|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SableShade
Registrado: 16/06/11 Mensagens: 16 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Jul 13, 2011 7:53 am Assunto: Possível "Doença" de Leucena |
|
|
No ano passado, entre Setembro ou Outubro, eu adquiri algumas sementes de Leucena (Não sei bem qual dos tipos de Leucena porque lembro que existem a Havaiano, Argentino, etc...). Após a germinação de alguns dos mesmos, escolhi apenas uma, a mais saudável.
O problema que esta assolando minha planta é algo que acho que nunca vi aqui no fórum. A minha planta tem apresentado estranhamente folhas com defeitos como de estar curvas, com pintas marrons claros e algumas chegam a cair antes de atingirem o tamanho correto.
Gostaria de saber que alguém aqui no Fórum Atelier do Bonsai tem observado em suas plantas de Leucena alguma "doença" semelhante, e se alguém poderia me ajudar a identificar a causa da mesma.
(Obs: Minha câmara fotográfica não é das melhores então a escala de detalhes é ruim e não sei se é possível tirar uma foto que possui os pequenos detalhes)
Obrigado pela atenção ^-^ _________________ "Nunca tenha piedade de si mesmo, porque sempre que preocupamos demais com nos mesmos, acabamos esquecendo o que temos de precioso em nosso coração, os amigos." |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jul 18, 2011 5:32 pm Assunto: |
|
|
Pode ser deficiência nutricional, troque o substrato e observe se o problema persiste...
Sem fotos é complicado dar uma orientação mais específica... no escuro é mais difícil acertar o alvo... |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Jul 18, 2011 8:42 pm Assunto: |
|
|
Além da deficiência nutricional, fique atento a insolação! A leucena é uma planta que gosta de sol.
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
SableShade
Registrado: 16/06/11 Mensagens: 16 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Jul 19, 2011 11:04 am Assunto: |
|
|
Eu acho que esses devem ser os verdadeiros problemas, porque eu moro em uma casa pequena (Talvez a menor casa de BH:/) e a varanda, apesar de ser grande, possui pequeno espaço para o cultivo de muitas plantas. Tem sido uma batalha diária para continuar minha paixão por plantas -_-;;;
De qualquer modo, vou seguir os conselhos que vocês dois me deram, acho que o substrato e o sol sejam mesmo o problema. Vou ver também se eu posto alguns fotos na seção de iniciantes. Muito obrigado, EZEQUIEL JUNIOR e Pedro Catarin pela a ajuda. ^-^ _________________ "Nunca tenha piedade de si mesmo, porque sempre que preocupamos demais com nos mesmos, acabamos esquecendo o que temos de precioso em nosso coração, os amigos." |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Jul 19, 2011 9:11 pm Assunto: |
|
|
Uma boa "manha" para saber se a leucena está ou não recebendo sua quantia diária de sol necessária, é ver se o pecíolo (cabinho que liga as folhas ao caule da planta) está vermelho!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|