|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 3:24 pm Assunto: Ligustrum |
|
|
Olá amigos do bonsai
Quero a ajuda de vocês neste ligustrum.
É bastante cedo para trabalhar as plantas, mas levando em consideração a espécie e a quantia de plantas que eu tenho pra trabalhar preciso fazer assim. Vou trabalhando primeiro as que agüentam mais e em seguida as outras pela ordem de dormência. Pois algumas saem antes e outras mais tarde da dormência, sendo o trabalho de poda e transplante finalizado pelas azaléias.
Vou postar as fotos para que me ajudem a escolher a frente e o que pode ser feito com esta planta, fiz a desfolha ontem. Aguardo sugestões e ou projeções.
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.195399980507397.44942.100001121880154
Um abraço
Afonso _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 6:09 pm Assunto: |
|
|
Muito bonita! ela tem 3 troncos.
A primeira foto me parece mais interessante, principalmente pelo nebari.
O que acha de diminuir os dois troncos maiores e fazer uma copa baixa com os 3 troncos, bem densa dando aspecto de robustez? tipo assim:
Mas antes aproveita a parte de cima com um alporque.
Outra sugestão seria (seguindo a primeira foto), eliminar os galhos do tronco da esquerda, utilizar o da direita fazendo uma copa e o do meio como tronco principal. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 6:40 pm Assunto: bonsai |
|
|
Afonso, a idéia do Nikkei é realmente muito boa, pois permite uma construção excelente a partir apenas de algumas reduções. Por outro lado, se vc manteve o tronco maior, que possui um bom movimento inicial a partir da base, creio que pode querer tambem uma planta mais alta. Por isso, sugiro reduzir o tronco, elegendo um novo apice, cortando o excedente de galhos, em todos os pontos de brotação, aramando em seguida para redirecioná-los.
Minha idéia é manter o tronco da esquerda, mas aramar seu apice para formar com ele um pseudo galho, que iria cobrir a ausencia de galho na area adjacente da planta principal. Por outro lado, esse galho tambem pode ser obtido após aramar e baixar o galho imediatamente acima desse ponto. São duas opções, mas acredito que a primeira seja a melhor, pois aproveita o tronco da esquerda, ampliando a base geral da planta o que certamente implica num nebari mais interessante ao final. Veja então as linhas de corte que sugeri:
Os galhos cortados deverão receber arame, para que sejam reposicionados corretamente, em posições mais horizontais, favorecendo uma posição mais adequada ao estilo. Corte sempre reduzindo todos os galhos ao menor tamanho possível, dentro da condição de cada galho, para que as novas brotações, quando vierem possam ser devidamente formatadas, via arame e poda de manutenção. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 7:11 pm Assunto: |
|
|
Afonso, eu faria uma limpeza nessa profusão de ramos.
Tiraria todos os verticais (pra cima e pra baixo), deixando apenas os horizontais.
Tiraria os desnecessários (que quebram a harmonia da planta)
Depois encurtaria os que restaram e os aramaria, reposicionando-os.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 9:33 pm Assunto: |
|
|
Olá.
Terminei agora os trabalhos. Apesar, que isso não dá pra chamar de trabalho e sim lazer.
Muito obrigado pelas orientações Nickyfuri e Elio. Nikkei 100 muito obrigado também, se não ficar bom esse, ainda posso seguir o teu projeto
Seguindo mais ou menos a opinião de vocês sobrou isso. Faltam alguns ajustes, pois numa só vez dificilmente se consegue ver os defeitos que ficaram e principalmente a noite.
Se alguém tiver alguma sugestão, algum galho que não ficou bom, podem me falar.
Olhando agora a foto, faltou aramar o galhinho do ápice, rsrsrs. Mas até que foi bom pois ele esta muito fino ainda e poderia secar.
com escala
 _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 10:43 pm Assunto: |
|
|
Gostei da intervenção, Afonso. A retirada de boa quantidade de galhos clareou a situação e a modelagem da estrutura báscia, a meu ver está ótima. O galhinho do ápice pode até cortar, brotarão outros na base dele ajudando a fechar o ápice por aí mesmo. Eu não deixaria subir muito mais que isso pois dá a sensação de uma planta mais robusta. Se deixar o ápice subir demais, alongará a planta, o que creio, neste caso, não é interessante. Parabéns pelo trabalho realizado.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 8:59 am Assunto: |
|
|
A boa distribuição dos galhos nos 3 troncos dá a sensação que o tronco do meio teve crescimento primeiro e os outros dois tentam buscar a luz solar se desviando deste tronco principal. Os galhos estão muito bem posicionados, excelente trabalho! Parabéns _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 10:03 am Assunto: |
|
|
Afonso......pra mim, vc matou a pau!
Parabéns! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 10:10 am Assunto: |
|
|
Linda intervenção! Parabéns!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 10:22 am Assunto: |
|
|
Bacana!Parabéns, bela planta Afonso! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 25, 2011 11:44 am Assunto: |
|
|
Ola pessoal
E aí Elio Luis, que bom que gostou. Já meti a tesoura naquele galhinho do ápice.
Nikkei 100, Ricardo e Marco, que bom que gostaram. Agora é só esperar que brote bem.
Elio, então era mais ou menos isso que você tinha em mente.
Agora novamente paciência para que a planta faça sua parte.
Muito obrigado a todos
Um abraço
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 25, 2011 6:44 pm Assunto: |
|
|
Bom este ligustrum trabalhei este final de semana. Vou postar as fotos, para que possam opinar e melhorar a planta.
Antes de desfolhar
depois de desfolha
e depois de trabalhada
Um abraço
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Sáb Jun 25, 2011 6:53 pm Assunto: |
|
|
FIKOU BONITO CARA...
ACOMPANHANDO...
GRANDE ABRAÇOS.... |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 27, 2011 11:00 am Assunto: |
|
|
Muito bom trabalho, parabéns!!!!!!
Acompanhando!!!!!! |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Seg Jun 27, 2011 11:30 am Assunto: |
|
|
Show de bola, os dois!
Acompanhando.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|