FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

alporque
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
betokay

MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2011 2:21 pm    Assunto: alporque Responder com citação

Dae galera, blz?! Em frente a minha casa existe um ficus benjamina e resolvi "praticar" a arte da alporquia nele, pois é uma espécie relativamente fácil de enraizar e tbm por não ter dono, pois fica em uma mata... Pois bem, no dia 08 de maio deste ano, retirei +- dois dedos em forma de anel e raspei bem o troco para não correr o risco de cicatrizar e formar uma nova casca no local, apliquei o esfagno ensopado e finalizei com o plástico filme e por último enrolei fita isolante... Durante 1 mês e meio eu apliquei duas vezes tiamina com uma seringa... Segundo informações, 2 meses seria o bastante para crescer raízes, porém o ansioso aqui não esperou esse tempo e como era apenas para fazer um teste rsrs, hj dia 26/06 retirei o plástico e para minha surpresa, apenas pouquíssimas raízes... Mesmo assim apostei no sucesso da empreitada e já cortei e plantei o galho. Já reguei com hormônio e deixei na sombra... Espero que dê certo... Fiquem a vontade para comentar, criticar, xingar etc.... abraço

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Carlos Venancio

MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2011 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

kk eu fiz um e tbm não esperei mais que um mês! mas boa sorte ae!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2011 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Sempre a danada da pressa... Bom agora é torcer pelo sucesso, melhor seria ter deixado mais um pouco. Outra coisa, para um melhor enriazamento em alporque sempre é importante deixar um pouco mais de folhagem. Se ficou demais folhagem na hora de fazer o alporque, uma parte pode ser retirada no momento da retirada e plantio.

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
betokay

MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2011 10:34 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é Élio, nesse caso foi a ansiedade mesmo, visto que foi o meu primeiro alporque! Sobre as folhagens não tinha muita coisa mesmo... restou duas folhas... rs

Carlos, o seu deu certo??
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2011 1:39 pm    Assunto: Responder com citação

Eu teria colocado mais material em volta do tronco para enraizar. A pressa é inimiga da perfeição... Mas pelo visto deu certo, aguardamos a recuperação....
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2011 2:08 pm    Assunto: Responder com citação

Explicação do sucesso parcial do Betokay:

Quando se faz um alporque, as raízes brotarão no local onde o floema (parte interna da casca) foi retirado (local onde se fez o Anel de Malphigi).

Brotam ali porque a seiva elaborada, depois da fotossíntese, desce pelo floema e, não encontrando mais passagem para baixo, acaba induzindo a planta a geral raízes ali.

Porém, se não há folha acima do alporque, não há fotossíntese. Não havendo fotossintese não há seiva elaborada a descer pelo floema, daí o porquê de tão poucas raízes.

As poucas raízes que surgiram foi por conta da energia armazenada no tronco.

Pela mesma razão que, quando fazemos um alporque em espécie que leva muito tempo a enraizar, se não tiver muitas folhas acima do alporque e abaixo do alporque, não só o alporque não vinga como a planta morre.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
betokay

MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2011 5:31 pm    Assunto: Responder com citação

valeu pessoal!!! está lá quietinha... só na sombra e água fresca... vamos aguardar
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: