FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

TRABALHO EM UM FICUS RETUSA
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 9:46 pm    Assunto: TRABALHO EM UM FICUS RETUSA Responder com citação

Foto tirada em 2006 e eu já estava todo orgulhoso com o desenvolvimento dela onde já estava com 06 anos de cultivo.


Uploaded with ImageShack.us
Em 2007, já em uma bacia maior, com um substrato melhor e seguindo algumas dicas de fóruns, eu uni as raízes aéreas ao tronco principal para aumentar o diâmetro e dar uma textura melhor passando assim uma imagem de árvore mais velha.


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
No final de 2007 eu resolvi aramar para dar um formato estético melhor de árvore realmente, comecei retirando os tirantes que prendiam as raízes para ver se já haviam soldado ao tronco e depois fiz uma desfolha total.


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
Aqui após a aramação e algumas trações, vejam minha cara de satisfação com minha planta mais antiga de trabalho.


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
Em meados de 2008 fiz uma nova desfolha e seguindo dicas de fóruns eu arrumei novamente a aramação para baixar e compactar a copa.


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
Recuperando a folhagem com seu novo formato.


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
Início de 2009, totalmente refeita da defolha e o resultado estava me agradando.


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
No início de 2009, buscando adquirir mais conhecimento técnico, eu comecei a fazer aulas via web cam com Rock Júnior do Terra Bonsai, devo confessar que me surpreendi com a visão que ele me passava da arte. Depois de algum tempo eu e um grupo de amigos resolvemos organizar um evento de bonsai em Salvador, mas seria um evento com o intuito de divulgação e aprendizado da arte, onde teriam aulas teóricas e práticas, nasceu então o 1º ENCONTRO BAHIA BONSAI, realizado em agosto de 2009 com a participação de Pedro Torquato do Ceará, Sergivaldo Costa da Paraíba e Rock Júnior de Minas Gerais, sendo que o Rock escolheu este ficus para sua demonstração.
A chegada ao salão de demonstrações nas mãos do amigo Ricardo Jones.


Uploaded with ImageShack.us
Início da demonstração do Rock Jr, vejam que estava bastante “cabeluda”.


Uploaded with ImageShack.us
Na seqüência, durante um debate com os participantes, foram escolhidas as possibilidades de frente seguindo as opiniões dos presentes.


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
Após discutir cada uma das frentes escolhidas pelo público e explicar(justificar) o pq nenhuma delas seria a que mais aproveitaria o potencial da árvore, começaram os cortes de limpeza e formação de estrutura para a frente que ele (Rock) escolheu.


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
Poda finalizada e Rock mostrando a frente pretendida e sinalizada com um “ * “.


Uploaded with ImageShack.us

Após a demonstração assim ficou o meu ficus retusa, ou seja, aproveitando uma estrutura da base iniciou-se uma nova formação de copa, visando uma compactação da estrutura como um todo e buscando uma melhor proporcionalidade.


Uploaded with ImageShack.us
Aqui Rock fez uma projeção de como poderia ficar a árvore.


Uploaded with ImageShack.us
Obra finalizada, Eu, Rock e trabalho concluído


Uploaded with ImageShack.us
Em outubro deste mesmo ano ( 2009 ) viajei para Nova Lima / MG para fazer um curso de uma semana no Viveiro Terra Bonsai com o professor Rock Júnior, onde tive parâmetro sobre o meu atual nível de conhecimento.
Nesta semana, amadurecemos a idéia de fazer em Salvador um capítulo da Escola Europeia de Bonsai Brasil (EEBB). Seria um curso com duração de 04 anos nos moldes da Escola do Mestre Salvatore Liporace (responsável pela Escola Européia).
Assim, em março de 2010 iniciou-se o capítulo CHOWA da EEBB na Bahia, tive portanto a oportunidade de dar sequência ao trabalho iniciado pelo Prof. Rock Jr.

Final de 2010 durante uma das aulas da EEBB-Bahia, lembrando que durante todo o ano de 2010 foram feitas seleções de galhos e podas constantes. Vejam que nestas primeiras fotos a árvore respondeu muito bem ao novo substrato composto de cacos de telha e pedrisco que aumentou a aeração auxiliando no desenvolvimento radicular, além de uma adubação variada e regular.


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
Nova poda de seleção, e vejam que a estrutura já começa a aparecer, é muito gratificante quando vemos o resultado de um trabalho bem orientado.


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
Assim, em março de 2010,para finalizar a estruturação, foi colocado em um vaso retangular, porém ainda não é o vaso defitivo.


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
Junho de 2011, foi retirada a raiz que estava criando uma conicidade invertida. Percebam que já está começando a recuperar a copa e as folhas já se encontram bem reduzidas.


Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Espero que esta matéria tenha conseguido ilustrar a importância de se conhecer as técnicas corretas, uma das melhores maneiras de se aprender realmente é fazendo uma escola, como se faz um curso de artes como pintura, escultura ou algo do gênero. Esta planta tem servido para mim como parâmetro de evolução na Arte e sei que o caminho ainda é muito longo, mas ao menos já tenho certeza que estou no caminho certo.
Abraços a todos.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/07/04
Mensagens: 256
Localização: Goiania- GO

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 10:13 pm    Assunto: Responder com citação

Caramba!!!A evolução dessa planta é demais!

Glauco, vc tem muita coragem....
Confesso que se fosse minha,eu não faria uma poda tão radical como a demonstrada durante a palestra,mas o resultado final ficou muito bom.
E o melhor é que vc ganhou experiencia durante todo esse tempo...

Parabéns!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
alexmikol
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/09/07
Idade: 52
Mensagens: 140
Localização: Santa Maria - RS

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Glauco, parabéns, bacana o teu post! Conversando semana passada com um amigo bonsaista bem mais experiente falávamos a respeito da importância de realizar um curso. Eu até hoje, por vários motivos, ainda não pude realizar, pretendo. Tudo o que sei sobre bonsai (diga-se de passagem que é quase nada) aprendi com alguns amigos, pesquisando na internet e vendo aqui no fórum. Não ficaste surpreso com o caminho novo que foi dado a planta ( poda radical)? Abraço e boa sorte!
_________________
Alexander
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Roberto Fávaro
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/01/11
Idade: 38
Mensagens: 153
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 10:36 pm    Assunto: Responder com citação

É para ter orgulho mesmo, Glauco. Parabéns pelo trabalho executado! Very Happy

Abraços.
_________________
ROBERTO FÁVARO

"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2011 8:11 pm    Assunto: Responder com citação

Mateus escreveu:
Caramba!!!A evolução dessa planta é demais!

Glauco, vc tem muita coragem....
Confesso que se fosse minha,eu não faria uma poda tão radical como a demonstrada durante a palestra,mas o resultado final ficou muito bom.
E o melhor é que vc ganhou experiencia durante todo esse tempo...

Parabéns!!!


Fala Mateus,

Se eu não confiasse no potencial do demonstrador talvez realmente eu não deixasse, mas como era Rock eu não me preocupei, na realidade tentei enxergar o que estava sendo projetado, e depois que ele fez o desenho foi só dar a manutenção (com a orientação dele) e ir aprendendo com a evolução da árvore.

Abraços e obrigado.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2011 8:19 pm    Assunto: Responder com citação

alexmikol escreveu:
Glauco, parabéns, bacana o teu post! Conversando semana passada com um amigo bonsaista bem mais experiente falávamos a respeito da importância de realizar um curso. Eu até hoje, por vários motivos, ainda não pude realizar, pretendo. Tudo o que sei sobre bonsai (diga-se de passagem que é quase nada) aprendi com alguns amigos, pesquisando na internet e vendo aqui no fórum. Não ficaste surpreso com o caminho novo que foi dado a planta ( poda radical)? Abraço e boa sorte!


Oi Alex,

Obrigado pelo comentário, minha intenção foi realmente demonstrar o quanto uma planta pode evoluir para árvore desde que seja utilizada a técnica correta.
Realmente uma das melhores maneiras de se aprender uma arte é tendo alguém capacitado para orientá-lo (professor, mestre...), e existem dois fatores primordiais para a evolução do aluno, a 1º é ter a informação/orientação de boa qualidade técnica e a outra é a seriedade com que o aluno se dedica ao aprendizado, estes dois fatores com ceretza fazem a diferença.

Abraços.

