FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

desfolha de jabuticaba ajuda.
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2011 8:12 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, hoje eu transplantei a muda da jabuticaba. Coloquei num vaso com o substrato que disse, o vaso não é um no estilo dos de bonsai, é um vaso normal para planta, entre 20 e 25 cm de altura e 15 a 20 cm de diâmetro, coloquei nesse vaso porque acho que auxilia a planta a progredir as suas raízes capilares.
Utilizei um fertilizante para raízes, da west garden (figura abaixo).

Quando a retirei do vaso, quase não tinha torrão com ela, mas muito pouco mesmo, creio que minha mãe tenha tirado todo o torrão anterior dela. As raízes capilares estavam com um tamanho razoável, mas em direção às laterias, mas deve ser proveniente do vaso em que estava. Hoje é um dia bastante chuvoso aqui, achei bom por conta da umidade e nem demorei mais de 3 minutos para replantá-la. Espero que ela fique bem... logo mais colocarei fotos.

Elio, vi aqui o tópico que você colocou no fórum sobre adubos... deu para ter uma noção melhor da coisa. Então a melhor, como tudo na vida, é a orgânica. Aqui em casa eu tenho torta de mamona e farinha de osso, vou fazer aquele adubo que você falou para que no próximo mês eu possa utilizar nas plantas que tenho aqui. Já vi alguns tópicos mostrando uns potes de iogurte furados com ferro de solda e aplicados ao substrato, creio que seja isso que você se refira naquele tópico sobre adubos né? Agora eu estou com 1 kg de NPK 10-10-10 granulado, não teria como aproveitá-lo de alguma maneira? Razz

Obrigado a vocês e vamos rezar para que ela fique boa! Very Happy

Editado pela última vez por AguiaR em Sáb Jul 16, 2011 10:04 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2011 8:19 pm    Assunto: Responder com citação

prumodeq, agora já fiz o processo como disse no post anterior... o.O

realmente, pode ser tanto a quantidade de rega ou a quantidade de sol após a poda das raízes... assim que ela podou as raízes da planta, ela colocou na varanda da casa que pega sol a manhã inteira.

Agora fiquei com medo de ter matado ela com a troca do substrato. Pelo o que eu descrevi acima, será que a planta irá sofrer tanto? já que ela se encontra em um ambiente "adequado"?
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2011 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

Aguiar, se vc leu meu post acima deve ter visto que coloquei que não se aduba antes de 60 a 90 dias do transplante.

Além do mais, 2 transplantes, um seguido do outro, sendo o primeiro com poda de raízes.......................vc está estressando demais a planta.

Vai acabar matando-a!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2011 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Aguiar, se vc leu meu post acima deve ter visto que coloquei que não se aduba antes de 60 a 90 dias do transplante.

Além do mais, 2 transplantes, um seguido do outro, sendo o primeiro com poda de raízes.......................vc está estressando demais a planta.

Vai acabar matando-a!

abraço

Eu vi o post depois de feito. :\

Mas até então, não tinha imaginado que se daria da mesma forma com raízes, pensei que o tópico não se direcionava para este detalhe, melhor dizendo, se direcionava para uma planta que estivesse saudável e não dessa maneira!

Enfim, vou esperar agora. O substrato está bem drenante, quem sabe se a raíz não permitiu passar boa parte do fertilizante? (ingenuidade forçada xD)! Mesmo assim, obrigado ae por tudo!

Caso ela sobreviva eu postarei aqui os resultados!
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 17, 2011 11:47 am    Assunto: Responder com citação

estamos torcendo.............rsrsrsrs!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para: