FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tuia de 22 anos, esta piorando ajudem por favor, urgente!!!
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/04/09
Idade: 46
Mensagens: 334
Localização: Guarulhos-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 10:49 am    Assunto: Responder com citação

Oi gustavomartins vc furou toda a bacia ao redor se nao, vc tem q furar pode usar um ferro de solda e furar ela todinha ao redor como um escorredor de macarrao, outro detalhe vc falo q o sol ai e pleno se stamos falando de sol escaldante acredito q nao e muito bom ela o dia ineiro nele tenho bastante desta espcie as minhas toman o sol, todo da manha ate as 12:00 hs +ou- depois ela pega meio q sombra estao sempre verdinhas quanto ao solo esta correto o fato e quando vc vr q tem agulhas queimadas nos galhos verdes nao corte ela com tesoura vc teria q pinçar as agulhas pode ser com as pontas dos dedos mesmo.

abraço se estiver errado q alguem me corrija por favor.

a obs. aquele amarelo q vejo na foto e pelo escesso de agua mesmo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

Me indicaram não deixar de passar o Lime sufer 10%, disseram que não fará mau algum eu fiz o teste da folha de papel, olhem as fotos o que acham ainda pode ser ácaro mesmo??? garanto que apesar dos pontinhos nada se mexe, mesmo assim é melhor passar o limesufur???


Hoje a noite vou furar as laterais da bacia, obrigado pela dica, achei um local onde bate sol das 8:30 as 12:30 acho que será suficiente né??
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 2:49 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Gustavo,

Se fossem ácaros, vc conseguiria visualizá-los sobre a folha, eles assemelhan-se a aranhas em tamanho bem diminuto. Pelo que tem nos passado, acredito mesmo que seja o solo enxarcado e a falta de sol.

Veja este link sobre ácaros: http://www.agrobyte.com.br/leprose.htm
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 3:19 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Donegá!

Outra coisa, Gustavo, calda sulfocálcica a 10% pode matar a planta.
Use no máximo a 1,5% (15 ml por litro)

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 3:28 pm    Assunto: Responder com citação

Hummm lembrei de uma importante imformação, sempre encontro caramujos bem pequenos e tb algumas pequenas aranhas teieiras, bem pequenas mesmo, isso pode estar prejudicando o bonsai tb??
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 4:06 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo,

Veja se não está fazendo confusão entre aranha e ácaro, pois os ácaros deixam pequenas manchas sobre as plantas principalmente nas axilas que parecem-se c/ teias, olhe a imagem deste link: http://www.fundepecpr.org.br/?pag=acaros_controle

Sobre caramujos, eles comem folhas e raízes, olhe este outro link: http://giselle-curiosidades.blogspot.com/2009/02/como-acabar-com-caramujos.html

Os caramuljos adoram locais úmidos, portanto a terra encharcada é propícia ao seu desenvolvimento, por outro lado os ácaros preferem locais secos, esta época de pouca umidade e propícia a sua propagação, por isso recomenda-se lavar as folhas vez ou outra com um borrifador.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

Era aranha mesmo, a teia ia de um galho a outro, quanto aos caramujos vou fazer uma isca, a bacia ja foi toda furada.
Agora achoq encontrei uma possível causa pra tudo, eu achei que havia acabado com as cochonilhas mas fazendo uma busca verifiquei que ainda tem e o oleo mineral que havia aplicado não acabou com elas.

Agora será que isso é cochonilhas ou outra coisa???? Vejam as fotos e deem opinião.


Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Jun 29, 2011 8:45 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Gustavo,

Sim são cochonilhas, me paracem ser a de carapaça mole que fica mais fácil de eliminar, porém já tentei apenas o uso do óleo sem sucesso, tanto p/ este tipo cm a de carapaça dura que é ainda mais difícil de eliminar, em ambos os casos utilizei óleo mineral, ou óleo brilha folha que é a base de silicone + k"otrine, alguns condenam essa pratica, porém foi a única com eficiência que encontrei e ñ tive nenhum problema com as plantas, tendo aplicado em espécies de plantas diferentes. Utilizo a diluição recomendada pelo fabricante. Mas ñ adianta apenas aplicar o óleo e o defensivo, tem que fazer a limpeza manual e reaplicar após alguns dias, pois acredito que os ovos ñ sejam afetados e precisam ser eliminados após eclodirem, costumo fazer duas aplicações intercaladas por 1 dia, ou seja, dia sim, pulo 1 e reaplico e depois de uma semana faço mais uma aplicação. Aplico até encharcar bem as folhas, galhos e tronco.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 8:20 am    Assunto: Responder com citação