Ps. Não posso negar a minha surprêsa em relação a evolução rápida desta árvore, principalmente que praticamente não foi usada aramação nesta nova etapa.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2011 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

Roberto Fávaro escreveu:
É para ter orgulho mesmo, Glauco. Parabéns pelo trabalho executado! Very Happy

Abraços.


Valeu Roberto, obrigado pelo comentário, acredito que em mais 02 anos esla estará finalizada.

Abraços.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/07/04
Mensagens: 256
Localização: Goiania- GO

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2011 8:45 pm    Assunto: Responder com citação

Glauco escreveu:
Citação:
Se eu não confiasse no potencial do demonstrador talvez realmente eu não deixasse, mas como era Rock eu não me preocupei, na realidade tentei enxergar o que estava sendo projetado, e depois que ele fez o desenho foi só dar a manutenção (com a orientação dele) e ir aprendendo com a evolução da árvore.


Realmente... se a planta estiver nas mãos de um profissional, vc pode confiar pq ele sabe o q está fazendo...

No seu caso, o Rock e vc fizeram um ótimo trabalho. Wink

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Máikal



Registrado: 30/01/11
Mensagens: 40
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2011 2:07 pm    Assunto: Lindo retusa Responder com citação

Grande Glauco!
Lindo esse retusa, e a evolução é impressionante, me lembro que você tem outro retusas bem legais. Sumir por um tempo pois torci o tornozelo e passei um tempo de molho mas logo devo te ligar para continuar o aprendizado.
Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 15/03/07
Mensagens: 936
Localização: brasilia df

MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2011 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

glauco parabens pela sua postagem , muito boa a evolução do ficus realmente ainda tem algumas coisas pra finalizar nessa planta , mas a visao do rock jr teve pra essa planta foi muito boa .
e com isso vc só tem ganhado em qualidade e aprendizado com esse bonsai.
e isso ai amigo como se diz VIVENDO E APRENDENDO ...
_________________
Se creres verás a glória de Deus.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2011 12:09 am    Assunto: Re: Lindo retusa Responder com citação

Máikal escreveu:
Grande Glauco!
Lindo esse retusa, e a evolução é impressionante, me lembro que você tem outro retusas bem legais. Sumir por um tempo pois torci o tornozelo e passei um tempo de molho mas logo devo te ligar para continuar o aprendizado.
Abraço.


Fala Maikal, como está irmão ?

Aquele retusa que trabalhei com vc já está recuperado e ainda esta semana estarei aparando algumas "arestas", e os outros dois retusas (irmãos deste aí em cima) já estão em vasos bem rasos, a partir de agora começo a montar a copa.

Abraços.

Ps. Bem que achei estranho seu sumiço, de qualquer forma apareça quando quiser.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2011 12:15 am    Assunto: Responder com citação

flavio bonsai escreveu:
glauco parabens pela sua postagem , muito boa a evolução do ficus realmente ainda tem algumas coisas pra finalizar nessa planta , mas a visao do rock jr teve pra essa planta foi muito boa .
e com isso vc só tem ganhado em qualidade e aprendizado com esse bonsai.
e isso ai amigo como se diz VIVENDO E APRENDENDO ...


Obrigado Flávio,

Este retusa provavelmente estará realmente finalizado dentro de 02 anos, e com certeza está sendo muito gratificante acompanhar sua evolução, estou buscando evoluir junto com a árvore. Quanto a visão de projeção do Rock creio que seja os muitos anos de prática e trabalho voltado para o técnico, a meta com certeza é chegar a este nível.
Abraços.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/04/09
Idade: 48
Mensagens: 1056
Localização: BELÉM-PA

MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2011 12:19 pm    Assunto: É Responder com citação

ESSA ARTE É IMPRESSIONANTE,,,SUA PLANTA ESTÁ MUITO LINDA.
_________________
O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2011 12:56 pm    Assunto: Responder com citação

muito bom...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2011 1:42 am    Assunto: Re: É Responder com citação

ROGÉRIO DIAS escreveu:
ESSA ARTE É IMPRESSIONANTE,,,SUA PLANTA ESTÁ MUITO LINDA.


Rogério,

Concordo com vc, a Arte Bonsai é impressionante e fascinante.

Obrigado pelo comentário.

Abraços.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil