FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ilex aguifolium
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
swoosh



Registrado: 28/11/04
Mensagens: 1
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Dom Nov 28, 2004 5:44 am    Assunto: Ilex aguifolium Responder com citação

Desde já apresento-me às pessoas deste forum, uma vez que, esta é a minha primeira mensagem. Hugo de 22 anos de idade, Portugal. Sou um principiante total! Minha experiência com bonsai é de 1 mês! Wink


Ontem fui a um horto e não resisti em trazer para casa este pré-bonsai. Fiquei apaixonado pelas raízes. Aí vão as fotas:







(peço desculpa pela qualidade mas estou sem a máquina digital, teve de ser de telemóvel)

Agora como principiante que sou surgem muitas dúvidas... E venho-vos pedir opiniões e sugestões! A altura da minha Ilex é de cerca de 30 cm... esqueci-me de pôr qq coisa ao lado para compararem. Gostava que me dessem ideias do estilo a adoptar e do que se lembrarem mais!

Obrigado.

Já encontrei isto sobre esta espécie (vulgo azevinho): http://www.bonsai-bci.com/species/holly.html
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Dez 16, 2004 10:50 pm    Assunto: Ilex Responder com citação

Swoosh, penso que você poderia diminui um pouco o galho que sai para a direita. Deixe nele somente duas ou três folhas. Isto proporcionará a possibilidade de desenvolvimento dos outros três à esquerda. Poderia depois de certo tempo escolher qual seria o ápice de sua árvore. Quanto a espécie, posso estar enganado mas conheço por Ilex serrata. Não sei se existe alguma sinonimia botânica para espécie. Precisamos pesquisar.
Depois que sua árvore novamente começar a desenvolver-se, você poderia mostrá-la para que outros amigos opinassem caso alguém não faça agora.
Espero que a opinião sirva embora demorada.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sex Dez 17, 2004 2:05 pm    Assunto: Responder com citação

Olá "Swoosh",

Antes de tudo: seja bem vindo ao fórum!!

É uma bela espécie essa sua planta, PARABÉNS!

A planta tem uma folhagem que dispensa comentários, as raízes estão bem desenvolvidas e isto já é meio caminho andado, tratando-se de bonsai.

Como sabes, bonsai = paciência e, neste caso, você irá necessitar bastante.

As dicas do Mário são muito valiosas e apenas acrescentaria o seguinte: após reduzir o galho à direita, faria uma pequena curvatura, puxando-o para baixo; o mesmo com o primeiro galho à esquerda: reduzindo-o e puxando-o para baixo. Isto estimularia o crescimento do galho central a formar um ápice.

Ao que parece, o vaso está muito estreito e fundo. Creio que um escorredor de macarrão, com um substrato bem drenado, ajudará a sua planta a crescer mais rapidamente. Aproveite para dar uma boa "penteada" nas raízes, colocando-as da forma mais radial possível. Antes porém, certifique-se se a estação aí em Portugal é adequada para esse procedimento.

- Antonio Castro !!???

- Valter!!????

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
sergiofilipi
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 135
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Dez 17, 2004 5:40 pm    Assunto: Responder com citação

Oi swoosh, só estou respondendo para lhe dar as boas vindas ao fórum,
quanto a sua planta, por ser a primeira está otimo, é só seguir as orientações dos Mestres e ter muita paciência.


SFILIPI
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cissa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/12/04
Mensagens: 172
Localização: Carapicuiba/SP

MensagemEnviada: Sex Dez 17, 2004 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Hugo,

seja bem vindo!!!!
Como o Mario disse, eu também diminuiria o galho à direita. E juntamente com isso faria uma pinçagem (tirar os brotos novos que nascem nas pontas dos galhos), para estimular o brotamento de galhos laterais e assim encher um pouco a copa.

Abração
Cecilia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil