 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
AguiaR 2.o PASSO


Registrado: 14/07/11 Mensagens: 390 Localização: PAULISTA-PE
|
Enviada: Sáb Jul 16, 2011 8:12 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, hoje eu transplantei a muda da jabuticaba. Coloquei num vaso com o substrato que disse, o vaso não é um no estilo dos de bonsai, é um vaso normal para planta, entre 20 e 25 cm de altura e 15 a 20 cm de diâmetro, coloquei nesse vaso porque acho que auxilia a planta a progredir as suas raízes capilares.
Utilizei um fertilizante para raízes, da west garden (figura abaixo).
Quando a retirei do vaso, quase não tinha torrão com ela, mas muito pouco mesmo, creio que minha mãe tenha tirado todo o torrão anterior dela. As raízes capilares estavam com um tamanho razoável, mas em direção às laterias, mas deve ser proveniente do vaso em que estava. Hoje é um dia bastante chuvoso aqui, achei bom por conta da umidade e nem demorei mais de 3 minutos para replantá-la. Espero que ela fique bem... logo mais colocarei fotos.
Elio, vi aqui o tópico que você colocou no fórum sobre adubos... deu para ter uma noção melhor da coisa. Então a melhor, como tudo na vida, é a orgânica. Aqui em casa eu tenho torta de mamona e farinha de osso, vou fazer aquele adubo que você falou para que no próximo mês eu possa utilizar nas plantas que tenho aqui. Já vi alguns tópicos mostrando uns potes de iogurte furados com ferro de solda e aplicados ao substrato, creio que seja isso que você se refira naquele tópico sobre adubos né? Agora eu estou com 1 kg de NPK 10-10-10 granulado, não teria como aproveitá-lo de alguma maneira?
Obrigado a vocês e vamos rezar para que ela fique boa! 
Editado pela última vez por AguiaR em Sáb Jul 16, 2011 10:04 pm; num total de 1 vez |
|
Voltar ao topo |
|
 |
AguiaR 2.o PASSO


Registrado: 14/07/11 Mensagens: 390 Localização: PAULISTA-PE
|
Enviada: Sáb Jul 16, 2011 8:19 pm Assunto: |
|
|
prumodeq, agora já fiz o processo como disse no post anterior... o.O
realmente, pode ser tanto a quantidade de rega ou a quantidade de sol após a poda das raízes... assim que ela podou as raízes da planta, ela colocou na varanda da casa que pega sol a manhã inteira.
Agora fiquei com medo de ter matado ela com a troca do substrato. Pelo o que eu descrevi acima, será que a planta irá sofrer tanto? já que ela se encontra em um ambiente "adequado"? |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Jul 16, 2011 10:22 pm Assunto: |
|
|
Aguiar, se vc leu meu post acima deve ter visto que coloquei que não se aduba antes de 60 a 90 dias do transplante.
Além do mais, 2 transplantes, um seguido do outro, sendo o primeiro com poda de raízes.......................vc está estressando demais a planta.
Vai acabar matando-a!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
AguiaR 2.o PASSO


Registrado: 14/07/11 Mensagens: 390 Localização: PAULISTA-PE
|
Enviada: Sáb Jul 16, 2011 10:38 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Aguiar, se vc leu meu post acima deve ter visto que coloquei que não se aduba antes de 60 a 90 dias do transplante.
Além do mais, 2 transplantes, um seguido do outro, sendo o primeiro com poda de raízes.......................vc está estressando demais a planta.
Vai acabar matando-a!
abraço |
Eu vi o post depois de feito. :\
Mas até então, não tinha imaginado que se daria da mesma forma com raízes, pensei que o tópico não se direcionava para este detalhe, melhor dizendo, se direcionava para uma planta que estivesse saudável e não dessa maneira!
Enfim, vou esperar agora. O substrato está bem drenante, quem sabe se a raíz não permitiu passar boa parte do fertilizante? (ingenuidade forçada xD)! Mesmo assim, obrigado ae por tudo!
Caso ela sobreviva eu postarei aqui os resultados! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Jul 17, 2011 11:47 am Assunto: |
|
|
estamos torcendo.............rsrsrsrs! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|