. A utilização é vc colocar o substrato até o meio da bacia mais ou menos, depois coloca o azulejo e uma fina camada de substrato para as raízes não ficarem em contato direto com o azulejo..... ai cobre normalmente.... e vai que vai... hehehehe
abração
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João Paulo Batista Lyrio
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MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2011 2:51 pm    Assunto: Responder com citação

Mc,
a respeito do azulejo, é uma boa idéia, para melhorar, se puder, passe em alguma marmoraria por aí que eles fazem cortes aredondados em algumas peças e servem muito bem para a dispersão das raízes, e costumam jogar fora essas peças que muito nos servem.
Em locais de instalação de som tbm, costuma se encontrar, mas as peças são de madeira, aí é ruim né.
Grande Abraço.
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MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2011 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

João Paulo Batista Lyrio escreveu:
Mc,
a respeito do azulejo, é uma boa idéia, para melhorar, se puder, passe em alguma marmoraria por aí que eles fazem cortes aredondados em algumas peças e servem muito bem para a dispersão das raízes, e costumam jogar fora essas peças que muito nos servem.
Em locais de instalação de som tbm, costuma se encontrar, mas as peças são de madeira, aí é ruim né.
Grande Abraço.



Noooooooooossa João...

Verdade mesmo... não tinha pensado nisso.. aqui perto mesmo eu vejo o pessoal de uma loja de som jogar fora e nem tinha me passado pela cabeça...
Valeu pela dica....
abraço
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João Paulo Batista Lyrio
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MensagemEnviada: Sáb Jun 18, 2011 8:16 am    Assunto: Responder com citação

Aí, show de bola.
E, inclusive você pode esquematizar uma pesa giratória, é só arrumar uma redonda e uma outra mais larga para ficar como base.
Também, nem precisa ficar receoso em pedir, afinal de repente nem precise, é só catar os cacos que eles jogam fora. rs...
Grande abraço.
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Mcdonald
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MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2011 10:50 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos... agora depois de meses do transplante, a plante está brotando vigorosamente e com bastante saúde. Pretendo fazer um hokidachi shohim e estou pensando em fazer uma poda drástica como na foto. Será que alguém ai pode me dar uma luz?



Será muito bem vinda dicas e sugestões...

Grande abraço
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Filipe Henrique
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MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2011 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

rapaz,
na minha opnião, o objetivo da bacia é justamente engrossar a planta e por isso acho que seria mais recomendavel deixar que ela conclua esse objetivo depois podar. uma poda agora vai atrazar o almento de fluxo de saiva e consequentemente o almento de diametro no tronco - objetivo atual.

eu faria apenas uma aramação ou ancoragem dos galhos abrindo a copa pra facilitar brotações nas bases dos galhos... ela vai ficar meio estranha mas comigo pelomenos costuma funcionar.

bom, é oq penso.


abraços
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Otoniel Santos
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MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2011 8:51 am    Assunto: Responder com citação

Mc estou com o Felipe, se o diametro de sua planta está a contento blz mas se a bacia se faz valer para engrossar o tronco eu não podaria por enquanto esperaria mais um ou dois anos rsrs pois como e de ciencia de todos a jabu é bem tranquila quanto ao desenvolvimento Laughing .
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nickyfury
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MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2011 9:08 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Mc, a idéia de apoiar a base das raízes, para formatar melhor o nebari é excelente, mas o material usado deve ser preferencialmente feito a partir de madeira, que com o passar dos anos apodrece, sem causar danos às raízes. Geralmente pegamos um segmento de madeira cortado de forma circular, com furos, onde amarramos as raizes com cordão de algodão, prendendo-as firmemente e no posicionamento correto, dispersas sempre à volta da base do tronco, para firmar melhor o nebari radial.

Não se usa azulejo ou placa ceramica para isso, pois podem causar danos irreversíveis às raízes, atrasando ou dificultando a formação do nebari. Mas como está feito, deixe então. Melhor ter algo em apoio que não ter nada.

Em relação a sua planta, como está saudável, sugiro uma desfolha total, usando para isso uma tesoura de pontas finas, para que corte no pecíolo, retirando-as todas dessa forma. Com a planta nua, poderá analisar bem a estrutura aerea e cortar o excedente, ou seja, galhos e ramos que estejam "atravessando" uns aos outros, ou crescendo de forma errática. O idela, dependendo de como esteja a estrutura, é reduzir o comprimento de todos os galhos, principalmente os primários, visando criar uma boa divisão, o que irá forçar o surgimento dos galhos secundários e terciários (mais grossos).

Filipe, esperar que uma nativa como a jabu "engrosse" o tronco plantada numa bacia é algo que requer muito mais que simples paciência. Isso por que o engrossamento levará, no mínimo, uns 30 anos ou mais para ocorrer, e assim mesmo será algo insignificante. Essa nativa, como outras de sua família, engrossam melhor e mais rapídamente quando plantadas no chão, lamento dizer. Na bacia, podemos quando muito esperar que ocorra uma boa formação do nebari e da estrutura aerea, que pode ser formatada adequadamente, graças às nossas intervenções nesse sentido, seja através de podas, aramação ou com o aporte regular de adubação e controle de regas.

O unico caso em que pode ocorrer um engrossamento no tronco é quando usamos o recurso de plantar em escorredor e depois, com a saída das raízes pelo fundo do recipiente, depositar o escorredor sobre um substrato bem nutritivo, dentro de uma bacia à guisa da famosa "mamadeira". Hidaka, que foi o precursor desse sistema em nosso país (copiando a idéia dos cultivadores japoneses, aliás), conseguiu engrossar as jabu no curto espaço de tempo de 20 a 25 anos de cultivo!!!

Bem, voltando à jabu do Mc, minha sugestão é a desfolha total, a correção via poda dos galhos, reduzindo seu comprimento. Ao fazer isso, sempre priorizar as primeiras bifurcações dos galhos, de maneira a seguir cortando eliminando sempre o ramo mais grosso a partir da bifurcação, para favorecer a conicidade adequada. Afinal, temos que cuidar da conicidade não só do tronco, mas principalmente nos galhos desde a fase inicial destes, para criar um efeito mais técnico e bonito, esteticamente falando.

Sobre esse tipo de trabalho, o melhor exemplo que gosto sempre de apresentar é o das imagens abaixo:



Repare que os galhos primários tem uma saída, a partir do tronco, com um ligeiro movimento e não necessáriamente retos como o tronco. Isso caracteriza maior naturalidade na construção, retirando o aspecto contrário, isto é, a artificialidade. A busca pela planta natural é o consenso que norteia o bonsai na atualidade e deve sempre ser observado, mesmo no estilo Hokidachi:



O sequenciamento buscado será então a ramificação fina, que é presença obrigatória em espécies como a jabu, o ulmus, a carmona, a serissa, caliandra, dentre outras:



A vantagem do estilo Hokidachi, na minha opinião, é a facilidade de sua construção em razão das variedades possíveis dentro do próprio estilo, em que há diferentes alturas e medidas para o tronco, bem como variadas saídas de suas ramificações primarias, ou seja, os troncos que formam o "arcabouço" da parte aerea, abrindo os galhos primários a partir de forquilhas na parte final do tronco, predispõe certo contraste, facilitando a formação a partir de várias possibilidades de saída. Eis alguns exemplos dessa permissividade:



No exemplo acima temos um formato mais alongado quanto ao apice:



Na imagem abaixo, o tronco é baixo, atarracado, e a estrutura aerea tem uma conformação mais arredondada, com cobertura tradicional. Reparem que os troncos de saída sobem mais verticalmente, abrindo-se as ramificações a partir de diversos pontos ao longo deles, algo bem diferente da primeira imagem:



A vantagem de se trabalhar com espécies como a zelkova, ulmus, jabu é justamente a permissão que temos de proceder a uma desfolha completa, sempre que necessário, para observar e analisar detidamente a saída dos troncos formadores do estilo, de maneira a conduzi-los adequadamente, dentro da variedade mais adequada para a planta. Isso significa que não precisamos modificar a saída, mas apenas adequa-la, construindo-a dentro da linha que a própria planta indica, sem precisar forçar em demasia com o uso de aramação, por exemplo.

É preciso uma analise criteriosa quanto a esse estilo, vez que aprendemos sempre que o estilo Hokidachi tem forma de vassoura e ponto final!, quando na verdade não é bem assim, como podemos ver nas imagens acima. É importante considerar o formato de saída dos troncos e trabalhar de acordo com eles, sempre cuidando de fazê-lo dentro das especificações que a espécie cultivada indica, não fugindo às regras de construção corretas, mas sempre com prevalência para a planta, não forçando-a além do que ela apresenta de condições dentro dessa linha de trabalho.

Mas afinal, o que significa todo esse palavrório? Bem, simplificando, temos que relevar que se a espécie for um ulmus ou uma zelkova, poderemos "criar" os galhos de saída a partir de determinado ponto do tronco, desde o inicio. Cortamos o tronco rente ou em cunha com formato em "V", e aguardamos suas brotações, que irão ocorrer em toda a volta do anel de corte. A partir dessas brotações, escolhemos os galhos mais bem posicionados, em toda a volta do tronco, e formaremos com ele então os troncos de saída do estilo, seja alongando-os seja mantendo-os numa posição mais baixa ou intermédia.

No caso das nativas, como a jabu, não temos como realizar esse tipo de intervenção de formação inicial. Se cortarmos o tronco e aguardarmos novas brotações, elas não virão nem na quantidade necessária, nem tampouco no ponto de corte, sendo que este poderá inclusive secar, ou mesmo toda a planta vir a morrer.

Por isso, se quisermos construir o estilo, teremos que partir dos troncos existentes na saída do tronco principal, e formar, com eles, a base corretamente trabalhada. Veja o exemplo disso na planta mostrada abaixo. Ela foi construída, isto é, teve o tronco cortado e com as novas brotações foi formada a estrutura aerea:



No caso das nativas, as vezes é até mais fácil chegarmos ao ponto correto, apenas orientando os troncos de saída da maneira certa:





Bem, voltando à sua planta Mc, não faça os cortes que voce marcou em linha vermelha. Use os troncos base (originados no ponto de saída do tronco principal) para iniciar neles a formação Hokidachi. Essa variedade parece ser bem vigorosa e o crescimento intenso e bem interessante, o que poderá facilitar a construção correta dentro do estilo Hokidachi. Com a desfolha, se quiser, volte a fotografar, mostrando a planta ao menos por quatro lados distintos, numerados, e poste aqui novamente, para que possamos analisar com maior detalhe e, assim, postar com maior correção as informações sobre como conduzir adequadamente. Os cortes marcados devem ser abandonados, pois irão atrasar ou dificultar a correta formação estrutural, perdendo muito mais tempo na formação. E isso, como deixei bem claro, é algo que temos que evitar nessa espécie.
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MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2011 10:45 am    Assunto: Responder com citação

muitíssimo obrigado Nick...

Nada como pedir ajuda a pessoa certa...

Idéia abandonada...rs...

Vou fotografar e posto aqui depois...

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Filipe Henrique
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MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2011 10:54 am    Assunto: Responder com citação

é, não defendo meu argumento pq não conheço jabus.

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