Pq vc diz q a prática de óleo mineral não é recomendada, eu passei óleo mineral a uns 20 dias atrás e de uma semana pra cá que ela piorou o estado como disse anteriormente no outro dia que eu passei o óleo o que era verde ficou mais verde e o que era um pouco amarelo amarelou de vez, o óleo pode ser o causador desse amarelamento maior dos últimos dias? Detalhe o óleo mineral é comprado pronto para uso em bonsais, vou pegar o nome do composto.

Fiz uma puverização com limersulfur a 5%, apliquei em todos os galhos, folhas e tronco, +_ 400ml da solução, já consegui arrumar um local onde ele esta agora tomando sol, entre as 8 e 12 da manhã, quando posso fazer outra aplicação do limersulfur??????? Acredito que ele seja eficiênte para esse tipo de praga tb né?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 8:37 am    Assunto: Responder com citação

Gustavo.... pode usar o óleo mineral com k'otrine como o Donegá disse. Ele me indicou e usei aqui nas minhas plantas. Não tive problema algum. Apenas cobri o substrato com um plástico para que não afetasse suas raízes e deixei a sombra no período da aplicação para que o sol não queimasse suas folhas... Muito bom mesmo....
Abraço
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 9:23 am    Assunto: Responder com citação

Acho melhor usar um produto só, como usei o limesulfur queria continuar com ele, só preciso saber qual a frequência com que devo aplicar, será que ficar no sol pode causar algum problema????? agora que achei um local com sol pra deixar ela, rsrsrs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 10:57 am    Assunto: Responder com citação

Gustavo, temos que diferenciar pragas e os métodos de combate.
O pessoal te passou as orientações. Só vou resumir.

Vamos lá!

1. Aranha ou ácaro se combate com enxofre (1,5%, não 5% nem 10%) senão vc acaba com a planta.
Aplica-se 3 vezes com intervalo de 5 dias.

2. Cochonilha de carapaça (que não é o teu caso) usa-se óleo mineral. 50 ml por litro de água. Compra-se em farmácia. Esse óleo tem o inconveniente de tampar os estomatos das folhas. Como vc disse, pelo brilho do óleo, o que era verde ficou mais verde; o que era amarelo, ficou mais amarelo.

3. Cochonilha lanosa (é a que apareça no teu junípero) combate-se com inseticida. Qualquer tipo de inseticida. Também 3 vezes, com intervalo de 5 dias, por conta de atingir os ovos que eclodirem.

É isso aí, véio.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 11:12 am    Assunto: Responder com citação

Puxa vida então até agora não combati as pragas que tenho certeza que exitem, conchonilhas de lanosas, me indique um inseticida por favor, se for comprar em uma casa agropecuária será muito vago e me passarão informações de quantidade de aplicação para plantações e não bonsai, tem uma casa agropecuária grande aqui na minha cidade já fui la e conversei com o agronomo responsável varias vezes e as proporções que ele sabe são sempre arriscadas em minha opnião.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 9:03 am    Assunto: Responder com citação

Elio atende meu último pedido, rsrsr
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 3:29 pm    Assunto: Responder com citação

Hehehehe...........vamos lá, então!

Eu uso Dimmy DDVP 200 que é diluível.
Uso também o Oberon, só que esse acho que não vendem sem receituário.
Uso também o Confidor mas só que é sistêmico, só uso se houver cochonilhas de raiz
Tem o Malathion que tem um cheiro horrível e está caindo em desuso.
Tem o Malatol, pronto em Spray, que não conheço mas dizem que é bom.

Bom é isso aí. Não precisa dizer que tem que usar protetores ao fazer a aplicação.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil